11/10/2010

* 2010 - VALE EUROPEU: IBIRAMA - PRESIDENTE GETULIO – APIUNA – ASCURRA E POMERODE

Mais um belo passeio pela empresa de turismo “ Darius Turismo”, foi realizado por um grupo de 25 pessoas que gostam de conhecer e interagir com a história das cidades visitadas. Saímos de Blumenau as 7h:30 minutos com destino a Apiúna para conhecer á “CASA AZUL” ou Casarão Odebrecht.

A CASA AZUL está coberta de lindas e estranhas histórias, onde no remoto ano de 1893 foi construída pelo casal Albert Zimber e Auguste Odebrecht, onde pensavam em criar sua família, mas a casa levou 10 anos para ser completada e apenas viveram nela por 2 anos. Indo morar mais tarde em seu país de origem, pois seu empreendimento não era bem aquilo que imaginou. Quando saiu da Alemanha e vindo a viver em Apiúna, no começo do século XX. Muitos imaginavam que a “CASA AZUL fosse assombrada” ouvindo correntes a rolar pelos degraus da casa, portas abrindo sem motivos aparentes, mas moradores como o próprio guia contou, trabalhavam muito e quando chegava à noite dormiam o “sono dos justos” e nada ouviam. Atualmente a “CASA AZUL” é a sede da Associação Cultural, Ecológica e Turística Aquidabã e seu proprietário é a UNIASSELVI.

As 10h00 chegamos para o tão esperado passeio da Maria Fumaça na Usina Salto Pilão, que com muita luta resgataram um pequeno trecho de 3,2 km de ida e volta da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, trazendo nostalgia nas pessoas acima de 60 anos que em cada cabeça vinham lembranças dos quais algumas falavam em voz entrecortadas de lembranças, quando em suas adolescência iam estudar ou mesmo trabalhar na cidade conhecida como pólo do Estado, a cidade de Blumenau pela sua plenitude na área industrial, e voltando quase todos os finais de semana para visitar suas famílias que moravam nas margens de muitas ferrovias . Enquanto que as de meia idade (30 a 50 anos) imaginavam-se passeando junto de seus pais indo visitar seus familiares, ou mesmo encontrar seu amado em algum dos vagões.O passeio vai até as margens da Usina Salto Pilão – hidrelétrica que está sendo implantada nas cidades de Apiúna, Ibirama e Lontras. A hidrelétrica tem a capacidade instalada de geração de 182,3 megawatts (MW), com energia assegurada de 106 MW médios. Casa de Força gera energia suficiente para abastecer todos os 28 municípios do Alto Vale. A cidade de Apiúna foi fundada em 04/01/1988, seu nome significa cabeço-negro como referencia ao Morro Dom Bosco com 390 metros de altitude. A festa anual é a “TANGEFEST”, conhecida como a “festa da tangerina”. As pessoas de origem de Apiúna são conhecidas como apiunense. Em 1878, famílias chegadas da Alemanha, da Itália e da Polônia receberam lotes na região, que já foi chamada de Ribeirão do Bugre, Ribeirão Neisse e Aquidabã (nome de um navio brasileiro que participou da Guerra do Paraguai e levou a bordo voluntários catarinenses, entre eles um apiunense).
Após nos maravilharmos com a beleza do passeio de trem movido a vapor (com a queima de lenha), e toda a restauração feita por bravos voluntários, que dedicam seu tempo e dinheiro em manter viva a historia dão linda que é as Ferrrovias,que além de trazer economia é uma grande beleza por si só.
As 11 horas fomos em direção a cidade de Presidente Getúlio , considerado o único municipio colonizado por suíco-germânico,no inicio do sec.XX, em meados de 1904. Seu primeiro nome foi Neu Zurich em homenagem à sua terra natal, Zurich (Suíça) e devido a 2ª guerra foi colocado o nome de Gerúlio Vargas e finalmente Presidente Getúlio, pois ja havia uma outra cidade no estado do Rio Grande do Sul com o mesmo nome. Sua festa de mais destaque é a "FESTA DO LEITE" onde acontece o famoso Concurso Nacional de Tomadores de Leite a Metro. Cidade de belos artesanatos com palhas de milho e folhas de bananeiras.
Após esse city-tur pela cidade de Presidente Getúlio o guia Rafael Rossi nos reservou uma bela surpresa, enquanto nossos estomagos já estavam “falantes”, rumamos para um almoço tipico colonial no Restaurante Recanto Italiano. Ao descer do onibus de turismo, fomos recepcionados pelos pais de Rafael Rossi cantando musicas italianas e nos convidando a fazer parte do almoço. O restaurante Recanto Italiano é dos pais de Rafael Rossi, sua mãe senhora Celina fez uma deliciosa polenta e foi cantando entre os presentes, acompanhada pelo seu marido(Ilário) e seu filho Rafael tocando violão que entonaram uma linda melodia e cortou com fio de linha a polenta. Sua filha (Poliana) e seu namorado serviram as mesas. Muito encantador, a música dizia assim: Uma bela polenta...se cresce cozi...se corta cozi, se molda cozi...
Após o almoço fomos conhecer a vinicula caseira para compramos vinhos do qual já haviamos degustado enquanto almoçavamos. Também tinham queijos deliciosos feito pela família. As 14 horas fomos fazer um city-tour na cidade de Ibirama, onde estava no roteiro conhecer o Hansahõhe,majestosa construção que abriga o hospital e o museu da cidade, igrejas e principais prédios públicos, monumentos da cidade, também fizemos uma paradinha para comprar artesanatos e produtos coloniais. A cidade de Ibirama tem como data de fundação dia 8/11/1897 seus municipes são conhecidos como ibiramense.A cidade foi colonizada por alemães e italianos, seu primeiro nome foi Hamônia. Ibirama é um nome indígena que significa "Terra da Fartura". Devido ao Rio Itajaí-Açu margear o municipio, existem o Rafting ecológico (rio Itajaí-Açu); Rappel; Caminhadas ecológicas; Canyoing; Ilha das Cotias; Serra Mirador, voo livre de parapente (paraglider); Cachoeiras em diversos pontos. Como era costume na época, muitos países eram oferecido terras brasileiras , para quem quisesse se aventurar em terras brasileiras . Quem adquiria a passagem ganhava um lote de terra. Com a emancipação, o nome foi trocado para Dalbérgia - a denominação Ibirama surgiu na Segunda Guerra.Para preservar as tradições, foi criada a Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal), que tem como ponto alto o desfile de lanternas e a comercialização de artesanato no começo do mês de dezembro. O ponto mais alto do município é o Morro da Tapera com 1.100 metros de altura.Outra visita obrigatória é na Indústria de Brinquedos Saxonia, nas margens da BR- 470. É a segunda fábrica de brinquedos de madeira do Brasil.

HANSAHÕHE é um prédio de beleza singular, imponente , contruído em 1934 pelo médico alemão Friedrich Kroener para ser o hospital da cidade. A verba para fazê-lo era alemã, mas a mão-de-obra foi totalmente local. Atualmente, em suas dependências está o Museu Histórico Eduardo Lima e Silva Hoerhan, teatro e clínicas médicas. Em cada sala do museu retrata um pedaço da história de Ibirama, numa das salas a mesa com todos os lotes doados e com os pregos em prata denunciando os doadores que ajudavam aos seus patrícios na Alemanha na época da guerra é uma relíquia que chama a atenção dos visitantes.

Partimos deste local com uma indagação...porque temos que viajar tanto para conhecer a história de povos que construíram nosso estado. Blumenau precisa colocar a sua história em museus onde o povo possa estar conhecendo e não em arquivos onde poucos tem acesso. Ao retornar para Blumenau fomos conhecer a cidade de Ascurra onde podemos deliciar e conhecer os vinhos da VINICOLA MONDINI e para nossa surpresa conhecer um castelo, onde até um casamento estava acontecendo. Com certeza o casal se sentia na idade medieval, apesar de estar trajando terno o noivo se sentia o Rei do momento. ASCURRA tem como descendência italiana, devido à colonização por fazendeiros da região de Tirol, em 1876. A escolha do nome Ascurra é atribuída ao Dr. Blumenau e vem de um local da Serra do Ibitirapé que foi tomado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai, em 1869.

Partimos deste castelo encantado regado de um bom vinho rumo a Pomerode cidade mais alemã de Santa Catarina para degustar um belíssimo café colonial antes de voltarmos para a nossa bela cidade de Blumenau, onde está acontecendo a 27ª festa da oktoberfest a 2ª maior festa do Brasil. POMERODE tem como fundação dia 21/01/1959. A empresa mais tradicional de Pomerode é a das Porcelanas Schmidt. A parada obrigatória dos turistas em Pomerode é a Confeitaria e Restaurante Torten Paradies Inaugurada em 02/ 88, onde está a famosa torta apfelstrudel, torta de maça.

As 20h00 chegamos a nossa bela Blumenau que estava em pleno vapor, nas principais ruas ruas os turistas e munícipes ao som das bandas típicas festejavam a 27ª OKTOBERFEST. Do dia 07 a 24 de outubro Blumenau está em festa, venha nos visitar.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails