23/09/2020

* 2020 - Dia da Síndrome das Pernas Inquietas

 

O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de setembro. Foi escolhido o dia 23 de setembro em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco, que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945.  A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom (DWE).

O objetivo da data é promover esta síndrome junto da população e aumentar o seu entendimento na comunidade médica. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura. Ela caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor. Os níveis de ferro no sangue também podem estar na origem da DWE. 

O tratamento da DWE é ajustado caso a caso e visa atenuar os sintomas e o desconforto do doente. Ele envolve geralmente hábitos e práticas de melhoria do sono e o recurso a suplementos de ferro ou magnésio, por exemplo.  https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-sindrome-das-pernas-inquietas/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails