30/03/2018

* 2018 - Dia do Futebol Society

Futebol Society é uma variação do futebol (soccer). Jogado em campos menores, e usualmente com grama sintética (ou outros materiais artificiais). Disputado por 7 atletas de cada lado, tem regras próprias, criadas por um brasileiro, Milton Mattani. Difundido em todo o mundo, principalmente na América do Sul. Hoje, no Brasil, é a modalidade mais praticada com cerca de 12 milhões de praticantes. Futebol society, também conhecido como futebol 7, ou simplesmente fut7, é um esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das regras. É jogado numa quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra.

No Brasil essa modalidade foi criada em torno dos anos 80. Inicialmente os campos eram em grama natural e foram construídos dentro das mansões, onde executivos encontravam-se para jogar futebol. Os campos para prática extra-oficial são usualmente para locação. No inicio os times possuÍam número variável de atletas, entre 6 e 10, com a mesma bola de futebol de campo.
O objetivo do jogo é deslocar uma bola através da quadra para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol(o). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
A principal competição internacional de futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente. As regras desta modalidade obedecem aos preceitos da FIFO7S – Federação Internacional de Football 7 Society, entidade criada em 30 de outubro de 2004, cuja sede se encontra na cidade de São Paulo, no Brasil. São países fundadores o Brasil e o Paraguai, que contam com o apoio de Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Bélgica, Grécia, Tailândia e Japão.

Desde 2005 encontra-se à disposição o livro de regras internacionais, editado por esta entidade em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. 
Fonte: pt.wikipedia.org

https://multidatas.wordpress.com/2015/03/30/30-de-marco-%E2%80%A2-dia-do-futebol-society/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails