27/06/2019

* 2019 - AZUL: 50 CURIOSIDADES INTERESSANTÍSSIMAS - Nº 3

Mas o azul também tem um aspecto negativo: pode parecer frio, triste e depressivo. Por isso que os músicos do “blues” falam em suas músicas sobre tristezas interiores da qual não há conforto. Bom, há muito coisa para aprender sobre esse tom!
21. Mosquitos amam azul. Ao se planejar para uma aventura ou camping, use as de cores mais claras e de mangas compridas. Uma pesquisa mostrou que esses insetos são atraídos por cores escuras especialmente azuis. Vai entender!
22. Muito calor onde mora? Pinte a parede de azul. A cor é percebida como fria, mesmo que o termômetro não indique.
23. Na China, o azul significa o céu, o leste, o vento e a primavera. Por ser ligada ao céu, a cor é associada a enterros. O azul também está em todo lugar do país, do espiritual ao mundano. Muitas pessoas de idade se vestem simbolicamente com a cor, além de serem famosas as porcelanas chinesas que estampam a cor.
24. Na Grécia e em outros países na costa do Mediterrâneo, incluindo o norte da África, acredita-se que o azul espanta mau olhado. Por isso tantas pessoas usam colares, pulseiras ou amuletos do tom para proteção, como o olho grego. Além disso, o objeto faz referência ao olho de Deus.
25. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” inspira muitos casamentos. A noiva deve seguir o ditado à risca e, durante a festa precisa usar algo velho (símbolo da continuidade), algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e um item azul (representa a pureza e fidelidade).
26. Não se sabe quando a expressão “colarinho azul” no ocidente tornou-se sinônimo de uma pessoa que faz trabalho manual ou industrial, mas estudos dizem que foi no século 19. Tudo isso porque naquela época, os trabalhadores da Europa e América recebiam macacões para protegerem suas roupas ao manusearem máquinas pesadas. Por acaso, esses macacões eram tingidos com índigo, um pigmento azul resistente.
27. No hinduísmo, o azul é uma cor sagrada. Krishna é muitas vezes retratado com a pele azul. Outra explicação para esse status da cor na Índia é a crença de que Brahma surgiu de um lótus azul. A bandeira do país é adornada com o Ashoka Chakra azul, também conhecido como “a roda da justiça”, representando Dharma ou a virtude. Esse símbolo budista significa as 24 horas do dia e como a roda da vida gira. O Chakra simboliza o movimento através do tempo e as mudanças dinâmicas.
28. No Islã, o azul significa proteção, por isso muitas mesquitas são decoradas com ladrilhos azuis e pintadas da mesma cor. Assim também acontece com muitas cúpulas da igreja, que azuis, simbolizam a abóbada celeste e lembram que Deus e o céu estão acima de tudo.
29. O artista francês Yves Klein pintava quadros totalmente azuis. Inclusive chegou a patentear o seu azul como “azul Yves-Klein Internacional”. Na realidade, trata-se do azul ultramarino sintético – só que fabricado segundo um método mais barato do que o usual. Para Klein, o azul era a cor das possibilidades ilimitadas.
30. O azul acalma, portanto, pessoas que tem dor de cabeça podem se sentir melhores após olhar fixamente para a cor.
http://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/azul-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor

21/06/2019

* 2019 - Inverno 2019

Inverno tem início no dia 21 de junho de 2019 às 12h54 e termina em 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera. Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Solstício de Inverno O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol. O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.
Solstícios e equinócios
Solstícios e Equinócios nos Hemisférios Norte e Sul

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil
O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 23 de setembro de 2019, marcando o fim do inverno e começo da primavera. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul. Tem muita gente que não gosta do inverno. Dizem que não dá vontade de sair, passear e se sentem desanimadas. Se você é uma dessas pessoas, a gente te mostra como contornar esse estado de espírito e usufruir do melhor que o inverno tem para te oferecer.
1 Convide os amigos para jogar: Sabe aqueles jogos de tabuleiro que você tem guardado aí no armário da sua casa? Você já nem lembra deles e nem o quanto pode se divertir jogando com os seus amigos.Cada um pode levar um jogo diferente. Entre gargalhadas e conversas, as horas vão passar e ninguém vai notar.

2. Saboreie queijos e vinhos:  Queijos e vinhos formam uma dupla infalível. Seja com a sua cara-metade ou com um grupinho de amigos, a noite será muito bem passada a queijo, vinho e conversas sem hora para acabar.


3. Relaxe com TV, edredon e pipoca: Essa é uma combinação perfeita que não falha. Aproveite as noites mais longas e desfrute do aconchego do seu lar. Assista filmes, as suas séries preferidas ou os seus programas de TV favoritos. Por que não? Não esqueça de levar as pipocas antes de se instalar no sofá.
4. Leia e delicie-se com uma bebida quente:  Ah, não tem nada mais relaxante do que descansar fazendo uma boa leitura e com a caneca da sua bebida preferida ao lado. São tantos os sabores para experimentar. Pesquise e encontrará receitas deliciosas de bebidas quentes: chocolate quente com creme de leite, chá preto com baunilha...
5. Faça sopa e coma com pão quentinho:  Mesmo quem não é grande admirador de sopas vai adorar a ideia de fazer uma boa panela de sopa maravilhosa e convidar os amigos para jantar. Há receitas deliciosas. A festa já começa durante à tarde, quando todos põem a mão na massa e amassam o pãozinho que vai acompanhar o jantar. Com certeza, a diversão é garantida.

6. Organize um arraiá!: O São João acontece nos primeiros dias de inverno. Não há festa mais gostosa do que essa no inverno. Organize com os amigos uma festa animada, onde não podem faltar as brincadeiras, as comidas típicas e as roupas de caipira. Se vocês forem muitos também podem organizar a tradicional quadrilha.
7. Faça a sua própria pizza :Hum, e que tal acabar com pizza? Escolha uma receita de pizza para fazer com seu amor. Comprem ingredientes frescos e de qualidade e cozinhem juntos. Aproveitem o quentinho da cozinha, coloquem a conversa em dia e desfrutem do momento sem preocupações (só não deixem a pizza queimar).

08/06/2019

* 2019 - AZUL: 50 CURIOSIDADES INTERESSANTÍSSIMAS - Nº 2

Tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas. É relacionado a purificação, expulsa energias negativas, além de favorecer a amabilidade, a paciência e a serenidade. Estimula a busca da verdade interior, bondade, ordem, disciplina. Incrível, não?
11. De acordo com uma pesquisa feita por designers do Google, o azul que escolheram para sua barra de pesquisa influencia consideravelmente a quantidade de acessos;
12. Em Jodhpur, Rajasthan, na Índia ou em Chefchaoen no Marrocos, todas as casas são pintadas de azul. A cor surgiu por conta da separação de castas que há no país. Os brâmanes que pertencem à linha sacerdotal ou os judeus no caso do México, começaram a pintar suas casas para diferenciá-las do restante. Quando o local começou a crescer, os novos moradores, religiosos ou não, continuaram a ideia, até que virou uma tradição. Além disso, o azul mantém o calor do verão mais ameno;
13. Estudos afirmam que a depressão pode aumentar no início do outono. Isso sugere que a ideia de ficar muito tempo sem o calor do sol, ao invés da ausência real da luz do sol, é o que faz as pessoas se sentirem “tristes e azuis de frio” – no corpo e na alma;
14. Estudos mostram que halterofilistas suportam mais peso em um ginásio azul;
15. Existem 111 tons de azul classificados;
16. Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Linked in. Todas essas redes sociais tem a cor azul em seu logo ou em suas interfaces. Assim como a marca da IBM, HP, Intel. Inconscientemente, a cor ligada a tecnologia, alivia o stress e significa inteligência, liberdade e progresso;
17. Henri Matisse pintava até os tomates de seus quadros de azul, de tanto que gostava da cor. Quando lhe perguntaram o porque ele fazia isso, ele disse que lamentava ser o único a ver tomates dessa cor;
18. Lagostas, caranguejos e polvos tem sangue azul por possuírem hemocianina, um pigmento respiratório rico em cobre que dá essa tonalidade;
19. Leonardo da Vinci foi o primeiro a explicar porque o céu é azul. Ele também foi o primeiro a observar que a sombra pode ser colorida e a pesquisar a visão estereoscópica;
20. Médicos usam uniformes azuis (ou verdes) porque a cor é agradável aos olhos, ajuda a absorver o brilho das luzes brancas, além de neutralizar a visão e auxiliar na concentração e sensibilidade causada pelo vermelho (sangue);
http://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/azul-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor
Related Posts with Thumbnails