27/02/2016

* 2016 - Especialista dá 7 dicas para dormir melhor

Fonte: http://www.bphope.com/
Com o estresse e a correria do dia a dia está cada vez mais difícil relaxar e ter uma boa noite de sono. A especialista em sono Ester London, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, dá sete dicas para dormir melhor:
• Procure deitar e levantar no mesmo horário todos os dias;
• Tenha um ambiente adequado, confortável, sem barulho e escuro para se deitar;
• Não tome muitas bebidas cafeinadas durante o dia e, principalmente, após as 17h;
• Evite ingerir álcool à noite, pois acaba fragmentando o sono;
• Pratique atividade física diariamente – Exercício aeróbico, por no mínimo 40 minutos de três a quatro vezes por semana ajuda na qualidade do sono. As atividades devem ser realizadas até às 18h;
• À noite, prefira refeições leves, a base de proteínas;
• Evite assistir TV no quarto e usar smartphone, tablet e computador nos minutos que antecedem a hora de dormir: Pessoas que utilizam os aparelhos quando vão deitar, estão mais propensas a ter insônia, dormir mal, dormir poucas horas e consequentemente, sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte.
Segundo a médica, uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia a dia, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, distúrbios do humor,  sonolência excessiva durante o dia (SED), fadiga crônica, indisposição e problemas cognitivos que prejudicam o desempenho no dia a dia, nos estudos e aumenta os riscos de acidentes de trânsito e de trabalho. De acordo com Ester, atualmente, as pessoas dormem cada vez mais tarde e acordam cada vez mais cedo, gerando um acúmulo de cansaço. Cerca de 30% dos adultos roncam – o que não significa um problema grave – mas, por outro lado, estima-se que, em 5% dos casos, o ronco está associado à apneia do sono. Neste distúrbio, o individuo para de respirar por alguns segundos diversas vezes por hora, fazendo com que acorde várias vezes ao longo da noite.
Ter qualidade de sono é extremamente importante, o sono tem uma série de funções, serve para restaurar tudo que foi perdido durante o dia. Os hormônios – do crescimento, insulina, produção de corticoides – importantes para as funções vitais são produzidos à noite. “Durante o sono, a pressão arterial diminui, o batimento cardíaco relaxa e isso é essencial para a saúde. Independe da idade – crianças, adolescentes, adultos e idosos”, explica. Além disso, tudo o que aprendemos durante o dia será fixado no período da noite, durante o sono.
• Distúrbios do sono – Estão classificados em oito categorias, dentre as quais as principais são: insônias, distúrbios respiratórios relacionados ao sono (apneia do sono), hipersonias e distúrbios do ritmo.

• Polissonografia – Além de ser indicado para diagnosticar apneia, o exame também serve para estudar outros distúrbios do sono, como roncos, insônia, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros.
O exame é realizado no Laboratório do Sono, no qual é reproduzido o ambiente de um quarto, onde o paciente passa a noite e tem o sono monitorado por um técnico e por câmeras e eletrodos que registram a respiração, movimento abdominal, movimentação de pernas, oxigenação sanguínea, atividade cerebral, ronco, monitorização cardíaca. Com o exame é feito um estudo complexo que investiga as causas das noites mal dormidas. A partir dos resultados, o médico tem as informações necessárias para tratar o problema do paciente
Fonte do texto: Blog Comportamento Saudável http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails