29/08/2008

* 2008 - MISS SIMPATIA e 2º lugar de MISS BLUMENAU 2009

Na noite do dia 28 de agosto de 2008, no Teatro Carlos Gomes, aconteceu a escolha da mais bela blumenauense.
O salão do teatro Carlos Gomes estava decorado , com simplicidade, elegância e com flores do campo, como boca de leão.

A noite foi abrilhantada pela BANDA BARRIL enquanto acontecia o desfile , os jurados tinham em suas mãos a difícil tarefa de escolher, a mais bela do concurso, que irá representar a cidade de Blumenau em Florianópolis, no concurso MISS SANTA CATARINA.

Concorreram 10 candidatas entre 18 e 24 anos, que desfilaram com graça e elegância em três tipos de trajes: passeio, maiô e social. Vanessa Christiane Chaconowski de 19 anos, representante da ABLUDEF, desfilou com elegância e simpatia, recebendo o titulo de MISS SIMPATIA, e o 2º lugar de MISS BLUMENAU 2009.

Todas aguardavam com ansiedade o momento da escolha da mais bela Blumenauense, para representar a sua cidade, no desfile de MISS SANTA CATARINA.

A MISS BLUMENAU 2008 , Michele Chagas, desfilou na despedida do seu reinado, e ficou no aguardo para a entrega do cedro a eleita MISS BLUMENAU 2009. Cintia Sabrina Goldacker de 24 anos representante da Casa da Amizade, desfilou ao som dos aplausos de amigos, parentes, e público presente, após ser aclamada como a representante da beleza blumenauense com as medidas de 90cm de busto, 58cm de cintura e 90cm de quadril, as mesmas medidas que Vera Fischer (Miss Brasil 1969 de Blumenau).

Maria Helena Mabba , presidenta da ABLUDEF e a terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Cenci, prestigiaram a bela MISS SIMPATIA e 2º lugar como MISS BLUMENAU,Vanessa Christiane Chaconowski, junto com seus pais.

28/08/2008

* 2008 - APRESENTAÇÃO DO DIA SEM CARRO NA CONTRAMBLU

No dia 25 de agosto de 2008, a presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day, participaram nas dependência da SETERB (rodoviária), da reunião mensal do CONTRAMBLU. Como pauta do dia, foi convidado o senhor Diogo Fernandes Junkes, das Associações Blumenauense Pró-Ciclovia – ABC. Na oportunidade foi mostrado um vídeo sobre o DIA SEM CARRO. O primeiro Dia sem Carro foi realizado na França , na cidade La Rochelle, em 1997, com o slogan “ Na cidade sem meu carro”. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Blumenau em 2007 participou do evento, na Alameda Rio Branco.
Blumenau atualmente tem 170 mil carros, devemos aderir ao DIA SEM CARRO , que acontecerá no dia 22 de setembro, na rua XV de novembro, em plena 2ª feira, com atrações e participação de várias entidades.
A ABLUDEF participará com a sua equipe de basquete em cadeira de rodas, “ SUPERAÇÂO SOBRE RODAS” e com apresentações artísticas, e a participação de parodia com os alunos de alfabetização do CEJA, associados da entidade, sobre a regência da professora Teresa Becker.
Fonte: Folder da CICLOVIA
Fotos e texto: Dalva Day

27/08/2008

* 2008 - ANDRÉA DA LUZ - Revista do Varejo

A repórter Andréa da Luz, em contato com a assistente social Dalva Day, em setembro de 2007 , fez a reportagem com o associado da ABLUDEF em Blumenau, o Guido Adilson Braatz, funcionário do Supermercado Mini Preço . Um ano após feita a reportagem, no dia 25 de agosto de 2008, tivemos a grata satisfação de saber que ela foi merecedora do prêmio Categoria Jornalismo (mídia impressa) com a reportagem Inclusão Eficiente, que trata sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Um dos objetivos da ONG é a inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho. Trabalho este realizado pela psicóloga da ABLUDEF,Bianca Sabine Uptadel, que faz os encaminhamentos dos associados para diversas empresas de Blumenau. Todo ano o Prêmio IGK (Instituto Guga Kuerten) escolhe trabalhos de diversas categorias para premiação . A ABLUDEF – Associação Blumenauense de Deficientes Físicos , no dia 27 de outubro de 2006, também foi agraciada com o prêmio na CATEGORIA FAPS, o evento de premiação aconteceu no dia 22 de novembro de 2007, as 20 h na FIESC. A ABLUDEF recebeu do instituto IGK, uma máquina para fabricação de fraldas para que os associados pudessem produzir fraldas aos necessitados da ONG. E como estimulo recebeu o valor de R$ 3 mil reais para compra da matéria prima para a fabricação das fraldas.

Conforme a jornalista Andréa A. da Luz colocou, o prêmio lhe dá satisfação não só de reconhecimento, mas seu objetivo era fazer com que as pessoas com deficiência pudessem se manifestar, contando suas histórias de vida, seus desafios diários. Mostrando os dois lados da moeda, a visão da pessoa com deficiência e a visão das empresas que os contratam.

Atualmente , Guido Adilson Braatz, continua trabalhando no supermercado minipreço, e está participando do 4º PARAJASC, na cidade de Chapecó (SC), desde o dia 24 de agosto até dia 29 de agosto, participa da equipe de basquete em cadeiras de rodas " Superação sobre rodas".

Em nome da presidenta da ABLUDEF, parabenizamos a jornalista Andréa A. da Luz pela reportagem.

Andréa da Luz é engenheira química , jornalista e apaixonada por cosméticos mantém seu blog " não vivo sem cosmético "

26/08/2008

* 2008 - PARAJASC - 1ª PARTE

A 4ª edição do PARAJASC - atletas da ABLUDEF estarão representando Blumenau.
Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF esteve prestigiando o embarque do grupo de atletas para participarem do dia 24 de agosto até dia 29 de agosto de 2008 do 4ª PARAJASC em Chapecó.
Maria Helena Mabba entregou um kit de viagem para os associados da ABLUDEF que estão participando. Os paraatletas são: Guido; Rodi; Anildo e José Anacleto.
Participarão 57 municípios com mais de 2 mil paraatletas e dirigentes nesta edição do PARAJASC.
São 10 as modalidades : atletismo masculino/feminino (auditivo, físico, mental e visual); basquete feminino (auditivo, físico, mental) e masculino (físico e mental); bocha masculino/feminino (auditivo, físico, mental e visual); ciclismo masculino (visual); futsal masculino (auditivo, mental); goalball feminino (visual); natação masculino/feminino (auditivo, físico, mental e visual); tênis de mesa masculino/feminino(auditivo, físico, mental); vôlei feminino (visual) será modalidade de apresentação e por último o xadrez masculino/feminino (auditivo,físico,e visual).

Foto: Recebendo o kit viagem das mãos de Maria Helena: Tânia; Nilson;José Carlos e Alexandre.

A pira foi acesa na Praça Coronel Bertaso e ficará até dia 29 (sexta feira) quando encerra o 4º PARAJASC na cidade de Chapecó. Na abertura foi feito show de águas e luzes, e fogos de artifícios, nos moldes da olimpíadas de Pequim. O tenor Ricardo Bombarda apresentou-se na abertura do 4º PARAJASC.

Foto: Recebendo o kit viagem das mãos de Maria Helena: Marli; Jocilei; Alexandre; Alairton, Márcio e Célio.

Fonte: Fundação Catarinense de Desportos

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fesporte

Fotos: José Policarpo

25/08/2008

* 2008 - GINCANA CIDADE DE BLUMENAU

A GINCANA CIDADE DE BLUMENAU , acontece desde 1993, seu idealizador foi Cláudio Peixer. Durante meses são realizada provas das mais diversas como , arrecadação de agasalhos, alimentos, livros, calçados e finaliza no mês de setembro, nas festividades do aniversário de Blumenau, dia 02 de setembro.

Tendo como finalidade a integração de jovens e adultos das mais diversas classes sociais. São estudantes, trabalhadores, empresários, advogados, engenheiros e outros, tendo como objetivo primordial a integração de lazer e solidariedade.
Uma das etapas da gincana aconteceu dia 23 de agosto, na Vila Germânica, com a entrega de materiais de limpeza, higiene , alimentos, brinquedos, calçados. A equipe de gincaneiros THE NEANDERTHAIS, entregou a ABLUDEF, nas mãos da presidenta senhora Maria Helena Mabba, alimentos arrecadados numa das provas.
A GINCANA CIDADE DE BLUMENAU é organizada pela LIGA BLUMENAUENSE DOS GINCANEIROS, entidade jurídica sem fins lucrativos, criada especificamente para dirigir e planejar as atividades desta e pela PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU através da ASSESSORIA PARA ASSUNTOS DA JUVENTUDE.
Esses alimentos serão selecionados e encaminhados aos associados da ABLUDEF, que fazem parte dos atendimentos das assistentes sociais, após parecer social.
Fonte: LIGA DOS GINCANEIROS DE BLUMENAU
Fotos: Maria Helena Mabba e José

24/08/2008

* 2008 - Vº ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE

No dia 22 de agosto, as 10 horas aconteceu o Vº ENCONTRO DA MELHOR IDADE, na ABLUDEF. O encontro foi coordenada pela assistente social Dalva Day e auxiliado pela equipe profissional e voluntários presentes. Após as boas vindas ao grupo, foi servido um cafezinho para formalizar o encontro, iniciando logo a seguir as dinâmicas .

A terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Censi, abriu o encontro com a dinâmica PALITOS DE FÓSFOROS, para que os idosos do grupo pudessem como eles próprios dizem “esquentar os cérebros” para começar as atividades. Para os profissionais é um momento para avaliar o grau de entendimento do grupo, raciocínio, atenção, paciência, e outros.
Percebe-se que os idosos tem seu desenvolvimento afetado, às vezes pela idade avançada, por algum problema de saúde, outros por desatenção.
Logo a seguir foi realizado o almoço do GRUPO DA MELHOR IDADE, onde foi servido uma macarronada com carne moída e saladas. A sobremesa foi servida a tarde, todos os idosos se mostraram satisfeitos, solocitaran um cafezinho. Entre o horário das 12hs até as 13:30 todos os idosos puderam conversar entre si e colocar os assuntos em dia. A senhora Marisa, auxiliada pelas funcionárias da ABLUDEF, senhoras Angela e Dyrce, fizeram o almoço e vários voluntários ajudaram a servir ao grupo. Participaram 50 idosos.

A tarde , no retorno as atividades foi mostrado DVD, com as fotos dos passeio de 2007 e 2008, todos os idosos puderam ver sua performance dos últimos passeios. Foi uma alegria geral, puderam relembrar bons momentos.
A psicóloga Bianca Sabine Uptadel e demais voluntários distribuíram ao grupo material de pintura como lápis, canetas hidrocor, para que pintassem um soldadinho, como homenagem ao dia 25 de agosto, dia do Soldado e ao dia 7 de setembro, dia da Pátria.
Os idosos foram completar suas tarefas, neste momento se percebeu o grande respeito que todos tem pela nossa pátria. Comentavam entre si, o quanto participaram do crescimento do país. Alguns idosos viajavam nas boleias dos caminhões, como trabalhadores braçais. Idosas que perderam seus filhos, que foram soldados na guerra, esposos que foram lutar pela sua pátria e não mais voltaram. Todos tinham suas histórias, tristes ou alegres, que neste momento aflorou junto ao grupo.

Maria Helena, presidenta da ABLUDEF, convocou seu pequeno exercito de idosos a cantarem ”MARCHA SOLDADO”, e confeccionaram seus bonés, verdes, amarelos e azuis. Acreditamos que na infância, muitos não tinham tempo para brincar de soldadinho. Pois como foi relatado por eles, alguns tinham que trabalhar na lavoura para ajudar a família. Desde pequenos já tinha suas tarefas de adultos, mas não escondiam suas alegrias de poderem mostrar que mesmo aos 70, 80 anos, tinham fôlegos para entoar em bom tom a música “MARCHA SOLDADO”. Logo em seguida cantaram com muita emoção o “HINO NACIONAL”.

Pedimos aos príncipes do GRUPO DA MELHOR IDADE, para que escolhessem a melhor pintura dos soldados. O idoso senhor Jeremias de 83 anos foi o escolhido e como brinde ganhou um urso de pelúcia. Comentou que adorou o presente e que entregará a sua amada . Em seguida a Madrinha do GRUPO DA MELHOR IDADE 2007/2008, a assistente social Tânia Regina Moraes realizou o tão esperado sorteio junto ao grupo, onde a equipe busca durante o mês lembranças para sortear e contemplar a todos.

A cada 4 meses são homenageados os aniversariantes do Grupo da Melhor Idade. Neste encontro foram homenageados os idosos aniversariantes dos meses de maio – junho – julho e agosto. Onze idosos foram homenageados , todos receberam um cartão e uma lembrancinha.
A senhora Maristela Tomazi Testoni doou o bolo de aniversário para o GRUPO DA MELHOR IDADE. Pessoas da comunidade percebem o carinho com que a entidade faz esse trabalho, oferecem de alguma maneira para também participar desse momento. Agradecemos esses voluntários anônimos, que nos socorrem quando pedimos , sem pedir nada em troca, apenas doam com o coração. Gesto que fazem com que possam estar fazendo sua parte na sociedade, e de alguma maneira estar agradecendo esses idosos que construíram nossa cidade.
Eu Dalva Day coordenadora do grupo, fui agraciada com homenagem pelo meu aniversário no mês de agosto. Recebi um cartão com assinaturas dos idosos e amigos da ABLUDEF. A idosa Maria Joaquina leu um salmo para me homenagear. Os profissionais e voluntários que participaram foram: Angela , Allan, Aline, Bianca, Dalva, Dyrce, Delmar, Dé, Mariana, Maria Helena, Marisa, Luiz, Tânia.
No dia 21 de agosto o mesmo tema foi abordado para as crianças de Zero a Seis anos, foi convidado o soldado Carneiro para palestrar sobre o dia do soldado para as crianças com deficiências, associadas da ABLUDEF. Todos estavam eufóricos, poucos conheciam um soldado. Temos muitas crianças que estão em cadeira com rodas, que dependem dos pais para se locomoverem, e tinham o mesmo sonho de toda criança em ser soldado por um dia. Independente de serem crianças com deficiências são acima de tudo “apenas crianças”, serão com certeza futuras pessoas que estarão mostrando que a inclusão de todos é dando a chance que elas pedem e clamam, de poderem estar brilhando num mundo tão desigual.

23/08/2008

* 2008 - ARTESANATOS DE JORNAIS

O Grupo de Artesanato Arco Irís da ABLUDEF, pela manhã esta administranto um novo curso, o de artesanato em jornais. O associado Ilson Carlos Borges, voluntáriamente repassa todas as terças feiras na parte da manhã, o seu trabalho de jornais, para os associados que se dispõe a aprender gratuitamente trabalhos como cestas, enfeites de natal, arranjos de mesas, todos confecionados com jornais.

Já se formou um grupo de 10 associados, tanto mulheres quantos homens estão aprendendo a técnica, e planejam fazer trabalhos que possam colocar nas feiras de artesanatos de Blumenau. A equipe de profissionais da ABLUDEF coordenam o grupo, são elas Mariana Nicoletti Cenci - terapeuta ocupacional , Bianca Sabine Uptadel - psicológa , Tânia Regina Moraes e Dalva Day, ambas assistentes sociais.

Os participantes colocaram que o material é de fácil acesso, e pretendem após aprenderem bem as técnicas, realiza-los em suas residências assim podendo contribuir com a renda familiar.

MATERIAL NECESSÁRIO E A TÉCNICA DE JORNAL PASSOA A PASSO

* 2008 - Núcleo de Responsabilidade Social da ACIB

O Núcleo de Responsabilidade Social da ACIB no dia 20 de agosto de 2008 as 8hs, na sede da ACIB na sala 805, no prédio Neumarkt Trade and Financial Center - 8º andar , convidou a presidente da ABLUDEF, senhora Maria Helena Mabba;para um café de idéias. Bianca Sabine Uptadel, psicológa representou-a neste evento. Uma das convidadas para palestrar foi a senhora Valdirene Daufemback, profissional da Área de Gestão de Pessoas da Embraco, com o tema : Programa de Valorização da Diversidade Embraco. Esse projeto piloto da Embraco cria oportunidades para as pessoas com deficiência a inclusão do mercado de trabalho.

O programa tem como parceiro o SESI e teve início em novembro de 2007,espera-se que até meados de 2009 seja concretizado a inclusão de preenchimentos das 144 vagas oferecidas.

20/08/2008

* 2008 - GESTÃO 2008/2009 - CASA DA AMIZADE

Noite festiva no dia 19 de agosto nas dependências do Tabajará Tênis Clube. A ABLUDEF foi representada pela senhora Maria Helena Mabba presidenta da instituição, juntamente com as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes, a terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Cenci , na solenidade de posse da nova presidenta da Casa da Amizade de Blumenau, a senhora Marinês Brancher Roeder do ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos 4650, gestão 2008/2009.Também estiveram prestigiando este momento solene, em torno de 200 pessoas .
Foto 4/6: As meninas assistidas pelo SEMASCRI estiveram apresentando algumas músicas, entre elas um TANGO, mostrando que o atendimento da Secretária do Serviço Social e da Criança e do Adolescente está sendo realizado um trabalho de concientização para os adolescentes de Blumenau.
Foto 7/8: Apresentação do coral da Casa da Amizade, regente Sargento Túlio do 23ºBI.
Foto 9/10: A presidenta da gestão 2007/2008, senhora Rosangela Balestrini Agnoletto homenageou sua equipe de colaboradoras, com o PIN de companheiras rotarianas, agradeceu a todas e desejou a nova presidenta uma boa gestão, colocando-se a disposição para cooperar em sua caminhada.
Foto 11: Foi apresentada no telão, cada uma das ongs que participaram com projetos do Bazar da Casa da Amizade, e que foram contempladas com os lucros arrecadados provenientes deste bazar.
Foto 15 e 16: As madrinhas que estarão cooperando com as ongs na nova gestão 2008/2009, foram apresentadas ao público presente. A ABLUDEF terá como madrinhas as senhoras Sueli Mohr (ausente) e Elaine (foto).
Foto 12 e 13 : A presidenta Rosangela Balestrin Agnoletto deu posse a sua companheira Marinês Brancher Roeder.
Foto 14: Em seu discurso, a presidenta empossada Marinês , solicitou a colaboração das 280 associadas para que sua gestão seja um sucesso como foi a de sua antecessora Rosangela. Em sua gestão terá como símbolo um GIRASSOL, espera que seja sinônimo de sucesso, brilho e de muita luta.
Foto 17/18/19: Maria Helena (ABLUDEF) e suas colaboradoras Dalva Day (Assistente Social) ; Mariana Nicolette Cenci (Terapeuta Ocupacional) e Tânia Regina Moraes (Assistente Social) , parabenizaram as senhoras Rosangela (gestão 2007/2008) e Marinês (2008/2009).
Fotos: A ABADA(20) , ACEVALI (21), CEI RUDOLF (22) e a APAE (23) foram algumas das ongs que estiveram prestigiando a posse da nova presidenta da Casa da Amizade gestão 2008/2009.
Fotos 24/25 e 26: Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e a assistente social Dalva Day que fizeram o projeto ABLUDEF 20 anos de Conquistas pelos PPDs”, entregaram a prestação de contas e foram homenageadas recebendo em nome da instituição um diploma alusivo ao projeto.
Com o projeto ABLUDEF 20 anos de Conquistas pelos PPDs”, foram adquiridos materiais de uso para a entidade, possibilitando aos profissionais ,melhores condições de trabalho em prol dos 1830 associados.
Marinês Brancher Roeder (Presidenta da Casa da Amizade gestão 2008/2009)
e Dalva Day (Assistente social da ABLUDEF)
Related Posts with Thumbnails