14/02/2016

* 2016 - Infecções bucais e o coração


O especialista em saúde bucal, Dr. Sérgio Kignel, explica a relação de problemas orais não tratados com endocardite bacteriana
A higiene da boca é primordial para evitar problemas como cáries, gengivite, tártaro e, até mesmo, a perda dos dentes. Porém, o que poucos sabem é que a má conservação da saúde bucal pode provocar endocardite bacteriana, uma contaminação do revestimento interno do coração.
A endocardite pode ser gerada por gengivites crônicas ou mesmo por cáries não tratadas cujas bactérias percorrem a corrente sanguínea. "Esse problema raramente ocorre em pacientes que tenham o coração normal e pode se agravar em casos de próteses cardíacas ou alguma má-formação das válvulas cardíacas. Independentemente do quadro, é precisoficar atento e sempre tratar inflamações bucais, por mais inofensivas que aparentem", explica o Dr. Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.
Além do coração, as bactérias da cavidade bucal também podem prejudicar, em casos mais raros, os pulmões e as articulações, resultando em doenças como a pneumonia e a artrite reumatóide. Isso acontece porque os micro-organismos da boca conseguem se proliferar em estruturas diversas em todo o organismo e atingir áreas mais sensíveis, como o sistema circulatório.
"Para evitar o problema, além de cuidar da higiene bucal e consultar o dentista regularmente, converse com seu especialista sobre possíveis históricos de problemas cardíacos, pois o cirurgião-dentista está apto a tratar pacientes com fatores de risco", orienta o profissional.
Sobre o Dr. Sérgio Kignel
O Dr. Sérgio Kignel é especialista em Estomatologia, professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP, sendo considerado uma das mais respeitadas referências em diagnóstico oral no Brasil.
À frente da tradicional Clínica Kignel, em São Paulo, o Dr. Sérgio é uma autoridade em neoplastias bucais, congressista nacional e internacional e autor de livros como "Diagnóstico Bucal" e "Estomatologia, base do diagnóstico para o clinico geral", única obra de Odontologia a receber o 1º lugar do concurso Jabuti, em ciências da saúde.
Fonte do texto:
Blog Comportamento Saudável
http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails