20/01/2021

* 2021 - Dia Nacional da Parteira Tradicional


A Lei 13.100/15, que institui 20 de janeiro como Dia Nacional da Parteira Tradicional, e outras três normas aprovadas pelo Congresso Nacional para criar datas comemorativas foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff e estão publicadas na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da União. As parteiras tradicionais são estimadas em 60 mil no País, assistindo a cerca de 450 mil partos por ano. A data escolhida para festejar o Dia Nacional da Parteira Tradicional tem como base comemoração celebrada no estado do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional mais antiga de Macapá, Juliana Magave de Souza. Juliana nasceu em 1908 e teria realizado mais de 300 partos. A homenagem às parteiras tradicionais foi sugerida pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).
Segundo ela, esse grupo, representou durante séculos papel fundamental no nascimento dos brasileiros. A proposta recebeu apoio dos senadores. Hoje em dia, embora sua importância relativa tenha decrescido, as parteiras, também conhecidas como aparadoras, ainda são responsáveis por 20% dos nascimentos na área rural, percentual que chega ao dobro nas Regiões Norte e Nordeste. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/480880-DIA-DA-PARTEIRA-TRADICIONAL-E-INCLUIDO-NO-CALENDARIO-NACIONAL.html

19/01/2021

* 2021 - Dia Municipal do Passista

 

Dia Municipal do Passista. A Lei nº 4462 foi promulgada em 10 de janeiro de 2007 pelo então vereador José Carlos Rego, um jornalista devotado a pesquisar e estudar a arte dos dançarinos e dançarinas do samba no pé. Desde então, o dia 19 de janeiro passou a ser oficialmente o Dia do Passista.

O vereador prestou homenagem ao grande passista da Portela Valci Pelé, razão pela qual a lei ficou popularmente conhecida como “Lei Valci Pelé”. http://www.srzd.com/colunas/helio-rainho/dia-do-passista-festejar-e-refletir/

17/01/2021

* 2021 - Dia Nacional do Krav Maga

 

Desde de 2017, o governo brasileiro proclamou o dia 18 de janeiro como o Dia Nacional do Krav Maga, em reconhecimento à importância do trabalho realizado pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, na disseminação dessa arte de defesa no país.

Em 18 de janeiro de 1990, Grão Mestre Kobi (faixa-preta – 8º Dan) chegava ao Brasil para apresentar o Krav Maga a civis e militares. Essa foi a primeira vez que a modalidade saiu de Israel para ser difundida.

De lá para cá, o trabalho de disseminação da metodologia de segurança israelense vem sendo cumprido pela Federação Sul Americana de Krav Maga, que é dirigida por Grão Mestre Kobi, com o compromisso e a responsabilidade de manter o Krav Maga nos mesmos parâmetros praticados em Israel.

Com isso, militares e civis, homens e mulheres de idades distintas têm se beneficiado da segurança que o Krav Maga proporciona a seus praticantes. O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão. Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e preparadas para enfrentar situações de risco. Durante esses quase 30 anos de presença no Brasil, Grão Mestre Kobi, que foi aluno direto de Imi Lichtenfeld – o criador do Krav Maga, tem atuado à frente do treinamento de equipes de defesa pública e privada e tem supervisionado seus instrutores e professores, devidamente habilitados e preparados para difundirem o Krav Maga com responsabilidade e segurança. Hoje, a Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil. A partir deste ano, a Federação passa a atuar também em Portugal.

Para conhecer mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br

https://corumbaibanoticias.com.br/noticia/864/dia-18-de-janeiro-e-o-dia-nacional-do-krav-maga

 

15/01/2021

* 2021 - Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes

 

Em 15 de janeiro comemora-se o Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes. Os casos de dopagem no Brasil e no mundo têm sido comuns mesmo após a aprovação de legislação específica sobre o assunto pelo Congresso Nacional. Em 2016, por conta das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Congresso aprovou medida provisória que se transformou na Lei 13.322/2016, criando a Justiça Desportiva Antidopagem e atualizando a legislação brasileira para o setor. Ela foi relatada pelo senador Telmário Mota (PTB-RR). Ele avalia que a legislação se tornou “mais técnica e efetiva na defesa, em âmbito nacional, do direito dos atletas de participarem de competições esportivas livres de quaisquer formas de dopagem”.


Mas muitos atletas aos serem flagrados em exames antidoping alegam que não sabiam da existência de substâncias proibidas em complementos alimentares, energéticos ou multivitamínicos. Para corrigir esse problema, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) está examinando o PLC 6/2017 para obrigar os laboratórios farmacêuticos a colocar nos rótulos de seus produtos alerta sobre a presença de substâncias consideradas como doping.

https://www.telmariomota.com.br/15-de-janeiro-e-o-dia-nacional-do-jogo-limpo-para-combater-o-doping-nos-esportes/

* 2021 - Dia Internacional do Fetiche

O Dia Internacional do Fetiche observa-se na terceira sexta-feira do ano desde 2009.Próximo Dia Internacional do Fetiche 15 de Janeiro de 2021 (Sexta-feira) 

O dia surgiu no Reino Unido em 2008, como Dia Nacional do Fetiche, mas foi adotado e absorvido rapidamente por outros países à volta do globo, tornando-se numa data internacional.

Os objetivos deste dia são divulgar e apoiar a comunidade fetiche, assim como encorajar as pessoas a serem mais abertas sobre a sua sexualidade. Neste dia é costume as pessoas usarem uma peça de roupa roxa para mostrarem que fazem parte da comunidade fetiche. https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-fetiche/

Também tem objetivo deste dia é eliminar os muitos tabus que existem à volta do tema sexo. Não há limites para definir o número de fetiches. Em termos de comportamento e estilos de vida, pode falar-se dos sapatos, da roupa íntima, ou até dos pés. Umas das peças íntimas que realiza muitos fetiches é o espartilho. Está no guarda-roupa feminino há séculos. Em Portugal há quem se dedique exclusivamente a desenhá-los.  

O termo "fetiche" está muitas vezes associado ao BDSM - Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo. Uma comunidade que continua a preferir manter o segredo. A TSF foi conhecer um espaço onde cabem todos os fetiches.

05/01/2021

* 2021 - Alho assado é uma deliciosa opção na culinária


O alho é popularmente usado como tempero e para fins medicinais.  Oferece um sabor riquíssimo a qualquer prato e possui inúmeros benefícios para saúde. Há diversas formas para preparar e  utilizar o alho na culinária. E assado, é uma delas. Depois de assado, o alho apresenta um aspecto sofisticado, textura macia, aroma e sabor suave. 

Para preparar, você pode separar uma cabeça média ou grande de alho, mantendo a casca. 

Corte a parte de cima (como uma tampa), e descarte.  Tempere os dentes que estão a vista, da forma que você desejar, ou siga a sugestão abaixo:

Tempere com sal rosa, pimenta do reino moída na hora, azeite de oliva extravirgem e alecrim. 

Faça uma trouxinha com papel alumínio. E coloque para assar a 230 graus por 30 minutos. Após os 20 primeiros minutos, abra a trouxinha e continue a assar até o final do processo. 

Desligue o forno, retire o alho. Você irá perceber que os dentes de alho saem facilmente da casca e estão macios. 

Você pode retirar todos os dentes, e consumir da forma que você desejar.

Algumas sugestões: 

* Amassar os dentes, corrigir o tempero, e utilizar como um patê, para acompanhar torradinhas. 

* Amassar e misturar com pedaços de queijos e derreter. Fica uma delícia em sanduíches com carne vermelha, tender...

* Comer puro, como aperitivo . É macio e tem sabor suave. 

* Amasse os dentes do alho, e misture com crêem cheese, para formar um creme delicioso. Acompanhamento ideal para aperitivos. 


Gostou da dica? Como você costuma utilizar o alho em sua casa? Comente aqui no blog. 

Muito obrigada, 

Dalva Day

Related Posts with Thumbnails