15/08/2010

* 2010 - NOVA RUSSIA - ECOMUSEU

Estivemos visitando a beleza natural de Blumenau, mais precisamente a região da Nova Russia. O dia contribuiu para o passeio, pois estava sem nuvens, sol brilhante, podiamos ver com clareza, o ponto mais alto de Blumenau, o morro Spitzkopf com 936 metros de altitude. A primeira visita ao cume do morro aconteceu em 1892 por imigrantes alemães que tinham por intuito caçar bugres (índios) e delimitar terras. Possuimos a maior área de Mata Atlântica contínua do Vale do Itajaí, a quinta maior do estado, além de possuir a maior bacia hídrica do município.
ESCOLA NA NOVA RUSSIA
NOVA RÚSSIA

A Nova Rússia é uma região com ricas características históricas, geográficas e econômicas, localizada no Vale do Ribeirão Garcia, no bairro Progresso, ao sul de Blumenau, no entorno do Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Garcia, hoje Parque Nacional da Serra do Itajaí, com 88 km² de área total, ou seja, 16% da área total do município. Com a descoberta de minérios (prata, ouro e chumbo) a região sofreu uma intensa exploração de multinacionais norte-americanas, espanholas e argentinas ligadas aos setores madeireiros e de mineração.  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Visitamos no dia 14 de agosto a senhora Valda Fagundes em seu ecomuseu, em retribuição de sua visita em nossa residência, após horas conversando sobre diversos assuntos referente a conservação da história e valorização para as futuras gerações, foi nos mostrado documentos e objetos que está sendo catalogados
Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, inaugurado em 03 de março de 2007, fica localizado na Rua Mina da Prata s/n. Garcia. Zona Rural. 89011-000 - Blumenau. TEL.: (47) 3322-3099. Sua Especialidade como  Ecomuseu : possui acervo de objetos e utensílios utilizados no trabalho e no cotidiano do homem do campo. Compõem a proposta de preservação da RPPN as atividades educacionais e culturais para a região.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails