15/04/2024

* 2023 - Mesa Brasil 20 anos em SC


A rede de solidariedade formada pelo Programa Mesa Brasil Sesc completa 20 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício em Santa Catarina, com mais de 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos para Instituições sociais no estado. Em âmbito nacional, há 30 anos o Sesc faz parte desta grande rede de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem a missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.    


Com sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José, o Mesa Brasil Sesc conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, buscando onde sobra e levando onde falta. Ou seja, o programa arrecada os alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo nos parceiros e entrega em instituições sociais, para complementar as refeições e contribuir para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.  As ações educativas desenvolvidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc estimulam a cidadania e incentivam o desenvolvimento comunitário.

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

Para celebrar as duas décadas de atuação no estado, o Sesc-SC realiza o “Encontro 20 anos Mesa Brasil Sesc”, com uma ampla programação gratuita. O evento contempla discussões técnicas, compartilhamento de iniciativas relevantes na área de Segurança Alimentar e Nutricional, Feira da Solidariedade com trabalhos artesanais realizados pelas instituições sociais beneficiadas pelo programa, além de atrações culturais, como o show “Pantaneiro”, de Gabriel Sater, no encerramento.  

Para tratar as temáticas em pauta, o evento contará com a presença de palestrantes de referência, como Danilo Miranda, Diretor Regional do Sesc SP, unidade pioneira do programa Mesa Brasil Sesc; 

Foto de divulgação: Gabriel Sater.

Gustavo Kauark Chianca, representante adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que abordará um olhar sistêmico sobre a meta 2.1 de acabar com a fome até 2030; e o Padre Vilson Groh, Educador Social, Presidente do Instituto Padre Vilson Groh, que falará sobre gestão social, solidariedade e cidadania. 

“Encontro 20 anos Mesa Brasil Sesc” é um evento presencial, gratuito, mediante inscrições.  As vagas são limitadas. Quem for participar da programação está convidado a contribuir com 01 quilo de arroz ou de feijão, participe desta rede de solidariedade. Para se inscrever para a programação técnica clique aqui. Para garantir o ingresso para o show de Gabriel Sater, clique aqui.   Quem não puder conferir presencialmente, também pode acompanhar a transmissão da programação técnica pelo Youtube do Sesc-SC. 

COMO O MESA BRASIL SESC ATUA 

O Mesa Brasil Sesc é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.

O programa de segurança alimentar e nutricional atende diariamente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas.    

Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC destaca a relevância do programa no combate à fome. “A alimentação é direito fundamental de todo cidadão e, nessas duas décadas, o programa Mesa Brasil Sesc vem garantindo a refeição de muitas pessoas e evitando que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados. Levamos o alimento de onde sobra para onde falta, porque acreditamos que lugar de comida é na mesa. Só temos a agradecer a todos que fazem parte dessa história e que estão ao nosso lado nessa missão”, salienta Dagnoni.  

A Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista destaca a logística de distribuição. “Diariamente, as equipes das cinco unidades sedes do Mesa Brasil Sesc Santa Catarina coletam em torno de 12 mil quilos de alimentos, em sua maioria hortifrutigranjeiros, e entregam nas instituições sociais cadastradas em mais de 70 municípios, para complementar as refeições servidas, agregando valor nutricional. Completar 20 anos de história reforça o nosso compromisso com o combate à fome e ao desperdício de alimentos”.   

Além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil Sesc tem um forte viés educativo, desenvolvendo ações para capacitação de voluntários e das equipes das instituições sociais atendidas. São cursos, oficinas culinárias e treinamentos, que disseminam entre os integrantes da rede social, valores como a solidariedade e o voluntariado e trazendo a emancipação da própria instituição.     O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

O Sesc integra o Sistema Comércio (Confederação Nacional do Comércio – CNC), que em Santa Catarina é representado pela Fecomércio, Sesc e Senac SC.  Instituição sem fins lucrativos, desde 1946 o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.  

DADOS IMPORTANTES  

No ano anterior, a insegurança alimentar se agravou no país, alcançando 33,1 milhões de pessoas convivendo com a fome. Os dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) evidenciam a importância de iniciativas como o programa Mesa Brasil Sesc.  

Em 2022, a partir das doações de 415 parceiros e do envolvimento da sociedade em campanhas, foram distribuídos 3.081.528 Kg de alimentos, que complementaram as refeições de 73.686 pessoas, por mês, em 510 Instituições sociais, de 65 cidades


Os números são fruto de um trabalho em conjunto e mostram o empenho desta rede do bem, para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar os impactos da fome. Totalizando as doações destas duas décadas de atuação, desde 2003 foram mais de 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos para pessoas em vulnerabilidade social. Os alimentos recebidos agregaram valor nutricional às refeições que são servidas em centenas de entidades sociais credenciadas.  

SERVIÇO 

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO MESA BRASIL 20 ANOS 

O “Encontro 20 anos Mesa Brasil Sesc” é um evento presencial, gratuito, mediante inscrições.  As vagas são limitadas. Quem for participar da programação está convidado a contribuir com 01 quilo de arroz ou de feijão, participe desta rede de solidariedade.  

Para se inscrever para a programação técnica clique aqui

Para garantir o ingresso para o show de Gabriel Sater,clique aqui.  

Mais informações na agenda.     

Quem não puder conferir presencialmente, também pode acompanhar a transmissão da programação técnica pelo Youtube do Sesc-SC.    

Programação completa

28/09 (quinta-feira)    

08h – 09h: CREDENCIAMENTO 

09 – 12h30: Abertura – Edgar Gouveia 

Mesa Brasil Sesc Santa Catarina 20 anos – Simone Karla da Rocha Batista, Diretora Regional do Sesc-SC 

Mesa Brasil Sesc: Há 20 anos alimentando sonhos –  Danilo Miranda, Diretor Regional do Sesc SP   

Nas mesas de todo o Brasil – Cláudia Roseno, Gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc  

Inspirações à Mesa Sesc São Paulo – Luciana Curvello, Nutricionista do Sesc SP 

Inspirações à Mesa Sesc Santa Catarina: Arte de Periferia e Programa de Promoção de Saúde na Infância Mesa Brasil Sesc – Letícia Zago, Nutricionista do Sesc SC   

12h30 – 14h: ALMOÇO E PROGRAMAÇÃO PARALELA   

 14h – 18h: Acabar com a fome até 2030 - um olhar sistêmico sobre a meta 2.1 do ODS 2 – Gustavo Kauark Chianca, representante adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) 

Gestão Social, Solidariedade e Cidadania – Padre Vilson Groh, Educador Social, Presidente do Instituto Padre Vilson Groh 

Pesquisa Nacional de Banco de Alimentos: uma caracterização inédita dos bancos de alimentos que atuam no território brasileiro – Natalia Tenuta, Coordenadora Geral de Equipamentos Públicos do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Restaurantes Populares de Joinville: fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional – Patrícia Girardi, Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Joinville 

Apresentação Cultural – Mostra Arte de Periferia, Escola Social Marista 

29/09 (sexta-feira) 

08h30: Abertura – Edgar Gouveia 

09h00 – 12h30:   

Boas Práticas para a redução das perdas na agricultura – Marcos Fonseca, Eng. Agrônomo, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos 

Panorama de atuação dos Bancos de Alimentos brasileiros – Natalia Tenuta, Coordenadora Geral de Equipamentos Públicos do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina – Rita de Cássia Maraschin, membro do Conselho de Segurança Alimentar de SC (CONSEA SC) 

Cidadania Empresarial e Negócios de Impacto – Luiz Fernando Donádio, Coordenador Geral do Escritório de Captação de Recursos da FioCruz 

Cases Parcerias Estratégicas – CEASA / IBAMA 

12h30 – 14h: ALMOÇO E PROGRAMAÇÃO PARALELA 

14h – 18h: 

Abertura - Edgar Gouveia 

Inovação em Projetos Sociais – Willian Narzetti, Diretor Executivo do IcomFloripa 

Cidades e Comida - inovação e colaboração para a transformação dos sistemas alimentares – Mônica Guerra, arquiteta, mestre em planejamento e gestão urbana, e doutoranda na Universidade de Coimbra - Sociologia / Cidades e Culturas Urbanas. Cofundadora do Instituto Comida do Amanhã. 

Diversificação de sistemas alimentares urbanos e rurais – Mariella Camardelli Uzeda, Agrônoma, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia. 

Células de Consumidores Responsáveis em cadeias curtas de produção e consumo – Júlia Coelho de Souza, pesquisadora associada do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC (LACAF-UFSC) 

Homenagens 

19h30: Encerramento Show “Pantaneiro” com Gabriel Sater 

Fonte: https://www.sesc-sc.com.br/assistencia/show-gratuito-de-gabriel-sater-encerra-celebracao-dos-20-anos-do-mesa-brasil-sesc-?utm_campaign=duplicado_de_news_2209&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

03/10/2023

* 2023 - Análise inicial do Diagnóstico Social da População Idosa de Blumenau

                                                                                                                                   Prefeitura apresenta análise inicial do Diagnóstico Social da População Idosa de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), realiza nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, um Workshop sobre o Diagnóstico Social da População Idosa do município. O evento ocorre a partir das 13h30 no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb), localizado na Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Itoupava Seca.O workshop tem o objetivo de socializar a análise inicial do diagnóstico. Será apresentada a pesquisa em desenvolvimento com indicadores que fazem referência aos direitos previstos no Estatuto do Idoso, bem como a metodologia científica com base nos mapeamentos geográficos e institucionais.

Assistente social Dalva Day - aposentada e atuante na divulgação dos eventos

O evento é voltado para as pessoas idosas, gestores e profissionais da rede de serviços que prestam atendimento às pessoas idosas em Blumenau, Conselheiros do CMI e Instituições de Longa Permanência para Idosos. Esse diagnóstico irá identificar o perfil da pessoa idosa que reside em Blumenau e teve um investimento de aproximadamente R$ 290 mil por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI) para a contratação da pesquisa técnica científica que será executada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).


A equipe está coletando dados referentes aos direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Profissionalização; Previdência Social, Assistência Social, Habitação e Transporte. E também dados sobre o Perfil Socioeconômico, para identificar as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do Município.

Com o perfil da pessoa idosa em Blumenau, será possível identificar demandas do município com esta população e propor ações que atendam às necessidades apresentadas. A pesquisa tem um caráter técnico e científico que irá subsidiar as discussões do CMI, órgãos governamentais, organizações não governamentais, instâncias judiciais e demais atores da rede de atendimento para a formulação e aprimoramento dos serviços e políticas públicas voltadas para a população idosa. 

Assessora de Comunicação : Anna Clara Ulianohttps://www.blumenau.sc.gov.br/.../prefeitura-apresenta...


Related Posts with Thumbnails