25/01/2016

* 2016 - ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA TIJUCA

ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA TIJUCA
Fundação: 8 de dezembro de1940 (75 anos)
Cores: Verde e  Branco
Símbolo: Coroa
Bairro:Tijuca
Desfile de 2016  Enredo: O tempo ruge, a Sapucaí é grande e o Império aplaude o Felomenal!
Posição de desfile: Sétima escola a desfilar no dia 05/02/2016
A agremiação foi a primeira na história do carnaval a utilizar a palavra “Império” em seu nome, razão pela qual seu símbolo é uma coroa, representação de nobreza e tradição. 
Em seu escudo encontram-se representados, ainda, o fumo e o café, referências às riquezas da região onde foi criada a escola.O Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro que traz, acrescido ao nome, o termo "educativa", porque a preocupação principal, no momento de sua fundação, foi com a educação.
A escola, desde o início, efetivou experiências comunitárias no Morro da Formiga, no bairro da Tijuca, onde foi fundada em 1940. Para o carnaval de 2016 a escola dispensou o intérprete Pixule, que estava desde 2009 na escola, para seu lugar entrou Rogerinho, que passou por Portela e Renascer de Jacarepaguá.
Havia uma escola de alfabetização para crianças, a "Tropa José do Patrocínio" (grupo de escoteiros do morro), que atuou anos na comunidade. O Império da Tijuca foi a primeira escola de samba a usar o termo Império, razão pela qual tem uma coroa, símbolo da nobreza, em sua bandeira, bem como ramos de fumo e café que traduziam as riquezas do Brasil na época.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails