26/09/2020

* 2020 - Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares

O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares decorre a 26 de setembro. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014. O objetivo desta data é informar sobre os perigos das armas nucleares, assim como as vantagens económicas e sociais da eliminação total destas armas. Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares 
O atraso das negociações sobre a ameaça atómica levou a ONU a estabelecer esta data, que tem como derradeiro fim proibir a posse, produção, aquisição, teste, desenvolvimento, armazenamento, transferência, uso ou ameaça de uso, e a destruição das armas nucleares. Este dia surge no seguimento do Dia Internacional Contra Testes Nucleares, também concebido pela ONU. Para marcar a data realizam-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniões entre os representantes da ONU e dos seus Estados-membros.
O Secretário-Geral da ONU faz um apelo às nações para a urgência da eliminação das armas nucleares e transmite uma mensagem para o mundo, no intuito de unir esforços para vencer um dos maiores desafios da humanidade. Desde o primeiro teste nuclear em 1945 foram registados cerca de 2 mil testes nucleares, existindo aproximadamente 15 mil armas nucleares no mundo.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-para-a-eliminacao-total-das-armas-nucleares/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails