20/01/2016

* 2016 - ESCOLA DE SAMBA CAPRICHOSOS DE PILARES

 ESCOLA DE SAMBA CAPRICHOSOS DE PILARES
Fundação: 19 de fevereiro de 1949 (66 anos)
Escola-madrinha: Portela
Cores:  Azul e  Branco
Símbolo:  Serpentes
Bairro Pilares
Desfile de 2016 Enredo: Tem gringo no samba
Posição de desfile: Quinta escola a desfilar no dia 06/02/2016
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Fundada a 19 de fevereiro de 1949. Está sediada na Rua Faleiros, no bairro de Pilares. Seu símbolo é um brasão contendo um pandeiro e uma caixa-de-guerra, tendo a sigla G.R.E.S em diagonal, envolto por duas serpentes azuis com as caudas enroladas entre si, as quais tem as iniciais da agremiação (CP) abaixo delas, havendo duas versões para a escolha. Para alguns, seria uma homenagem dos fundadores da escola à Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou durante a Segunda Guerra Mundial e teria como lema "a cobra vai fumar". Para outros, a cobra representaria um animal que pudesse competir com outros animais símbolos de agremiações, como a águia portelense por exemplo.

Curiosidades: Você sabia que a Caprichosos de Pilares é nome de rua, no município de Parnamirim região Metropolitana a 12 km da capital Natal (RN), no bairro chamado Jardim Planalto, no estado do Rio Grande do Norte. A sátira, a crítica e o bom humor constituem uma fórmula que marcam os carnavais da escola de Pilares. Os enredos, criados por Luiz Fernando Reis, falaram da inflação, criticaram os políticos, pediram as diretas já. Temas que agradavam e falavam pelo público.

A historiografia do Carnaval aponta a Caprichosos como uma espécie de dissidência de outra antiga agremiação de Pilares, a Unidos de Terra Nova. Suas cores iniciais eram vermelho e branco, depois as suas cores mudaram para azul e branco em homenagem a madrinha Portela.

Em 2015 a escola apresentou o enredo "Na minha mão é mais barato", do carnavalesco estreante Leandro Vieira. Com a volta da tradicional irreverência, a agremiação empolgou o público e fez a sua melhor apresentação da década segundo a crítica especializada terminando o o desfile na sétima colocação. Em  2016 o enredo será: Tem gringo no samba.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails