02/04/2011

* 2011 - CONCIBLU

No dia 30 de março, as 9hs realizou-se a reunião do CONCIBLU, conselho esse que tem como metas 2 reuniões anuais. A reunião foi realizada no salão nobre da prefeitura de Blumenau. Foi presidido pelo Presidente Adilson Baher e a secretária Sonia Suzete Roese. O Presidente deu inicio a reunião seguindo a pauta do dia com a aprovação da ata da reunião anterior, como todos os conselheiros receberam a ata via e-mail esta não foi lida e foi aprovada por unanimidade.
Dando continuidade à pauta o Presidente solicitou que todas as entidades inscritas empenhem-se em participar com afinco de todas as assembléias e dêem sua contribuição para o trabalho. Agradeceu a presença de todos e fez votos que tenhamos uma reunião produtiva. O vice-prefeito fez a abertura da reunião disse que o prefeito tinha compromisso e não pode estar presente. Como previa a ordem do dia, o secretário de habitação Cezar Campesatto, apresentou para os membros do CONCIBLU os resultados e projetos . Apresentou em slides as políticas públicas adotadas pelo município no setor de habitação.
De acordo com o secretário Cezar Campesatto, a habitação vive um ótimo momento. “Desde 2008, já foram entregue quase 300 moradias e mais de 1800 devem ser entregue durante a gestão dele em 2011. Além disso, até o início do segundo semestre, devemos finalizar os projetos do programa Novo Lar, que beneficiará quatro regiões e cerca de 4 mil famílias”, explica. Outros assuntos que estão na pauta da reunião são o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, construído em parceria com a comunidade e exemplo para outras cidades, e o programa Nossa Casa, que em 2010 ajudou mais de 40 famílias a construir ou reformar a casa própria, financiando materiais de construção.
Todo município tem que ter o Conselho Municipal de Habitação. Para acessar o programa Nossa Casa tem os seguintes requisitos: Terreno legalizado e apto para construir, vulnerabilidade social; projeto e acompanhamento do profissional técnico.
A ABLUDEF está atenta as entregas desses apartamentos do programa “MINHA CASA”,para que os associados atendidos pelo serviço social possam estar adquirindo sua moradia, seguindo os critérios adotados dentro das cotas para pessoas com deficiência. Alguns já foram beneficiados nesse programa, acreditamos que as pessoas que foram encaminhadas têm o perfil para acessarem o direito da casa própria, financiado pela C.E.F.

Na pasta da Diretoria de habitação temos o PMHIS: Plano Municipal de habitação de Interesse Social; ou seja habitação com direito social. Já tem 17 áreas mapeadas para planejamento de habitação. Os contratos são feitos diretamente com a C.E.F, não mais feita com a prefeitura. Temos ainda 65 áreas consideradas irregulares. Aproximadamente 1500 ruas que antes eram conhecidas como “Placas Amarelas”, hoje conhecidas como ruas irregulares.

Após as apresentações sobre a habitação, retornamos a Ordem do Dia. Como sempre tudo gira em torno do Trânsito que a cada dia se torna mais caótico. A questão levantada é das escolas particulares no centro de Blumenau, quanto ao horário de chegada e saída dos estudantes. Horário agravado devido à pressa, e outros fatores que tornam o trânsito mais lento. Sugestões dos conselheiros são as seguintes: Mudança de horário para inicio das aulas. Outra sugestão é chamar os órgãos responsáveis tanto do trânsito quanto das escola para ouvir e darem sugestões. Um dos conselheiros comentou que em outra oportunidade os colégios já se manifestaram em ajudar neste problemas que afeta muito o município. A preocupação dos conselheiros e devido ao conselheiro representante da SETERB que colocou que a cada ano Blumenau recebe 1100 novos veículos e as ruas continuam as mesmas. Quanto ao questionamento de ampliar o transporte, o conselheiro falou que já estamos com 228 ônibus e 3 milhões de usuário/mês, e que as 3 ruas principais do município não contemplam mais transporte.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails