21/02/2016

* 2016 - A importância de se desligar do trabalho nas férias

É muito comum os profissionais associarem produtividade com trabalho incessante, mas tirar férias anualmente e se desligar totalmente do trabalho é vital para que o profissional renove suas energias e consiga se manter produtivo. Entretanto, nem sempre essa pausa é respeitada.
Esse comportamento é reflexo, em parte, de uma cultura de liderança centralizadora, de quem tem dificuldade de delegar funções e muitas vezes por medo de perder o posto, ou por desconhecer os próprios limites. A teoria “quanto mais trabalho, melhor” só se aplicaria se fôssemos robôs, mas a realidade é outra. Por tanto, veja algumas medidas que devem ser tomadas para que o período de férias seja respeitado e utilizado única e exclusivamente para descansar e aproveitar outros momentos que a vida oferece.
- Organize a agenda
Essa deve ser a primeira medida. Procure finalizar os trabalhos que são da sua responsabilidade e organize uma lista de tarefas a serem cumpridas na sua ausência.

- Delegue responsabilidades
Confiar na equipe e delegar responsabilidades é essencial para que você consiga se desligar plenamente e sem ficar preocupado com o que deixo para trás por uns dias. Saber delegar é uma excelência em liderança. O líder que delega se estressa menos, pois o que centraliza está sempre fazendo o trabalho do outro.  O foco no desenvolvimento da equipe é o que dará a tranquilidade necessária para você poder se ausentar, tanto para cumprir compromissos externos quanto nas férias.

- Comunique os envolvidos
Avise clientes e os envolvidos da empresa sobre qual trabalho será realizado na sua ausência e por quem. Isso deixará toda equipe ciente e você ficará mais tranquilo ao esclarecer tudo antes de sair de férias.

- Não leve o “kit trabalho” para viagem
Se for viajar esqueça o telefone corporativo e notebook do trabalho. Eles não devem fazer parte dos seus planos de viagem.

- Não fique sintonizado nos projetos
Viva o presente. Esqueça os últimos problemas do trabalho e evite a ansiedade quanto ao futuro.

- Evite ler livros sobre seu trabalho
Arrisque um romance, uma comédia ou qualquer coisa que não seja ligada a liderança, estratégia ou gerenciamento.

- Mude sua rotina
Procure visitar lugares novos, conhecer pessoas diferentes, fazer coisas fora da sua rotina, ou ficará o dia todo pensando no seu trabalho.  Relaxe, ficar com a cabeça no trabalho, mesmo estando fisicamente fora dele, pode comprometer facilmente o desempenho sobre as atividades comuns da sua vida. Além disso, sinais como a fadiga, estresse, alterações comportamentais, dores corporais e outros sinais de cansaço começam a aparecer. Não que o esforço extra no trabalho seja algo ruim, ele somente deve ser planejado. Afinal, é você quem deve ditar as regras de sua vida e carreira.

 FONTE: http://grupoadvis.com.br/a-importancia-de-se-desligar-do-trabalho-nas-ferias/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails