11/10/2010

* 2010 - GRUPO DE INTEGRAÇÃO DE OUTUBRO

No dia 04 de outubro o Grupo de Integração da ABLUDEF, tiveram um encontro diferente dos que já estavam acostumados. A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba,  convidou um grupinho de crianças do C.I.E - Centro de Integração Educacional da Rua Araranguá para festejar o dia da criança junto com o grupo de integração.  Foram convidados 12 crianças na faixa de idade de 04 a 05 anos, chegaram educadamente comprimentaram o grupo e foram todos sentando como se já se conheciam. As professoras do grupinho trouxeram elas para conhecer a entidade e se integrar ao grupo, pois todos os associados são pessoas com deficiencia físicas.

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF deu as boas vindas a todos e pediu que assistissem  o teatrinho que a Escola Municipal de trânsito trouxe até eles, por intermédios dos dois guardas Deivin e Correia. O teatrinho dos bonecos de fantoches encenou várias situações em que a criança vivência no trânsito como passageira nos carros da família. Pais (mães) atendendo celular ou mesmo fumando ao volante.Crianças devem estar sempre sentadinhas em suas cadeirinhas conforme a idade.

Todos estavam concentrados assistindo as explicações dos guardas em forma de teatro. Maria Helena ao finalizar o teatro falou a todas elas a importância de obedecerem e cobrarem dos pais. Eles prometeram que irão pedir aos pais que sempre coloquem elas em seus assentos com cinto de segurança. outra questão que Maria Helena quiz enfantizar ao pequeninos a importância do Zé Gotinha,mostrou a todas as crianças que ela não pôde tomar as gotinhas porque não existia e por isso contraiu a poliomelite. Alguns falavam que não choraram quando tomaram, outros diziam que algum amiguinho ou irmãozinho tinham chorado e que eles iriam tomar.
                                    
A coordenadora do grupo de integração a voluntária Marisa trouxe um filme com o tema  preconceito onde mostrou para as crianças que todas devem respeitar seus amiguinhos que por algum motivo tiveram alguma seguela ou deficiência e não ficarem debochando ou rindo. Criança nasce sem preconceito mas a medida que crescem vê como o adulto interagem com seu semelhante e faz igual. Melhor maneira de ensinar é mostrar como se convive com pessoas que necessitam de bengala, muletas, cadeira de rodas, pois a cada dia temos alguém da família que necessita ou vai necessitar de alguma orteses. (avós devido a idade , acidentados de moto e outras situações)

Ao finalizar o encontro todas as crianças já se sentiam em casa e faziam perguntas das mais váriadas sobre as sequelas que os associados tinham e como adquiriram. Os associados do grupo de integração responderam a cada indagação dos pequeninos que apesar de serem ainda muito jovens faziam perguntas de "gente grande". Ao finalizar o encontro Maria Helena deu a cada um das crianças um pacote de guloseimas, uma bola plástica de cores vibrantes, que mal dava para elas abraçarem, mas que cada uma quiz ficar com elas agarradinhas, com medo de não ser verdadeiro o presente. Cada menina ganhou uma boneca e os meninos um carrinho. Foi servido um gostoso lanche para agradecer tão importante visita na sede. Um gesto de generosidade pelo grupo infantil e que foi aplaudido pelos adultos, foi quando ao ser entregue os presentes e as guloseimas, os pequenos lembraram que dois deles não puderam estar presente pois os pais não tinham autorizado as professoras para leve-los a ABLUDEF e tiveram que ficar em sala de aula até o grupo voltar, pediram para a presidenta se podiam levar para eles os pacotinhos de balas. Maria Helena parabenizou o grupo por lembrar de seus amiguinhos que não puderam vir e fez o kit com as guloseimas e os brinquedos. Para evitar que as crianças pudessem sofrer algum acidente levando as bolas pelo caminho até o C.I.E, pediu ao motorista da entidade que levasse todas as bolas de carro e esperasse o grupinho chegar para entregar em mãos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails