25/09/2020

* 2020 - Dia Europeu do Ex-fumador

Dia Europeu do Ex-fumador celebra-se a 26 de setembro. A data celebrou-se pela primeira vez em 2013. O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar. As pessoas são encorajadas a enviarem mensagens de apoio e de parabéns a quem está a lutar contra o tabaco.

Dia do Ex-Fumador

Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é apoiado por diversas celebridades como forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar.

Fumadores em Portugal

Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.

Doenças associadas ao tabagismo

O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).

Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.

Sabia que?

Sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.

Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-ex-fumador/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails