26/09/2020

* 2020 - Dia Mundial do Turismo e dia do Turismólogo

 

O dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, como o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970). O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, cultural, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente. O tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial do Turismo desse ano é "O turismo abre portas para as mulheres".

A ideia central da OMT é alinhar as discussões do setor turístico internacional às premissas do chamado "Objetivos do Desenvolvimento do Milênio", mas especificamente ao 3º objetivo que ressalta a importância da promoção da igualdade entre homens e mulheres, e da eliminação das diferenças na educação em razão do gênero. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM é um documento assinado por representantes de 191 países-membros das Nações Unidas no qual elas se comprometem a atingir até 2015 um novo patamar de desenvolvimento mundial a partir da implementação de reformas focadas nas áreas de educação, saúde e promoção da igualdade de gênero. O tema é um convite à reflexão sobre os benefícios sociais e econômicos da atividade turística na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Profissional que se formou em curso superior de turismo e/ou hotelaria e que tem como responsabilidade elaborar soluções para a atividade turística em suas diversas ramificações. 

O objetivo de se criar uma data comemorativa tem como intuito lembrar a sociedade da importância de determinado acontecimento ou, nesse caso, de algum profissional. Esse lembrete é bastante válido para todos nós turismólogos (e futuros também...) para podermos comemorar o que se conquistou e refletir sobre o que ainda precisa ser feito. O turismo brasileiro precisa de profissionais para se tornar ainda mais especializado e eficiente. A sua valorização, seja na gestão pública ou privada, é dar importância à atividade turística em sua empresa ou região de turismo.

https://www.unicesumar.edu.br/dia-mundial-do-turismo-e-dia-do-turismologo/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails