30/07/2011

* 2011 - 3º ENCONTRO DE COODENADORAS DOS GRUPOS AUTONOMOS DA 3ª IDADE - PRÓ-FAMÍLIA

No dia 15 de julho realizou-se nas dependências do pró-idoso as 14 horas, mais uma reunião das coordenadoras dos Grupos Autônomos da terceira idade, coordenado pela coordenadora Maria Janete, referente ao mês de julho.
Os assuntos da pauta foram:
1. ABERTURA – Diretora: Sra. Leila
2. Palestra com a Farmacêutica e bioquímica Maike Lia F. Krausser – TEMA: “ CONHECENDO UM POUCO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS”
3. DINÂMICA: Dinâmica das plantas (árvores frutíferas)
4. Horta suspensa com garrafas PET
Panfletos de divulgações
Folder e CD mostrando a estrutura do Praia Hotel Imbituba
Festa do Colono em Pomerode dia 28/07/11
Festa Trentina para Idoso dia 09/09/11
5. Passeios anotar KM chegada e saída conforme ficha de KM
6. Recesso escolar 18 a 31 de julho – Reinício dia 02/08/11 ( 01 de agosto reunião pedagógica com professores)
7. 12 de agosto Festa em homenagem aos Pais – Gincana e café
8. Próxima reunião dia 23/09/11 – Ficha de atualização do cadastro dos integrantes (quem ainda não enviou, enviar por email) idoso.externo@blumenau.sc.gov
9. Viagem 20 dias antes do passeio enviar via email: Nome, fone, CPF e RG dos que irão viajar.
Item 01 : ABERTURA – Diretora: Sra. Leila: A coordenadora Janete fez a abertura e deu a palavra para a diretora a senhora Leila, que agradeceu a todos os presentes pelo comprometimento de vir à reunião. Falou sobre as atividades para os idosos no pró-idoso e a situação atual da piscina. Está sendo revisto a piscina na questão térmica, pois vê a necessidade de avaliações constante, para que os idosos possam estar usufruindo deste espaço com mais segurança. Serão instalados banheiros mais próximos a piscina, para melhor comodidade dos usuários idosos. Reforçou que todos serão contemplados ou em viagens ou café nos grupos, conforme os pedidos que foram enviados nas datas certas para a gestão do pró-idoso. Pediu a todos que escutassem com atenção a palestra sobre ERVAS MEDICINAIS, é de muita valia para os grupos externos e que cada coordenadora de grupo tem a obrigação de repassar para seus grupos.


Palestra com a Farmacêutica e bioquímica Maike Lia F. Krausser
TEMA: “ CONHECENDO UM POUCO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS”
Com certeza digo que aprendemos muito com a palestra, mesmo as mais idosas devem assistir a palestra, pois sempre estão em volta de um “chazinho”, mas se não tomarem a dose certa é prejudicial a saúde. No Brasil tem mais de 55.000 sp catalogadas. Flora mundial : 250.000 – 500.000 sp;
CUIDADOS COM O USO DAS PLANTAS:
• Cultivo
• Coleta secagem
• Armazenamento e
• Dose
EVITAR O USO CONTINUA DA ERVA DIARIAMENTE.
CHÁS INFUSÃO: colocar a folha na xícara e água quente.
CHÁS DECOCÇÃO: pegar o chá e ferver somente as sementes ou caule. Nunca folhas e flores
CHÁ MACERAÇÃO: chá frio, amassar as folhas verde e água fria.
• Nunca ferver na panela de alumínio, pode ter relação com a doença de alzeheimer.
COMO  AGEM AS PLANTAS MEDICINAIS? 
É verdade que as plantas por serem “NATURAIS” , não fazem mal para a saúde? As plantas medicinais podem interagir com outros medicamentos e também com outros chás.
CUIDADOS ESPECIAIS:
CAMOMILA: bem pouco, pode ocorrer sangramento. Intensificar a ação ansiolítica (faixa preta)
CHÁ PRETO, VERDE E BRANCO: possui cafeína
BOLDO: aumenta risco de sangramento
GUACO: in vitro pode interagir com antibiótico
HORTELA: diminui a absorção de ferro pelo sangue.
GENGIBRE: evitar quando tem cálculos biliares, pode aparecer a hipoglicemia.
CUIDADOS ESPECIAIS:
ALHO: queda de pressão – hipoglicemia
GINKGO BILOBA :
ITEM 3: DINÂMICA:  Dinâmica das plantas (árvores frutíferas)


ITEM 04 - Horta suspensa com garrafas PET

Panfletos de divulgações
Folder e CD mostrando a estrutura do Praia Hotel Imbituba
Festa do Colono em Pomerode dia 28/07/11
Festa Trentina para Idoso dia 09/09/11
Passeios anotar KM chegada e saída conforme ficha de KM
Recesso escolar 18 a 31 de julho – Reinício dia 02/08/11 ( 01 de agosto reunião pedagógica com professores) 12 de agosto Festa em homenagem aos Pais – Gincana e café . Próxima reunião dia 23/09/11 – Ficha de atualização do cadastro dos integrantes (quem ainda não enviou, enviar por email) idoso.externo@blumenau.sc.gov. Viagem 20 dias antes de o passeio enviar via email: Nome, fone, CPF e G dos que irão viajar. Foi mostrado 3 vasos de PET , o 1º de cebolinha, o 2º de salsa e o 3º de alface, sendo que foram presenteado os aniversariantes do mês de julho. Janete coordenadora dos grupos autônomos de idosos, mostrou a todos como se deve fazer uma boa colheta de tempero e como é simples fazer essa plantação. A primeira e segunda garrafa de PET devem estar plantada as sementes, enquanto que a terceira garrafa de PET, tenha somente areia para sugar a água. Como sugestão colocá-las em posição de suspensas numa parede. Todas as coordenadoras receberam um planta, a exemplo de goiabeira, amora, jabuticaba. Todas as ganhadoras deveriam dar um nome para a planta e o que significava essa arvore para ela. A dinamica foi muito construtiva a planta da ABLUDEF recebeu o nome do Grupo da Melhor Idade. Sobre o dia 12 de agosto festa em homenagem aos pais – Gincana e café é somente para os pais e não para as mães. Pois a quantidade de idosas supera os idosos e a pró-familia não tem como prever a população de idosos numa festa. Os itens a baixo foram apenas para relembrar, pois a cada reunião são reforçados para que as coordenadoras não esqueçam de seus deveres.Próxima reunião dia 23/09/11 – Ficha de atualização do cadastro dos integrantes (quem ainda não enviou, enviar por email) mailto:idoso.externo@blumenau.sc.gov%20.
Sobre a Viagem 20 dias antes de o passeio enviar via email: Nome, fone, CPF e G dos que irão viajar. Ao finalizar o encontro, a coordenadora do grupo da Melhor Idade da ABLUDEF a assistente social Dalva Day, pediu para que fizessemos uma homenagem aos homens presentes pelo dia alusivo ao DIA DO HOMEM, comemorado no dia da reunião – 15 de julho.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails