31/05/2008

* 2008 - HAVAN - CARTÃO POSTAL DE BLUMENAU

O principal símbolo do turismo blumenauense, o “Castelo da HAVAN” reabriu as portas para a população de Blumenau e para os turistas, ou melhor para o mundo.
Acordamos com um dia frio e claro, céu totalmente azul, sem nuvens, e a expectativa de poder visitar o castelo, onde a magia estava sendo montada nos últimos sete meses. Valeu a pena à espera, surgiu com esplendor no meio da rua XV de novembro, principal rua do centro de Blumenau, um castelo todo reformado, dando ao blumenauense a certeza que novos dias de alegria estão surgindo, na loira Blumenau.
O principal cartão postal de Blumenau foi inaugurado as 10hs da manhã, do dia 31 de maio. Foi montada a 2ª filial do grupo HAVAN de Blumenau, a 1ª esta instalada no Schopping Neumarkt, é a ancora do schopping.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Blumenau, senhor João Paulo Karan Klenubing, presidente da câmara, senhor José Luiz Gaspar Clerici, Paulo França representando o senhor governador do Estado, Ana Paula Lima, Vanderlei de Oliveira, vereador e outros convidados e clientes.Também compareceu para a solenidade de inauguração o empresário Hans Schadrack, filho de Udo Schadrack, que na década de 70 idealizou a construção do castelo, réplica de uma prefeitura na Alemanha. A inauguração foi regada a muito chopp e músicas alemãs, relembrando um pouco mês de outubro, com a festa da oktoberfest.
A parte do prédio que fica na rua beira rio, foi revestida toda de vidro, dando um ar nostálgico, da a impressão que estamos viajando num navio, e o rio Itajaí é o oceano.
Ao falar sobre esse patrimônio que hoje esta sendo inaugurado e devolvido a Blumenau , o diretor da Havan, Luciano Hang., comentou que no terceiro andar num espaço de 400 m foi construido uma aréa totalmente para as crianças e que serão acompanhadas por uma monitora,é o "Castelo Infantil", enquanto que as mães estão fazendo compras. Os pais, maridos poderão aguardar suas esposas, descansando e degustando na schopperia da HAVAN, sem antes deixar seus cartões de créditos, para suas esposas gastar sem limites.
Com essa loja totalmente restaurada , Blumenau terá que mudar seus hábitos, pois de uma simples cidade onde o povo trabalhador, folgava aos finais de semana, agora deverão trabalhar nos finais de semana e feriados.A nova filial chegou para inovar conceitos e hábitos de compras no comércio local, implementando horários diferenciados de atendimento e promovendo um intenso calendário de eventos, o ano inteiro.
A HAVAN investiu aproximadamente R$ 10 milhões na implantação desta filial, transformando os 3 mil metros quadrados da edificação de valor histórico em uma loja que se identificará com a cultura germânica e as tradições econômicas da cidade. Para facilitar o acesso à Havan, a rede conseguiu a liberação do estacionamento do Colégio Bom Jesus, que está em área pertencente ao governo estadual. São 150 vagas que estarão disponíveis para todos os clientes de lojas da Rua XV, aos sábados, domingos e feriados.
A Havan em Blumenau tem sua sede em Brusque e faz parte deste imenso empreendimentos de 11 lojas espalhadas por Santa Catarina e Paraná.
OBS: Como curiosidade vi ao visitar a HAVAN , durante solenidade de inauguração que ao subir para o segundo pavimento, próximo à escada rolante, uma vitrine para o subsolo. Atrás de vidros resistentes, pode-se admirar o antigo porão descoberto durante a restauração do complexo histórico. Segundo o diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, o porão poderá se tornar, mais tarde, uma adega para venda de vinhos.
Arquivo e fotos : Dalva e Adalberto Day

29/05/2008

* 2008 - Aniversário da Abludef

20 anos – ABLUDEF

14:00 – Início

A Abertura das festividades foi realizada pelo Diretor de Cultural da Fundação Municipal de Blumenau, Nico Wolff e os agentes Culturais Luciano Felizardo e Anco Márcio Cruz .

Foi apresentado o Hino Nacional (CD Padre Marcelo), e a pedido da presidenta Maria Helena Mabba, as autoridades convidadas para o evento cantaram junto com os associados.

O Pastor Joel da Igreja Presbiteriana de Blumenau fez a oração de agradecimento, pelos 20 anos de conquista da entidade.

14:15 – Histórico da Abludef

Foi apresentado fotos da sede (antiga), construção, fotos diversas, conquistas, convênios, com pequenos relato pela presidenta.

14:30 – Nico juntamente com a presidenta Maria Helena fizeram a Homenagens aos Fundadores da entidade, em seguida aos funcionários da SEDE;funcionários do Quiosque, prestadores de serviços e voluntários (as) .

Foi realizado homenagem aos associados que ja estavam na sede deste o seu início, a senhora Martha Maria dos Santos por sua perseverança e caminhada durante os 20 anos na Abludef. Tem 86 anos e faz todas as 3ª feiras aula no C EJA ,onde esta completando o ensino médio. A senhora Martha recebeu um quadro com fotos suas em participações na Abludef e flores enquanto que, o senhor Paulo Teodoro da Silva foi presenteado com um livro onde relatou a história da Abludef em versos.

A associada Mirian recebeu um buque de flores e um cartão, e o associado José Carlos Araujo, tesoureiro da atual gestão, recebeu um cartão e um perfume de lembrança. Eliane secretária da diretoria, foi homenageada com uma cesta de flores como agradecimento pela colaboração na organização do evento.

Foi entregue certificados aos colaboradores como forma de agradecimento em vários segmentos:

a) colaboraram com a construção da sede.

b) Colaboraram com transporte adaptado e quiosque

e) Colaboradores em forma de :

* convênio ,

* Assinatura de leis projetos

f) Amigos colaboradores

g) Fornecedores e amigos

A secretária da diretoria senhora Eliane, juntamente com a assistente social Dalva Day, homenagearam a presidenta dando em nome de todos os funcionários e associados um troféu doado pela empresa trofeudecristal, pela senhora Fernanda.

15:00 – Eliane fez o Lançamento do concurso pelos 20 anos da Abludef, com o tema :"Abludef em sua vida". A professora de alfabetização do CEJA a senhora Teresa explicou como será a avaliação e de que forma poderão escrever sobre esse tema.

O ponto alto da festividade foi a escolha da Miss e Mister Abludef, com direito a troféu, flores e certificado.

Desfilaram 9 associadas , sendo que a senhora Tânia Dinersina Soares da Silva foi escolhiada com 29 pontos, como MISS Abludef e o associado Sidnei Pereira com 27 pontos foi consagrado o MISTER Abludef .

Foi escolhida a Miss simpatia a associada Milena Aparecida Inácio e o Mister simpatia o associado Gilmar Gonçalves , foram escolhido pelas 5 torcidas de cores (lilás escuro - vermelha - verde - rosa e Azul royal)formadas pelos associados da Abludef .

A Melhor Torcida foi escolhida a torcida de camisa Vermelha e a premiação será feita após reunião com o grupo vencedor.

Foi realizado alguns sorteio para associados, brindes arrecadados junto a comunidade para presentea-los nesta data festiva a exemplo do Supermercado Angeloni; Empresa Karsten e outros.

15:30 – Foi servido aos visitantes e associados um coquetel alusivo aos 20 anos da Abludef,como dois Bolos pelos 20 anos, Salgadihos, Brigadeiros, Café e refrigerantes.

Tivemos o prazer de receber para abrilhantar a festa o trio familiar

" SINAL VERDE", que nos presenteou com um repertório músical variados.

No encerramento todos que compareceram ao evento, receberam lembrancinhas. e tiveram tempo para colocar uma mensagem para a abludef, parabenizando pelo seu dia.

MENSAGENS DOS CONVIDADOS PARA OS 20 ANOS DA ABLUDEF

22/05/2008

* 2008 - Pintura em pano de pratos com crochê

Todas às 3ª feiras na ABLUDEF, se encontram senhoras e senhores com o mesmo intuito, ou seja, vem passar uma tarde por semana compartilhando do aprendizado de pintura em tecidos. Esse grupo se chama :
GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS.
COMO PINTAR PANOS DE LOUÇAS

a) Para iniciar a sua pintura em tecido, utilize os panos de LOUÇA , feitos de algodão. OBS: Tem que tirar "o fio" do tecido para corta-los retos e depois embainha-los.

b) A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras simples, sem muitos detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Use riscos de tamanho médio ou grande para começar. Sem muitos detalhes.
c) Em toda a pintura , use sempre clareador como base, antes de colocar qualquer cor sobre o tecido. Mas não coloque o clareador de uma só vez em todo o desenho, vá pintando por partes, pois você tem que trabalhar em cima dele molhado.
d) Compre tintas de boa qualidade, de preferência a marca Acrilex.
e) Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.
f) Lave o tecido de algodão para retirar toda a goma.
g) Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel carbono para tecido. OBS: Utilize uma folha de celofane ou plástico para não destruir o molde, isso evita que o papel rasgue.
h) Selecione as cores que irá utilizar. Tenha uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo as cores básicas para poder variar.
i) Deixe ao seu lado um copo pequeno com água limpa, para lavar os pincéis. Tenha também pedaços pequenos de pano de limpeza.
j) Estique o tecido em cima de uma tábua fina ou Eucatex , antes passe cola permanente nessa tábua;
k) Pegue a tinta sempre só com o cantinho do pincel, vá aos poucos, para que a sua pintura não fique muito carregada;
l) Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, porque ao passar sobre o tecido, você poderá ‘encharca-lo’, deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também.
m) Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho.
n) Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia, limpe-os e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.
o) Os pincéis mais usados são os chatos de cerdas duras. Esses pincéis precisam ser lixados e cortados para serem “envelhecidos”.
p) Depois de usar muito o pincel, as cerdas vão gastando, e para que ele fique “novo” e bom de usar, basta cortar com a tesoura as cerdas para emparelhá-los novamente, fica ótimo.
Cores primárias:

Magenta (vermelho)
Ciano (azul)
Amarelo
São consideradas primárias porque através de misturas dão origem a todas as outras cores.
Cores Secundárias:
Verde - formado por azul e amarelo

Laranja - formado por amarelo e vermelho

Violeta - formado por azul e vermelho

Ciano - formado por azul e verde

Magenta - formado por azul e vermelho

Amarelo - formado por vermelho e verde

Vermelho - formado por magenta e amarelo

Verde - formado por ciano e amarelo

Azul - formado por ciano e magenta

As cores secundárias são o resultado da mistura em proporções iguais de duas cores primárias.
Existem também as cores terciárias, quartenárias, etc... dependendo do número de misturas realizadas, temos assim todas as outras cores.
Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores:

Verde Limão = amarelo + verde
Turquesa = verde + ciano
Azul Médio = ciano + roxo
Violeta = roxo + magenta
Laranja + Verde = Verde Azeitona
Roxo + Laranja = Púrpura
As cores terciárias podem ainda ser consideradas as misturas das cores secundárias, nomeadamente:
Cores Quentes
- Magenta
- Laranja
- Amarelo
Cores Frias
- Azul
- Verde
- Violeta

No mesmo dia , temos um grupo de senhoras que preferem fazer o crochê. Dão acabamentos nos panos de louças, sendo realizado essa parceria, com o grupo de pintura em tecidos. O resultado logo aparece, são trabalhos lindos, que são vendidos em pról da instituição e revertido a compra de produtos para o grupo .

Todos os trabahos realizados pelo GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS, serão expostos dia 31 de maio na Fundação Cultural de Blumenau, as 19hs, onde a ABLUDEF estará participando do CIRCO ACÚSTICO. Texto/fotos: Dalva Day

Mistura de tintas - pesquisa na internet

21/05/2008

* 2008 - Trabalhos em PAPEL MACHÉ

Imaginem que de um simples balão, papel reciclável e disposição, regado de muita parceria a turma das 3ª feiras do artesanato Arco Iris da ABLUDEF,fazem trabalhos memoráveis.
Muita mão na massa, aperta aqui...aperta ali....Entre risos e alegria, não importando a idade todos estão de parabéns.

Após muita alegria, as massas começam a se transformar em belos objetos. Criatividade vive lado a lado com essa turma de 32 associados que fazem às tardes de 3ª feiras, momentos de descontração e de aprendizados.
A coordenadora do Grupo a Assistente Social Dalva Day, coordena vários cursos de artesanatos, tais como Papel MACHÉ, pinturas em tecidos, tear, bijuterias e outros. No momento a estudante de Designe a senhora Danielle, apresenta trabalhos de papel MACHÉ, fazendo com que o associado tenha momentos de criatividade, coordenação e auxilia em sua renda familiar.
Danielle e Felipe coordenaram a terceira etapa dos trabalhos em papel MACHÉ, foi realizado a pintura dos objetos . O papel MACHÉ aceita todas as tintas, sendo que as mais fáceis de trabalhar são aquelas a base d’água.
Todos os trabalhos feitos pelas mãos dos associados da ABLUDEF, estarão expostos no dia 31 de maio, na Fundação Municipal de Cultura, às 19h, no Circo Acústico.

20/05/2008

* 2008 - Doação de Agasalho

Em 1909 chega a Blumenau o 55º Batalhão de Caçadores, no ano de 1921 instala-se no Bairro Garcia a 9ª Companhia de Metralhadoras Pesadas; em 1924 a 18ª Companhia de Metralhadoras Pesadas; em 11 de abril de 1939 (Data considerada oficial do 23 BI) é instalado 32º Batalhão de Caçadores; em 1949 o 1º Regimento de Infantaria; em 1950 o 23º Regimento de Infantaria e em janeiro de 1973 o 23º Batalhão de Infantaria.
O 23º Batalhão de Infantaria sempre foi parceiro da comunidade, esteve a frente de diversas campanhas de agasalhos, Dia da Feijoada.
No dia 14 de maio, representante do 23º Batalhão de Infantaria doou agasalhos para a ABLUDEF. As assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes farão avaliação sócio econômico dos associados que estão em situação de vulnerabilidade para posteriormente repassar as doações. Arquivo de Adalberto e Dalva Day

18/05/2008

* 2008 - História do TEAR

A tecelagem surgiu com a domesticação da cabra, da ovelha e de outros animais. A fiação e a tecelagem desenvolveram-se após as pessoas adquirirem conhecimentos sobre a utilização de certas plantas têxteis como o linho, o algodão e outras fibras vegetais.
As vestes tecidas tomaram o lugar das peles de animais, pois o material tecido já podia ser utilizado para fazer roupa à semelhança das peles.
Eram igualmente produzidos pequenos cestos, sacos e outros objetos para transporte.
No Brasil, a tecelagem surgiu no século XVIII, no período colonial, quando era preciso produzir vestes para cobrir escravos e gente simples.
Minas Gerais foi à região que mais absorveu a arte de tear manualmente, desenvolvendo características próprias, conservando, porém, a tradição trazida pelos colonizadores portugueses.

Houve tempo em que toda casa mineira tinha uma roda de fiar e um tear tosco de madeira. Fazia-se o fio e do tear saíam colchas e roupas para a família.

A atividade de tecer era inteiramente rudimentar, começando pelo plantio do algodão cru e ganga, que, depois de colhido era descaroçado num descaroçador manual, cardado e fiado. Cascas e raízes eram utilizadas para o tingimento dos fios.

Atualmente, a ABLUDEF esta cedendo o espaço , para que a professora Beralice, ensine e beneficie 10 associados a ter o prazer de tecer lindas mantas, colchas e com esse ofício aprendido, possam estar contribuindo para a renda familiar. Com o resultado desses trabalhos artesanais será realizado uma mostra no dia 31 de maio, na Fundação Cultural de Blumenau. A ABLUDEF estará participando do 3º Circo Acústico, as 19 h na Fundação Cultural de Blumenau , no seguinte endereço:

Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Blumenau / SC CEP 890100 001(47) 3326 6871 – Recepção no antigo prédio da prefeitura

14/05/2008

* 2008 - 15 DE MAIO DIA DA ASSISTENTE SOCIAL

ASSISTENTES SOCIAIS DA ABLUDEF
15 DE MAIO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
ASSISTENTE SOCIAL

É o profissional que, com base em conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade, atua no atendimento individual ou coletivo de pessoas, buscando, nos próprios usuários a solução ou a minimização de problemas sociais, a fim de promover neles a capacidade de gerar habilidades, fazendo com que consigam resolver os seus problemas, se tornando mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades.

DIFERENÇA ENTRE :
SERVIÇO SOCIAL: É a política social em si, voltada para saúde, educação e outros setores.
ASSISTENTE SOCIAL: cria projetos para esses setores de forma que a população tenha acesso à eles.
INSTRUMENTAL UTILIZADO PELO ASSISTENTE SOCIAL
Planejamento
Parecer Social
Entrevistas
Relatórios
Reuniões
Avaliações
Questionários
Palestras e debates
Visitas domiciliares
Dinâmicas de Grupos
Atendimentos individualizados
APROVEITAMENTOS DOS DADOS OBTIDOS PELOS PROFISSIONAIS

Na elaboração de diagnósticos e parecer social

Na realização de estudos e planejamentos que muitas vezes são utilizados pelos pesquisadores de outras instituições

Construção de bancos de dados

Como suporte para o desempenho profissional

Para analise da capacidade institucional em responder as demandas dos usuários

Como suporte para o estudo de casos semelhantes

Como mecanismo de inclusão/ ou exclusão

Na elaboração de parecer social

Na elaboração de relatórios atuais da instituição

A PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL

Através da informação e orientação sobre seus direitos enquanto usuário

Enfatizando a dignidade humana e elevando sua autoestima

Prestando um serviço de qualidade

Lutando contra todas as formas de discriminação e exclusão.

O QUE FAZ O ASSISTENTE SOCIAL?

=> Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais;

=> Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais;

=> Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais;

=>Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos;

=> Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais;

=> Estuda a realidade social dos usuários, para propor medidas e serviços que venham, ao encontro de sua necessidade;

=> Informa aos usuários sobre os programas sociais disponíveis na instituições onde atua democratizando o acesso aos serviços;

=> Elabora, coordena e executa ações na área de saúde, assistência, previdência, educação, habitação, atendimento aos idosos, crianças e adolescentes, portadores de deficiência, entre outros;

=> Participa da elaboração e gerenciamento das Políticas Sociais e na formulação e implementação de programas sociais;

ATIVIDADES DO ASSISTENTE SOCIAL

ð serviço de orientação familiar, de forma integral ou específica,

ð projetos sobre alcoolismo,

ð drogas,

ð separação,

ð homossexualismo,

ð crianças carentes ou

ð sobre as necessidades básicas do ser humano, como

ð alimentação,

ð moradia,

ð vestuário,

ð educação,

ð Saúde e

ð lazer

COMO DEFINIR UM ASSISTENTE SOCIAL?

· É um profissional que tem como objetivo garantir as camadas que estão em situação de vulnerabilidade social ao acesso aos serviços sociais básicos como a:

· saúde,

· habitação,

· educação,

· previdência, etc.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS OU FEDERAIS

ð Na área organizacional, o assistente social também atende a comunidade caso a organização esteja envolvida em algum trabalho com este enfoque.

ð pode exercer a sua atividade de forma autônoma como consultor organizacional.

ð Nos órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, elabora projetos que atendam a demanda dos referidos órgãos.

ð Oferece consultoria

ð Apoio e orientação

ð Palestras,

ð Oficinas e

ð programas específicos

EMPRESAS

ð elaborando , implementando ou executando projetos criados,

ð realizando atendimentos aos funcionários,

ð desenvolvendo treinamentos organizacionais e

ð programas com ações preventivas e educativas,

ð sempre pensando no bem-estar do indivíduo.

ð pode auxiliar nos treinamentos,

ð na orientação para a prevenção de acidentes de trabalho e

ð na seleção de pessoal, ou ainda,

ð realizar trabalhos para os funcionários ou

ð para uma comunidade ou

ð instituição mantida pela empresa.

ð Nesse último caso, ele atuará no Terceiro Setor. "O profissional analisa a necessidade daquela comunidade ou instituição e elabora projetos voltados para as mais diversas questões sociais vividos por ela".

"Quem se dedica ao serviço social é um eterno incomodado com a questão social do país. O assistente social busca soluções que diminuam as desigualdades sociais".

P/S: Atualmente existem no Brasil 104 mil assistentes sociais, sendo que 61 mil estão inscritos nos CRESS em exercício profissional.

05/05/2008

* 2008 - Ônibus adaptados para Blumenau

Após participar de um café da manhã com a imprensa, oferecido pelo Consórcio SIGA, o Prefeito João Paulo Kleinübing entregou nesta quarta-feira, dia 30, 12 novos ônibus para o transporte coletivo de Blumenau.
Todos os ônibus vem adaptados para melhor acessibilidade das pessoas com deficiências.

Também foi entregue 01 ônibus com piso baixo, que abastecerão as linhas Troncais.

Ao todo já foram entregue a comunidade , em duas oportunidades 22 veículos novos, até o final de 2008 serão entregue um total de 49 novos ônibus adaptados, correspondentes a 20% de renovação da frota total.

A ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, está auxiliando o Sistema SIGA na coordenação do transporte para pessoas com deficiência, devido ao grande número de associados com deficiência física, ou seja pessoas com dificuldades em se locomover devido a falta de transporte para as diversas necessidades que tem em suas vidas. As localidades que serão beneficiadas nesta nova entrega de ônibus adaptados serão os bairros e localidades:

· Loteamento Primavera,

· Progresso/Jordão,

· Nova Esperança,

· Troncal 30 - Velha via Jorge Lacerda,

· Troncal 12 - Via Escola Agrícola e Vila Itoupava

Atualmente o sistema SIGA está atuando com 258 onibus urbanos, gerando 1.200 empregos diretos (520 motoristas e 520 cobradores). Diariamente são feitas 5.420 viagens para cerca de 3 milhões de passageiros.

São 1.430.000 mensalmente em kilometragens, o equivalente a duas voltas de ida e volta a lua.

Em 2008 foi investido 20 milhões, 10 milhões em valor do contrato de concessão e os outros 10 milhões em novos onibus.

O SIGA trabalhará com 4 tipos de cartões:

* Passe fácil (adulto)

* Passe trabalhador (vale transporte) = 37.660 com expectativa que cheguem a 45 mil trabalhadores.

* Passe estudante = 18.320 já adquiriram e tem expectativa de 22.000 estudantes no total.

* Passe livre = 950 ja adquiriram (pessoas insentas, idosos acima de 65 anos e portadores de deficiência).

Também esta sendo aguardado a chegada do ônibus BLUFACIL, transporte para pessoas com deficiência severa ou seja pessoas com severa dificuldade de locomoção, que serão encaminhadas pela ABLUDEF (Associação Blumenauense de Deficientes Físicos) para acessarem o direito á saúde, educação,mercado de trabalho.Previsto o 1º ônibus a partir de maio de 2008 e mais 02 ônibus no transcorrer do ano de 2008 e meados de 2009.

O consórcio SIGA é formado pelas empresas Glória, Rodovel e Verde Vale.

Related Posts with Thumbnails