01/02/2016

* 2016 - COMO POTENCIALIZAR A MEMÓRIA

Especialista do Núcleo Ser, empresa de consultoria e desenvolvimento  humano, fala sobre a importância da memória e  lista dicas para otimizar seu aproveitamento

Ao mesmo tempo em que a tecnologia permitiu o acesso imediato a uma  gama incontável de informações e conhecimentos ao alcance de nossas mãos, por outro lado, esse ambiente oferece dados irrelevantes que geram interesse momentâneo. A sensação de que a informação estará disponível quando necessário em um dispositivo eletrônico também  desmotiva as pessoas a exercitarem a memória, pois o processo de  memorização exige tempo e energia.

Apesar disso, a memória é um mecanismo fundamental que influencia diretamente o processo de aprendizagem do ser humano, conforme análise do Dr. Marcelo Katayama, médico cirurgião, terapeuta e instrutor do Núcleo Ser. "É a partir da memória que conseguimos reconhecer padrões, interagir no mundo e identificar fatores mais básicos, como o caminho de casa e até mesmo a própria casa. Caso fôssemos desprovidos dessa estrutura, muito provavelmente não conseguiríamos sobreviver em sociedade e teríamos apenas comportamentos instintivos".

O processo de aprendizado também depende da memória: tarefas como ler, escrever, fazer contas, contar histórias e cozinhar só são possíveis devido à habilidade de reter informações em nosso cérebro e resgatá-las quando necessário. "Além disso, graças à memória, o ser humano é capaz de perceber os erros do passado e corrigi-los futuramente, buscando sua evolução", destaca o especialista.

Para auxiliar na otimização da memória, o Dr. Marcelo Katayama elenca algumas dicas para exercitar o cérebro. Confira abaixo:

· FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ. Para guardar informações importantes é necessário parar, prestar atenção, compreender e repetir. Esse processo aumenta a eficiência de nossa memória.

· TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA. Nosso cérebro necessita de nutrientes para funcionar de forma adequada.

· DURMA BEM. Durante o sono processamos o conteúdo que vimos durante o período de vigília e os fragmentos mais importantes são armazenados na memória de longo prazo.

· LEIA. A leitura ativa muitas áreas no cérebro, inclusive aquelas relacionadas à memória. Os conteúdos que são absorvidos farão parte também da memória, ampliando a gama de informações disponíveis para futuras consultas.

· EXERCITE-SE. A atividade física regular melhora o funcionamento do corpo como um todo, trazendo mais energia e vitalidade para os órgãos inclusive para o cérebro. Muitas vezes, durante a atividade física, nossa mente encontra uma brecha para fazer associações entre informações que ainda não haviam sido percebidas e isso facilita o processo de memorização. 

Sobre o Núcleo Ser

O Núcleo Ser é uma empresa de treinamento e consultoria em autoconhecimento e desenvolvimento do ser humano. Há 17 anos no mercado, cria metodologia própria por meio de estudos profundos de diversas técnicas, objetivando ajudar as pessoas na busca pela autoconsciência.

A equipe é constituída essencialmente de médicos e profissionais na área da saúde e, portanto, aborda o ser humano de uma forma holística, ou seja, em seus aspectos biológicos, psíquicos, sociais e espirituais.

O Núcleo Ser já levou mais de 25 mil pessoas aos treinamentos vivenciais, aplicando com excelência as combinações entre teoria e prática, com foco no desenvolvimento pessoal para o exercício pleno da liderança, relacionamentos interpessoais e comunicação efetiva.

Fonte do texto: Blog Comportamento Saudável http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails