28/07/2009

* 2009 – Candidata a MISS BLUMENAU 2010

No dia 24 de julho recebemos a senhorita Aline Pereira, Rainha do Comércio de Blumenau 2009, na entidade. Aline escolheu a ABLUDEF para representá-la no dia 27 de agosto, quando concorrerá ao titulo de MISS BLUMENAU. O GRUPO ARCO IRIS de artesanatos da ABLUDEF recebeu-a com carinho, e a jovem Aline conversou sobre o concurso e recebeu os parabéns pela escolha da ABLUDEF. Todos foram unânimes em dizer que era uma jovem muito bela e estariam torcendo por ela.
Dia 27 de julho fomos convidados a reunião da direção da secretária de turismo, candidatas ao titulo de MISS BLUMENAU 2010, e as ONGs que foram escolhidas para o evento. A senhora Regina Bahls de Almeida, esposa do secretário de Turismo de Blumenau, José Eduardo Bahls de Almeida, deu início a reunião, apresentando a mesa, Elcio, Regina, Cheila e Túlio, em seguida pediu a cada candidata a MISS BLUMENAU que se apresentasse e á entidade do qual irá representar, no concurso . Repassou as informações e agenda as candidatas:
03/08 ás 9horas será realizado um café no restaurante da HAVAN para a imprensa, candidatas e representantes das ONGs.
05/08 As candidatas irão fazer um roteiro histórico.
07/08 será uma noite descontraída no Expresso Choperia com o Dj Beto Almeida .
27/08 será o grande dia da escolha da mais bela Blumenauense “MISS BLUMENAU 2010”, ás 20 horas no teatro Carlos Gomes no auditório Heinz Geyer.

Blumenauense Cíntia Goldacker recebe título de Musa Santa Catarina

No Restaurante Park Blumenau, as 20hs aproximadamente, Cíntia Goldacker , MISS BLUMENAU 2009, recebeu o título de Musa Santa Catarina, das mãos da atual Musa, Carolina Santos. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, José Eduardo de Almeida além de outras autoridades. Também esteve presente o senhor Túlio Cordeiro, representante do concurso MISS SANTA CATARINA que estará acompanhando Cintia no concurso do qual representará o MUSA BRASIL, em 10 de agosto no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Iderb), no Estado da Bahia.

Maria Helena Mabba, presidenta da ABLUDEF e a senhora Dalva Day assistente social representaram a entidade e prestigiaram a candidata Aline Pereira.

24/07/2009

* 2009 - REUNIÃO DO GRUPO ARCO IRIS

No dia 21 de julho, terça-feira o Grupo Arco Íris fizeram a prestação de contas referente a 21ª FEIRA DA AMIZADE , que aconteceu nos dias 10,11 e 12 de julho. A coordenadora do Grupo Arco Íris e assistente social Dalva Day deu inicio a reunião mostrando todo o trabalho que os associados pertencentes ao grupo realizou durante o primeiro semestre de 2009. Ao finalizar a apresentação perguntou ao grupo o que mais chamava a atenção nos slides apresentados. Falou ao público que o que mais ficou evidente além dos belos trabalhos foi a questão de amizade, união e respeito que o grupo se tratavam durante os trabalhos. Agradeceu a equipe e pediu que o segundo semestre todos possam dar continuidade aos trabalhos e que já temos agendados outras atividades ao grupo.
Há momentos que devemos dar uma parada nas atividades e fazer avaliações, reflexões. Como qualquer grupo tem suas diferenças, trabalhamos com pessoas de diversas origens, algumas mais difíceis de lidar mas todas que com um pouco mais de compreensão conseguimos nos entender. Nada que uma boa conversa para nos entendermos.

Agradecemos e parabenizamos todos que de alguma maneira estiveram presentes, na confecção das peças, na venda e na divulgação da entidade. Foi vendido vários vasos de flores com E.V.A. e tiveram algumas encomendas. Todas estavam contentes, pois tiveram uma participação importante para que a feira fosse um sucesso. Como sempre enfatizamos durante os encontros, todos têm potenciais, deve apenas acreditar e fazer.

A própria coordenadora tem motivos que poderiam desanima-la, pois praticamente sua rua ficou destruida com as enxurradas de novembro de 2008, mas diariamente caminha muitos quilometros, até o local onde possa pegar o onibus, para ir ao trabalho. Mas com a certeza que Blumenau em breve voltara a sorrir, e que outras pessoas estão em piores condições vai em frente. Após os agradecimentos e anunciando ao grupo que na próxima semana nos encontraremos para dar continuidade nos trabalhos, foi oferecido pela presidenta da ABLUDEF, senhora Maria Helena Mabba , um gostoso bolo recheado de morango para o lanche de confraternização do grupo Arco Íris.

Foi feito aos participantes algumas perguntas de avaliação sobre a feira. Para que no ano de 2010, possam estar contribuindo para o sucesso da 22ª FEIRA DA AMIZADE.

1. Em relação aos TURISTAS que visitaram a 21ª Feira da Amizade:

• Fez alguma pergunta relacionada à tragédia de novembro?

• Interessou-se pelo artesanato da ABLUDEF?

• Mostrou interesse pelo trabalho na Feira?

• Achou caro os trabalhos expostos?

• Interessou-se em saber onde se localiza a (ABLUDEF)?

2. Em relação aos BLUMENAUENSES que foram a 21ª Feira da Amizade:

• Conheciam a ABLUDEF?

• Se interessou pelo trabalho realizado pelos associados da ABLUDEF?

• Achou caro os produtos oferecidos pela ABLUDEF?

3. Como foi o atendimento do ASSOCIADO e dos voluntários que trabalharam não Stant da ABLUDEF durante a 21ª Feira da Amizade em relação aos turistas e aos Blumenauenses ?

• Mostrou os trabalhos para as pessoas que chegavam ao Stante para comprar?

• Falou sobre o material utilizado para fazer as flores ...E.V.A.

• Falou sobre a Associação (onde fica , quem dirige, e o que é a entidade)?

• Quer participar da feira em 2010? Justifique o por quê?

• Sobre o espaço para a feira, neste ano achou suficiente? Justifique o por quê?

• Como foi tratado na feira pelas pessoas com quem trabalhou e com as que atenderam, por ser deficiente? Houve diferenciação pela sua condição física?

• O que pode ser mudado para a próxima feira? Sugestões.

* 2009 - TV GALEGA NA ABLUDEF

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF, sempre atenta as necessidades dos associados, recebeu a TV GALEGA, para uma reportagem sobre mercado de trabalho para o deficiênte físico, na tarde do dia 21 de julho. As empresas de Blumenau, tem nos enviados via email, listagem de empregos onde podemos colocar nosso associados. Como assistentes sociais representando a entidade Tânia Regina Moraes e Dalva Day, analizam os curriculum dos asssociados para que os mesmos não sejam apenas colocados para preencher “cotas”, mas que possam estar produzindo juntos com os demais funcionários. Também fizemos visitas as empresas para ver a situação de “acessibilidades” e de “convivio” entre funcionários, colegas e gerencia em relação aos deficientes. Maria Helena Mabba indicou uma associada para ser entrevistada, essa moça tem capacidade intelectual, mas pouca mobilidade para o trabalho. Seu perfil seria mais para atendimentos de telefone, onde não requer muita movimentação.
Temos muitos parceiros na cidade de Blumenau, para que os nossos associados que por muitas vezes não tiveram condições de acesso na educação escolar, ou na área digital tenham seu espaço agora, possibilitando recuperar e poder competir de igual para igual. Um dos parceiros que a instituição tem é a empresa BLUSOFT com o projeto ENTRA 21, onde teremos a primeira turma de dormados a partir de setembro de 2009. Na ABLUDEF temos o projeto de Fraldas Geriatrica, para pessoas acamadas ou que utilizam fraldas. Esse projeto é financiado pelo poder público através de projetos e executado pela entidade com auxilio de voluntários e associados. A demanda atual é de 200 associados que necessitam de fraldas na faixa de idade de criança a idosos.

Temos na entidade o curso de informática básica, administrado pelo instrutor profº Jorge. São administrados cursos para os associados terem uma noção básica do uso do computador. São aulas dadas semanalmente as 2ª,4ª e 6ª feiras no período vespertino e matutino. Outra parceria são os cursos administrados pelo Instituto Casa Brasil, totalmente gratuito para a comunidade do Garcia. Localiza-se no prédio ao lado do Distrito Garcia.

Para os associados que estão a espera de 01 vaga nas empresas, ou que já estão aposentados, a ABLUDEF disponibiliza vários grupos de artesanato, onde o associado faz trabalhos diversos de artesanato e com isso possam estar contribuindo na renda familiar. No Grupo Arco Iris, as 3ª feiras são administrados vários cursos, em parcertia com a COOPER que cede professora de artesanato, material e lanches para os associados. Dia 11 de agosto teremos o curso de flores com meia de seda. Já foi administrado no ano de 2009, curso de capitonê (almofadas), material de limpeza e higiene, flôres de E.V.A. onde muitas associadas se identificaram e hoje fazem lindas flores. A coordenadora do Grupo Dalva Day assistente social, coloca aos associados que não trabalhamos por produção, todos poderão fazer respeitando suas limitações. A artesã Beralice Lazarins voluntariamente ensina nas 6ª feiras no espaço da ABLUDEF curso de tear, temos atualmente 7 associados fazendo cachecois,tapetes, todos os trabalhos são vendidos nas feiras de Blumenau.

Nas 5ª feiras temos o grupo de artesanatos em jornais, ou seja trabalhos realizados com jornais e revistas. O associado Ilson Carlos Borges ensina ao grupo técnicas de fabricação de vasos, enfeites para casa, com materiais de folha de jornais ou revistas.

Nossos associados tem potencial, devemos colocar nos locais onde cada um se identifique. Devido ao grande números de pessoas que se acidentam no trânsito (carros e motos), temos jovens que poderiam estar trabalhando, estudando estão hoje a procura de colocação onde possam estar se reabilitando. São pessoas que a sociedade terá que estar incluindos neste mercado diferenciado, mas teremos que se agilizar e ter a sensibilidade de estar a frente e não esperando que o poder público ou empresário façam sua parte. Venham conhecer nosso trabalho, e seja um voluntário, sua esperiência ajudará alguém a mudar sua vida.

23/07/2009

* 2009 - CMI no IBEGERON

No dia 20 de julho o Conselho Municipal dos Idosos de Blumenau, realizou sua reunião mensal no Instituto Brasileiro de Gerontologia - IBEGERON.
Conforme a convocação de nº 003/2009, os conselheiros aprovarão a Ordem do Dia, que consistia na leitura da Ata 002/2009,leitura das correspondências recebidas e a apresentação do Instituto de Gerontologia e suas ações. As senhoras Rosana Hahne assistente social, Creuza Fleck, Karina psicologa e Maria do Horto Coimbra, mostraram o que é o IBEGERON e suas ações. O instituto esta completando 1 ano no dia 1º de agosto, praticamente é mantido por associados e pelos cursos que adminstram durante o ano no proprio espaço do instituto a exemplo dos cursos de Cuidadores de Idosos para prestar serviços a domicilios ou instituições de longa permanencia para idosos (ILPs).

Sua principal visão enquanto instituto é “Respeitar e valorizar o desenvolvimento do ser envelhecente, com foco na formação".

A Conselheira Dalva Day assistente social da ABLUDEF reforçou o convite a todos para participar no dia 17 de agosto ( segunda-feira) do encontro do CMI na ABLUDEF. No ano de 2009, ficou combinado entre os membros do Conselho Municipal dos Idosos que a cada mês seria realizado a reunião mensal em uma instituição onde atende idosos.

O novo calendário para próximos encontros ficou assim estabelecidos: 17/08 = ABLUDEF – Rua Bertha Odebrecht nº 63 – Bairro Garcia 21/09 = Fundação Municipal da Cultural 19/10 = PRÓ – FAMÍLIA 16/11 = a confirmar local

* 2009 - Palestra de MOTIVAÇÃO no SESI ESCOLA

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e a assistente social Tânia Regina Moraes foram convidas a palestrar na sala de aula do sesi-escola, para alunos especiais e familiares, no dia 17 de julho .
Maria Helena citou vários provérbios de auto estima, enquanto a interprete de libras transmitia aos alunos com deficiência auditivas. Mostrou a eles que por experiência própria deve ir a luta, não podem deixar que outros impeçam deles tentar alcançar seus objetivos. Todos, independentes de serem ou não deficientes tem várias barreiras para transpor durante sua vida , só dependem da força de vontade. Como citou num dos provérbios :
Se a oportunidade não bate, construa uma porta. “ (Milton Berle)
“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” ( Pablo Picasso )

Maria Helena Mabba mostrou a eles sua própria luta, e acrescentou que todos podem e devem construir seu futuro. Deu seu testemunho , fez concurso público, muito antes de ter as “cotas” onde existe vagas para pessoas com deficiências. Atualmente é servidora pública e voluntária como presidente de uma ONG - ABLUDEF, com mais de 1800 associados e presidenta da CODEPA que abrange 14 entidades e patologias no município de Blumenau. Exemplos existem de sucessos, basta a família ajudá-los a transpor ás barreiras e a sociedade acreditar neles.
A assistente social Tânia apresentou dados referente ao Mercado de Trabalho, falou o quanto é importante estar estudando, se profissionalizando, pois vagas existem mas poucos tem condições de estar acessando esse direito de trabalhar dignamente.

Dados: IBGE

* 2009 - ENCONTRO PREPARATÓRIO DAS ENTIDADES NO IBES

Conforme o convite enviado para diversas entidades , pela Secretaria Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente – SEMASCRI, e o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, foram convidados a participarem das preparatórias para a VII Conferência Municipal de Assistência Social que se realizará de 04 a 06 de Agosto de 2009. A VII Conferência Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, terá como tema principal: “ Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social”.
Objetivando aprofundar as discussões está conferência será precedida de encontros preparatórios, sendo um deles o : Encontro Preparatório para as Entidades Prestadoras de Serviços Sócio-assistenciais e de Organizações de Defesa de Direitos.
O tema desta preparatória foi : “Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS: controle social, participação popular e gestão interna”. O encontro aconteceu no dia 17 de julho das 8hs até as 12 hs no Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES onde encontraram-se profissionais do serviço social e gestores das entidades assistidas pela assistência social do município de Blumenau. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e da CODEPA esteve presente a reunião, onde foi dividido em grupos de trabalhos para melhor visualizar ás demandas das entidades assistências. No início do encontro houve um gostoso café colonial oferecido pela organização do evento aos participantes da reunião.

19/07/2009

* 2009 - REUNIÃO CASA DA AMIZADE COM ENTIDADES

No dia 16 de julho no salão de festa do edifício Villa Réggio as 19 horas , a presidenta da ASR senhora Neilen Sackl presidiu a reunião que visava a apresentação do projeto de assistência das entidades e conhecer os representantes . Foram apresentadas as madrinhas das entidades.
Na oportunidade foi pedido que as entidades assistidas pela ASR gestão 2009/2010 que trouxessem documentados a relação das necessidades da ONG.
O que vem a ser ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau?
A casa da Amizade foi fundada em 07 de outubro de 1966, com objetivo do desenvolvimento da amizade e companheirismo entre as associadas e com fim especial de manter uma assistência de caráter beneficente. A 1ª presidenta foi a senhora Edeltraud Odebrecht (in memorium).
No oportunidade a Cynara Maria Reinert responsável pela assistência as entidades mostrou em slides o projeto a todos os representantes das entidades assistidas pela ASR. Colocou com muito orgulho que o trabalho por elas realizados juntos as entidades é a espinha dorsal do ASR. Atualmente para garantir o nome de utilidade pública tem que apresentar 2 projetos junto ao SEMASCRI – Secretaria de Assistência Social da Criança e do Adolescente.
Foram divididos em módulos para trabalhar com as entidades . O objetivo do projeto é dar assistência pessoal, material e financeira as entidades com a realização de programas e parcerias.
1ª JURIDICO/BUROCRÁTICO: Auxiliará as entidades nesta parte legal, como documentação , contratos etc. Dará treinamentos, assessoria e apoio nas obrigações jurídicas.
2º FINANCEIRO: referentes às doações de valores e campanhas para arrecadação de fundos para manutenção da entidade assistida.
3º ARTESANATOS: realização de cursos e treinamentos para artesanatos e atividades manuais.
4º EVENTOS: assessoria na organização dos eventos. Ex: feiras, café colonial, brechó, baile para arrecadar fundo.
5º ASSISTENCIA SOCIAL: doação de materiais e realizações de trabalhos de assistência nas entidades.
Qual o papel da madrinha SRV para as entidades assistidas?
Companheira que representam as entidades perante a SRV.
A ABLUDEF tem como madrinhas na gestão 2009/2010 as senhoras Juraci Caetano Prayon do Rotary Club Blumenau e a senhora Débora Marques Coelho do Rotary Club Blumenau Fortaleza.
Foi muito proveitoso a reunião, podemos entender toda a dinâmica de atendimento da ASR com as 21 entidades assistidas pela organização. Finalizou-se a reunião regado a refrigerantes e pizza. Essa confraternização mostrou o quanto estão integrados a sociedade blumenauense com as ONGs que atendem pessoas em diversos momentos de vulnerabilidades sociais.

SLOGAN da gestão 2009/2010

Texto: Plano de atividades gestão 2009/2010.

* 2009 – DOAÇÕES PELO PRÓ - FAMILIA

No dia 14 de julho recebemos a visita da coordenadora de grupos da pró-família a senhora Claudete que trouxe materiais para o Grupo de Artesanato Arco Íris. Sempre que possível somos atendidas nas nossas necessidades como linhas para beiradas de crochê nos panos de louças, enchimentos de travesseiros e almofadas, todos esses materiais são usados pelo grupo que fazem trabalhos dos mais diversos e vendem nas feiras para adquirir outros matérias com a venda destes. A ABLUDEF sempre recebeu atendimento das coordenadoras da fundação pró-família.
Qual o objetivo do Pró-família?
A Fundação Pró-Família tem como objetivo promover, por meio de programas voltados à criança e ao adolescente, terceira idade e grupos voluntários organizados, o bem-estar da família blumenauense. Valoriza e promove o incentivo às habilidades manuais para voluntários dos grupos organizados e clubes de mães. Atendem mais de 2 mil mães através dos 120 clubes cadastrados na entidade. Os trabalhos desenvolvidos pelas integrantes são coordenados pela fundação, que ajuda com doações recebidas das empresas da cidade, como toalhas, tecidos, linha e panos de pratos.
Pró-Família - Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense

* 2009 DOAÇÕES DE AGASALHOS PELO SUPERMERCADO BIG

Blumenau, sempre tem suas quedas bruscas de frio, normal devido a estação de inverno que nos encontramos. Mas vários locais de difícil acesso encontram-se pessoas que necessitam de agasalhos, cobertores, roupas de cama. Quando esses dias de chuva e frio chegam são essas pessoas que nos vem à mente, e nos perguntamos: Como estarão passando neste período difícil? Seus filhos como estão, necessitando de roupas, fraldas, seus idosos acamados como estarão...sequinhos, alimentados.

Nossa cidade tem anjos que se mobilizam de diversas maneiras, para amenizar o frio e a fome destas pessoas em vulnerabilidade social. O supermercado BIG anualmente faz campanha, enquanto seus fregueses vem em busca de compras de alimentos, eletrodomésticos, trazem roupas, brinquedos usados e novos e colocam nas caixas que o supermercado deixa perto dos caixas. Lembrando que muitos tem condições de comprar , mas que Blumenau como a maioria das cidades tem pessoas que estão necessitando desta ajuda. As políticas sociais trabalham com afinco mas dificílmente conseguiremos eliminar essa questão num mundo capitalista onde existem tantas diferencias sociais. Na ABLUDEF temos 1840 associados, o serviço social atende mensalmente 700 associados que se encontram em vulnerabilidade social, são encaminhados nos mais diversos programas sociais do município , quer seja na habitação, na alimentação, no mercado de trabalho.

As empresas devem estar presente na reconstrução de nossa cidade , nesta responsabilidade social, não podemos deixar que nossa cidade tenha dois lados, o imensamente rico e o empobrecido. Não é com “esmola” que mudaremos a nossa história, mas com responsabilidade social. Dando espaço para que essas pessoas que estão necessitando possam estar sendo capacitados para poderem competir de igual condição.

“ Neste inverno faça sua parte, doe agasalho para aquecer alguém que precisa e assim aquecerá mais seu coração”.

P/S: Visite uma ONG e doe, basta olhar ao lado uma lista das ongs de Blumenau.

2009 – REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS E DIRETORIA DA ABLUDEF

No dia 4 de julho realizou-se a reunião dos funcionários da entidade com a diretoria . Todos os anos as profissionais da área de assistência social passam os resultados obtidos pelos trabalhos realizados junto a ONG. Devido aos acontecimentos no final de novembro em Blumenau, houve necessidades mais urgentes e adiamos o parecer para a diretoria. Maria Lenira Fiamoncini, conforme as secretárias de assistência social do município, do estado e do federal repassam as diretrizes e projetos, ela faz as adequações nos projetos da entidades. Enquanto que as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes junto com os outros profissionais das diversas áreas (psicóloga, serviços gerais, secretário, motoristas e profissionais contratados como advogado, instrutor de multimídia, professora do CEJA ) administram o projeto dando continuidade das obras que devem ser realizadas durante o ano dentro da ABLUDEF.
Maria Helena Mabba como presidente faz a conexão entre a ONG e o município, dando sempre as informações para a diretoria. Como o tempo dos membros da diretoria que são voluntários na ONG, mas trabalham em outros locais, torna-se difícil o encontro, disponibilizamos as reuniões aos sábados.
Após colocado os resultados e sido apreciados e aprovados pela diretoria, foi realizado alguns sorteios para os presentes.
A Assistente social Maria Lenira Fiamoncini nós presenteou com um bolo, enquanto que o grupo cantou parabéns pela passagem do aniversário dia 12 de junho. Os funcionários sempre que possível no seu aniversário traz um bolo para confraternização, enquanto que a equipe presenteia com uma lembrança.
Após a reunião e confraternização a presidenta Maria Helena agradeceu a todos e entregou uma lembrancinha (trufa de morango) com uma mensagem pelo encontro.

* 2009 – REUNIÃO DO GRUPO DE BASQUETE DA ABLUDEF

No dia 27 de junho a presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba convocou para uma reunião o grupo de basquete, “SUPERAÇÂO SOBRE RODAS” compostas pelos seguintes atletas:
1º Wagner Vieira – professor técnico
2º José Anacleto de Souza
3º Maike S. Tarmoswski
4º Nilson Correia
5º Marcio Allegri
6º Evelton Zeretzke
7º Ilson Carlos Borges
8º Alexandre Wassermann
9º José Carlos Araujo Rosa
10º Alairton José Cristovão
11º Guido Adilson Braatz
12º Walter Bendheim Filho
13º Maria Regina Decker

Maria Helena Mabba colocou na reunião que os atletas terão que treinar com mais afinco, pois o grupo recebeu uma proposta de apresentação, pelo blog da assistente social, para apresentarem-se em agosto de 2009, em Maringá (PR).

Adriana Baroni, coordenadora da ONG – Centro de Vida Independente de Maringá – CVI,convidou a equipe , além de palestra sobre as regras do basquete na cadeira de rodas, estarão participando de um jogo de basquete demonstrativo.

A preocupação da equipe é quanto ao local de treino, pois devido às catástrofes acontecidas em Blumenau,no final de novembro (2008), a quadra da escola Schalon tornou-se local para materiais de doações e de desabrigados.

Foi delegado ao treinador Wagner que providenciasse o local de treino e em seguida foi convidados a tomarem um cafézinho de confraternização entre a presidenta, atletas e o advogado da entidade Drº José Monarin.

* 2009 - ASSOCIADOS DA ABLUDEF NO PARAJASC 2009

Nos dias 05 a 09 de junho realizou-se o V PARAJASC, nesta edição a cidade de Caçador foi a protagonista. Participaram além de Blumenau mais 65 cidades do estado. Nossos atletas estavam ansiosos para competir e trazer medalhas. A ABLUDEF foi representada por 04 atletas, Alexandre Luiz Pereira medalha de bronze no atletismo, Alexandre Wassermann, medalha,no tênis de mesa DF .
Nilson Correia, Anildo Sales de Oliveira participaram com garra nas suas categorias.
O objetivo do PARAJASC tem como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Têm objetivo também de oferecer aos atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores; promover o esporte adaptado em Santa Catarina estimulando empresas, empresários e municípios a investirem no esporte para pessoas com deficiência.
Ainda está entre as finalidades dos Parajasc proporcionar aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vivem, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania, propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes. FONTE: FESPORTE
Alexandre Wassermann,representando Blumenau é associado da ABLUDEF, trouxe em sua bagagem mais (01) medalha,no tênis de mesa DF, com bronze ganho no atletismo DM e no goalball.
Fonte: Edésio Reis Cardoso (Coordenador do Parajasc de Blumenau) Repórter: Giovani Vitória (FMD) E-mail: imprensa@fmdblumenau.com.br
Related Posts with Thumbnails