29/08/2020

* 2020 - Dia Internacional do Blog

O Dia do Blogue foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de agosto. É o dia internacional do blogue. Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog. Foi estabelecido que durante esse dia, bloggers de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogues que considerem interessantes.
Assim seus leitores poderão descobrir novos blogues para serem lidos, divulgando os blogues pela internet. 
Um exemplo de blog com publicação comemorativa do Dia do Blog pode ser encontrada no Blog sobre finanças pessoais Sou Poupador. Nela foi inserida uma imagem alusiva ao dia, bem como a indicação de outros blogues que fizeram publicações no Dia do Blog, 31/08.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Blog


27/08/2020

* 2020 - Dia Internacional do Gamer

Dia 29 de agosto, comemoramos o Dia Internacional do Gamer. A celebração foi criada a partir de uma iniciativa de algumas revistas espanholas especializadas em games, que viram a necessidade de se comemorar uma data específica para quem tem os videogames como parte da vida.PlayStation.Blog @ GDC

Para nós, o videogame é muito mais do que apenas diversão. A cada jogo novo, vem uma surpresa diferente, um aprendizado e a explosão e mistura de sentimentos que toma conta de nós quando estamos em frente à televisão. Através do videogame, você pode ser quem você quiser: de um guerreiro espartano a um caçador de relíquias; de um piloto de corrida a um jogador de futebol, e assim por diante.


Não importa se você é um gamer casual, que joga apenas quando dá tempo, ou um hardcore, que faz do videogame quase que um estilo de vida; o que importa é a paixão que temos pelos nossos consoles e a satisfação que dá quando terminamos um jogo!

Nós de PlayStation estamos trabalhando sempre para trazer a melhor experiência a você. A nossa intenção é que você possa sempre se emocionar e se surpreender, e temos a certeza de que PlayStation é o melhor lugar para isso.

https://blog.br.playstation.com/2014/08/29/hoje-e-o-dia-internacional-do-gamer-feliz-dia-pra-todos-nos/

24/08/2020

* 2020 - Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento

 

Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo (couro cabeludo). Esse grave acidente costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte, durante a pesca artesanal ou o transporte para a escola, o trabalho ou outros locais, quando, por descuido, os cabelos compridos, em sua maioria de mulheres e meninas, se enrolam nos eixos e partes móveis dos motores, causando o arrancamento parcial ou total do couro cabeludo. Em muitos casos, as vítimas têm orelhas, sobrancelhas, pálpebras e parte do rosto e pescoço arrancados, o que causa grave deformação e pode levar a morte. O longo tratamento consiste em cirurgia plástica reparadora e implante capilar, além de acompanhamento psicológico.

Sequelas:

As consequências do escalpelamento são muito graves e variam conforme as áreas afetadas no acidente, como crânio, pálpebras, orelhas e face. As principais sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão. Essas disfunções comprometem a qualidade de vida, o lazer e o emprego das vítimas, que muitas vezes ficam impossibilitadas de trabalhar. Em 2.010, a Lei nº 12.199 instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre esse grave problema e dar visibilidade à realidade de exclusão e violência que as vítimas de escalpelamento enfrentam diariamente. Apenas com o apoio de toda a população será possível fortalecer a prevenção dos acidentes e garantir os direitos das vítimas, especialmente educação, proteção social e trabalho.

Prevenção e controle:

A Lei 11.970/2.009 obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, oferece e instala gratuitamente a proteção do motor.

Recomendações aos usuários de embarcações:

- nunca arme rede ou sente de cabelos soltos perto do motor;

- prenda os cabelos, coloque um boné ou chapéu;

- evite usar colares ou cordões;

- mantenha as crianças sempre junto de você.

Fontes:

Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

Conselho Federal de Medicina

Ministério Público do Trabalho - 11ª Região

Radio Senado

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3027-28-8-dia-nacional-de-combate-e-prevencao-ao-escalpelamento

19/08/2020

* 2020 - Dia do Educador Especial

Dia 22 de agosto se comemora o dia do Educador Especial, profissionais que se dedicam à formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.  Esses especialistas incluem professores formados em educação especial, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Eles trabalham em conjunto para proporcionar melhor aprendizado, interação nas atividades escolares e convívio social, tanto em sala de aula quanto nas salas de recursos multifuncionais.


Entretanto, para que essa inclusão ocorra de forma institucionalizada, o Brasil criou em 2008 a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. Além disso, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/2015) também é referência no serviço de educação especial. Essa legislação, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, permitiu alguns avanços relacionados à conquista da autonomia dos deficientes nas áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte. No caso específico da educação, a LBI assegura a oferta de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino; estabelece a adoção de um projeto pedagógico com atendimento educacional especializado e profissionais de apoio; e proíbe as escolas particulares de cobrarem valores adicionais por esses serviços.

 

O dia a dia nas escolas

A educadora especial Jéssica Brites atua nessa área há três anos. Atualmente, trabalha na Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, onde 24 estudantes – entre autistas, pessoas com outras síndromes e deficiência intelectual – são atendidos por três professoras especializadas. “Trabalhamos junto com professores regentes e auxiliares, atuando na questão comportamental e de adaptação curricular e, se necessário, fazendo alguma intervenção no ambiente para favorecer o desenvolvimento do aluno”, afirma Jéssica. Segundo a professora, a maior dificuldade não é lidar com o aluno, mas vencer a resistência da inclusão em sala de aula. “Ela ainda está em processo, tanto nas escolas quanto em algumas famílias e o apoio de ambos é importante para o trabalho dar certo”, afirma. A atuação desses educadores é de fundamental importância não apenas para quem tem deficiência, mas também para ajudar a vencer a estranheza que as diferenças causam nos companheiros de classe. “Temos três alunos com autismo nas turmas do 1º ano do fundamental e os primeiros contatos geram um estranhamento, mas logo os demais aceitam, aprendem a lidar e a reconhecer as dificuldades do estudante com deficiência”, diz a professora. Nas salas multifuncionais, o foco é no atendimento individual. Realizado no contraturno escolar para aprimorar o processo de aprendizagem e interação social, o serviço conta com jogos,computadores e play table (mesa com jogos educativos) que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora, a memória e a concentração. Nesses espaços também são produzidos e adaptados materiais que ajudam na alfabetização, de acordo com as necessidades específicas de cada estudante. 

Capital catarinense é modelo nacional

Em Florianópolis, a rede municipal de ensino recebe alunos com todos os tipos de deficiência intelectual, física, sensorial (como cegos e de baixa visão, surdos e com audição parcial), autismo e altas habilidades/superdotação, desde o ano 2000. Mas a inclusão começou antes dessa data, com o atendimento de surdos e cegos na rede escolar. Atualmente, 1.100 estudantes com deficiência são atendidos por 67 professores  nos níveis infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas salas de aula e nas salas multifuncionais, disponíveis em 35 polos instalados em determinadas escolas, atendendo alunos oriundos de várias unidades no entorno. Já dentro das salas de aula, o professor regente conta com o educador especial e professores auxiliares para atender casos específicos, como o autismo e deficiências físicas graves. Os professores recebem formação do município sobre a educação inclusiva. “Este ano, capacitamos os professores da rede para sensibilizar e fundamentar a concepção da educação inclusiva, oferecendo estratégias e recursos que desmistificam o estudante com deficiência. Essa formação é reforçada pelo especialista em educação especial dentro das escolas, junto com o professor”, diz a gerente de Educação Especial do município, Ana Paula Felipe. De acordo com a gerente, todo esse trabalho serviu como referência para os documentos legais que resultaram na Política Nacional de Educação Especial. “Florianópolis é uma referência nacional nessa questão da educação inclusiva, que complementa e suplementa a escolarização dos estudantes”, afirma.  Professores especializados como Jessica Brites e Marilene Büttenbender (foto) dão suporte a alunos em salas multifuncionais e nas classes regulares. Professores especializados como Jessica Brites e Marilene Büttenbender (foto) dão suporte a alunos em salas multifuncionais e nas classes regulares – PMF/Divulgação

Inclusão aumentou quase 500% em dez anos

Segundo dados do Censo Escolar do MEC (Ministério de Educação), o número de alunos com deficiência matriculados em turmas regulares de escolas públicas aumentou 493% em dez anos, saltando de 81.695 estudantes no ano 2000 para 484.332 em 2010. Também em nível nacional, foram implantadas salas de recursos multifuncionais em 83% dos municípios e 42% das escolas públicas, de 2005 a 2010. Em Santa Catarina, a educação especial é regulamentada pela Resolução 100/2016 do Conselho Estadual de Educação. São considerados público alvo dessa modalidade, as pessoas com deficiência, autismo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação. Dados levantados pela Secretaria estadual de Educação em junho apontam que 842 escolas oferecem o Atendimento Educacional Especializado. O serviço envolve 6.527 segundos professores que atuam nas classes regulares e contraturno escolar, os quais prestam assistência a 15.034 estudantes com deficiência. A rede estadual conta atualmente com 523,9 mil estudantes matriculados.

https://ndmais.com.br/educacao/22-de-agosto-o-dia-do-educador-especial/

13/08/2020

* 2020 - Dia do Psiquiatra

 
Desde o ano passado, no dia 13 de agosto, comemora-se o Dia do Psiquiatra. A data foi definida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para homenagear os especialistas em saúde mental.

Confira os dados da Psiquiatria no Brasil fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde:

1 em cada 10 pessoas no mundo sofre de algum distúrbio mental

No Brasil, 12% da população precisa de algum tratamento relativo à saúde mental

No Brasil, 3% da população apresenta transtornos mentais graves

A saúde mental é tão importante quanto a física. Embora não conseguimos enxergá-la a olho nu, os danos são tão intensos e grandiosos quanto lesões visíveis.

Estes números, por si só, explicitam a importância do trabalho dos psiquiatras. Considerando o alto nível de estresse da população, principalmente concentrada nos grandes centros urbanos e demonstra o fundamental papel desses profissionais, os quais:

Examinam;

Diagnosticam;

Tratam;

Previnem;

Monitoram;

Reabilitam pacientes com distúrbios mentais.

Leia mais sobre o assunto em: OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população

Referência:

Élem Guimarães dos Santos; Marluce Miguel de Siqueira. Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2010.

The New England Journal of Medicine. The Importance of Psychiatry in the Practice of Medicine. 1923.

Williamsville Psychiatry PLLC. The Role of Psychiatrists & Psychologists in Mental Health Treatment. 2018.

http://www.ibes.med.br/13-08-dia-do-psiquiatra-o-responsavel-em-promover-a-saude-mental/

12/08/2020

*2020 - Dia Nacional dos Direitos Humanos

No dia 12 de agosto de 2012, pela primeira vez, o Brasil, comemora o Dia Nacional dos Direitos Humanos, criado pela Lei 12641 de 15 de maio de 2012. A lei brasileira surge, sintomaticamente, em um quadro histórico diferente daquele no qual emergiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU; em 1948 e que comemoramos no dia 10 de dezembro. A declaração da ONU nasceu de uma vitória na luta contra o nazismo e expressava a confiança de um mundo melhor. No Brasil, o dia Nacional dos Direitos Humanos relembra o assassinato, na Ditadura Militar, em 12 de agosto de 1983, por um matador de aluguel, de Margarida Alves, defensora dos trabalhadores rurais. Não nasce de uma vitoria, mas da necessidade de celebrar a memória de uma mártir e de continuar sua luta. 

Margarida Maria Alves (05/08/33 – 12/08/83), filha caçula de uma família camponesa, tinha nove irmãos. Pela sua liderança foi eleita presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, Paraíba, em 1973. Foram dez anos de luta contra fazendeiros e senhores de engenho que dominavam a economia e a política local. Visando a conscientização, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. Destacou-se na luta por direitos como carteira de trabalho assinada, jornada de 8 horas, férias e 13º salário. Quando morreu promovia mais de cem ações trabalhistas para defender estes direitos desrespeitados pelos fazendeiros, especialmente o dono da “Tanques” a maior usina de açúcar e líder “Grupo da Várzea”. Na véspera do assassinato participou de evento publico no qual denunciava as ameaças exigindo que ela parasse de “criar caso”. O gerente da usina, genro do dono, foi acusado de mandante do brutal assassinato – tiro de escopeta calibre 12 no rosto e em frente ao marido e filho de apenas 10 anos. Um dos lemas de Margarida era “é melhor morrer na luta que morrer de fome”.

 Morreu, mas sua luta foi reconhecida. O crime foi considerado político e mobilizou a opinião pública internacional, ativada pelos movimentos de defesa dos direitos humanos. Em 1988, Margarida recebeu, postumamente, o Prêmio Pax Christi (Paz de Cristo), movimento católico em defesa dos direitos humanos, justiça e reconciliação em áreas divididas por conflitos. A partir de 2000, se realiza, em agosto, a “Marcha das Margaridas”, na qual milhares de trabalhadoras rurais levam reivindicações à Brasília. Nestes anos tem apresentado reivindicações para melhorar a vida no campo; garantia de emprego e direitos trabalhistas; distribuição de renda; apoio a economia solidaria e a agricultura familiar, fundamentais para a garantia da segurança alimentar dos brasileiros e defesa do meio ambiente. A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), conta com apoio e mobilização das federações dos trabalhadores da agricultura e dos sindicatos rurais, um dos quais ela presidia e, especialmente, é o momento no qual as mulheres rompendo tradições patriarcalistas demonstram o seu protagonismo. Símbolo das mulheres trabalhadoras rurais é agora, símbolo da luta para estender e garantir os direitos humanos para todos os brasileiros; por políticas sociais e econômicas para reduzir a desigualdade que é a fonte maior da arrogância, violência e desrespeito aos direitos humanos; pela agilização da justiça contra a impunidade, dos crimes, que atinge especialmente os pobres. O assassinato de Margarida permanece impune. Dos cinco acusados, um morreu, dois foram absolvidos e dois permaneceram como “foragidos”. No momento em que se inicia os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade para reconstituir as violações dos direitos humanos, se está incluindo as praticadas, por empresários e fazendeiros, contra os trabalhadores rurais, milhares dos quais foram vitimas da repressão praticada ou acobertada pelo Estado. Margarida é exemplo destes trabalhadores. É mais um caso que justifica o lema “para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça”. 

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Os direitos humanos são “comumente entendido como fundamentais inalienáveis direitos à qual uma pessoa é inerentemente intitulada simplesmente porque ela é um ser humano “. Os direitos humanos são, assim, concebido como universal (aplicável em todos os lugares) e igualitária (o mesmo para todos).Podem existir esses direitos como direitos naturais ou como direitos legais, em local, regional, nacional e direito internacional. A doutrina dos direitos humanos na prática internacional, no âmbito do direito internacional, instituições globais e regionais, nas políticas de estados e nas atividades de organizações não-governamentais, tem sido uma pedra angular da política pública em todo o mundo. A ideia de direitos humanos afirma que “se o discurso público da sociedade global em tempos de paz pode-se dizer que têm uma linguagem moral comum, é o dos direitos humanos. ” Apesar disso, as fortes reivindicações feitas pela doutrina dos direitos humanos continuam a provocar ceticismo considerável e debates sobre o conteúdo, a natureza e a justificação dos direitos humanos até hoje. Na verdade, a questão do que se entende por um “direito” é uma questão controversa e objeto de debate filosófico contínuo. Muitas das idéias básicas que animou o movimento de direitos humanos desenvolvidas no rescaldo da Segunda Guerra Mundial e as atrocidades do Holocausto, que culminou com a adoção da Declaração Universal dos Direitos do Homem em Paris pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 1948. O mundo antigo não possuía o conceito de direitos humanos universais. O verdadeiro precursor do discurso dos direitos humanos foi o conceito de direitos naturais que surgiram como parte do medieval Direito Natural tradição que tornou-se proeminente durante o Iluminismo com filósofos como John Locke , Francis Hutcheson , e Jean-Jacques Burlamaqui , e com destaque no discurso político da Revolução Americana e da Revolução Francesa.  A partir dessa base, os argumentos modernos direitos humanos surgiram ao longo da última metade do século XX.

Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo… -Primeira frase do Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 Fonte: en.wikipedia.org

 https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-nacional-dos-direitos-humanos

05/08/2020

* 2020 - Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

A data foi instituída por uma lei federal em 2015. O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 5 de agosto, data instituída pela Lei nº 13.098, de 27/1/2015, coincidente com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, um respeitável nome na história da vigilância sanitária do Brasil. A Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa/DF) coordena as ações nesta área, no DF, promove estratégias e ações de educação e fiscalização com a finalidade de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população. Intervem nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da população, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

“A Vigilância Sanitária tem a missão de proteger a saúde da população, desenvolvendo ações normativas, educativas e de fiscalização para eliminar ou reduzir riscos à saúde da população”, ressalta o diretor de Vigilância Sanitária Manoel Silva Neto. A Visa atua no controle sanitário de medicamentos, alimentos, água envasada, bebidas energéticas e preparado liquido aromatizado, resíduos em saúde, agrotóxicos, cosméticos, saneantes, produtos de higiene e perfumes, equipamentos, produtos hemoterápicos, imunobiológicos, sangue e hemoderivados, cigarros, propaganda de produtos que geram risco sanitário, produtos que envolvem risco à saúde, obtidos por engenharia genética.

Exerce, ainda, o controle sanitário nos serviços relacionados à saúde, tais como hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, bem como em instituições de longa permanência para idosos, salões de beleza e estabelecimentos de estética, tatuagens, e tudo mais que esteja relacionado, direta ou indiretamente com a saúde da população. A Visa dispõe de núcleos de inspeção descentralizados, cobrindo todas as regiões administrativas do DF. Carolina Pedroza, da Agência Saúdehttp://www.saude.df.gov.br/5-de-agosto-e-o-dia-nacional-da-vigilancia-sanitaria/

Related Posts with Thumbnails