29/11/2020

* 2020 - Dia do Cyber Monday

 
A Cyber Monday (literalmente, “segunda-feira cibernética”) é celebrada na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Em 2019, o dia da Cyber Monday acontecerá em 02 de dezembro. Nessa data, você poderá aproveitar descontos e promoções em lojas exclusivamente online. Essa estratégia de marketing teve origem nos Estados Unidos em 2005, mas só veio se tornar popular no Brasil a partir de 2011.cyber monday. A Black Friday é uma ação promocional do dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e que, inicialmente, ofertava descontos em lojas físicas e virtuais. Com a criação da Cyber Monday as compras na internet foram direcionadas para esse dia. Desta forma, a Black Friday ficou com a responsabilidade de gerir as promoções das lojas físicas. As grandes lojas iniciam as promoções no próprio Dia de Ação de Graças. Ainda é possível inscrever-se para receber as promoções por e-mail. Os vendedores atraem seus os clientes com cupons de desconto, ofertas por tempo limitado e frete grátis. Há também os que ofereçam brindes nas compras.

Origem da Cyber Monday

Em 2005, a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças foi batizada de Cyber Monday por Ellen Davis, vice-presidente sênior da Federação Nacional de Varejo americana, e difundida pelo site de vendas online Shop.org. A escolha da data veio da observação de que a segunda-feira era um dia de intensas compras, provavelmente pelas pessoas estarem no trabalho, cuja conexão era mais rápida. Para que as lojas online tivessem a oportunidade de ter um dia para oferecer grandes descontos aos seus clientes foi criada a Cyber Monday. O objetivo era impulsionar ainda mais o comércio no fim do ano e atrair o público para as compras no "ciberespaço". No primeiro ano de acontecimento foi feita a publicidade dias antes do dia de Ação de Graças e os varejistas online notaram que suas vendas aumentaram substancialmente, afinal, as compras online são uma opção para quem não tem como se deslocar até uma loja física.

Confira as datas da Cyber Monday até 2025:

2020: 30 de novembro

2021: 29 de novembro

2022: 28 de novembro

2023: 27 de novembro

2024: 2 de dezembro

2025: 1 de dezembro

https://www.calendarr.com/brasil/cyber-monday/

* 2020 - Dia Internacional da Cidade Educadora

Guarulhos preparou um Webnário para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, que acontece na próxima segunda-feira (30) em todos os municípios que integram a rede mundial de desenvolvimento da Educação. O objetivo é dar visibilidade ao compromisso do governo em repensar a cidade como um ecossistema educativo inclusivo, dinâmico e em diálogo permanente com os cidadãos.

A programação online tem início às 8h e se estende até às 20h30, podendo ser acessada no canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=cbf6bHsNf9w&feature=youtu.be). Durante todo o dia, serão discutidos temas como Escola Democrática, Esporte e Comunidade, Educação Ambiental, entre outros. 

O dia 30 de novembro foi escolhido como Dia Internacional da Cidade Educadora porque, na mesma data em 1990, durante o primeiro Congresso Internacional da Cidades Educadores, realizado em Barcelona, foi elaborada e proclamada a Carta das Cidades Educadoras, documento que norteia as ações que colocam a educação como vetor de transformação social e melhoria da vida comunitária. Para comemorar três décadas, foi escolhido o lema: “Cidades Educadora, 30 anos transformando cidades e pessoas, para um mundo melhor”. Por Redação Guarulhos Hoje -26 de novembro de 2020 https://www.guarulhoshoje.com.br/2020/11/26/guarulhos-comemora-o-dia-internacional-da-cidade-educadora/

* 2020 - Dia da Segurança do Computador

O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro. Esta data mundial tenta alertar para os perigos que um computador não protegido corre. Tanto em empresas como em casa é importante tomar medidas de proteção à informação de um computador (e de aparelhos a ele ligados, como o tablet e o smartphone).Neste dia pode fazer uma pesquisa completa de vírus no seu computador pessoal com o programa antivírus que tem instalado. Outra sugestão para aumentar a segurança no computador neste dia é mudar as suas senhas dos sites mais importantes. As senhas devem ser mudadas de 6 em 6 meses para maior segurança. Também pode atualizar o seu navegador de internet, o seu antivírus e o seu sistema operativo.

Outras atualizações que pode fazer são as atualizações do firmware do roteador e do leitor de DVD. Recomenda-se ainda realizar uma cópia de segurança dos dados contidos no computador e fazer compras compras apenas em sites com protocolo "https" (com a imagem de uma cadeado), onde a informação é encriptada. O Dia da Segurança do Computador foi criado em 1988 nos Estados Unidos com o objetivo de combater os riscos de insegurança dos dados pessoais na utilização de um computador. https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-seguranca-do-computador/

* 2020 - Dia das Cidades Pela Vida

 

O Dia das Cidades Pela Vida celebra-se todos os anos a 30 de novembro. Este dia global, conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo. O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em 58 países do mundo. Dezenas de cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando (muitas vezes com velas) um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte. Concertos de beneficência e envio de cartas de protesto são outros exemplos de iniciativas deste dia. Este Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades.

Atualmente o número de cidades do mundo aderentes à iniciativa ultrapassa largamente o milhar (1600 em 2013, cerca de 2000 em 2014), em cerca de uma centena de países. A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786. Já Portugal decidiu abolir a pena de morte em 1867 para crimes civis, e em 1976 para crimes militares.https://www.calendarr.com/portugal/dia-das-cidades-pela-vida/

28/11/2020

* 2020 - Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

O dia 29 de novembro é o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

Origem da data

Foi escolhido o dia 29 de novembro como dia de solidariedade com o povo palestiniano pois foi a 29 de novembro de 1947 que a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução da divisão da Palestina (a resolução 181), dividindo a Palestina num Estado judeu e num Estado árabe. Este Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano foi instituído pela ONU.

Objetivo da data

Este dia tenta despertar a atenção mundial para o facto de que a situação da Palestina continua por resolver, já que o povo palestiniano ainda não viu os direitos que lhe foram atribuídos pela ONU serem reconhecidos. Segundo a ONU, o povo palestiniano tem direito a um Estado independente e soberano, que conviva em paz com Israel, devendo este povo poder regressar às suas propriedades expropriadas. De acordo com a France Press, são cerca de 112 países que reconhecem a Palestina com um Estado soberano. Mesmo não tendo fronteiras fixas, a Palestina conta com um território, um governo e uma população, que são os critérios do direito internacional para o reconhecimento de um Estado.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-de-solidariedade-com-o-povo-palestiniano/

27/11/2020

* 2020 - Cometa Halley

 

27 de novembro de 1985 - Cruzou pelo céu da Terra o cometa Halley. Ele passa em intervalos que variam entre 75 e 76 anos pela órbita terrestre. Esse espaço de tempo foi calculado pelo astrofísico Edmond Halley, que, em 1682, previu sua próxima passagem em 1758. A próxima será no ano de 2061. O cometa Halley, também conhecido no meio astronômico como “1P/Halley”, é um cometa extremamente brilhante, visível a olho nu e o mais famoso de todos os seus congêneres. Este foi o primeiro cometa reconhecido como periódico, descoberta esta realizada pelo astrônomo inglês Edmond Halley entre 1696 e 1705, o qual faleceu no ano de 1742 sem poder ver suas teorias confirmadas (seu nome é homenagem ao seu descobridor).

O cometa Halley já teve cerca de trinta aparições registradas, comprovando cabalmente a eficácia da lei da gravitação de Newton, a qual foi utilizada por Edmond para determinar a periodicidade do cometa.

Principais Características

O cometa Halley possui um núcleo formado por gelo, poeira e fragmentos rochosos, o qual mede aproximadamente 15 km de comprimento, 8 km de largura e 8 km de altura, onde existem crateras de até 1 km de diâmetro. Por outro lado, o núcleo do cometa Halley possui uma densidade baixa (0.1 gm/cm​3), o que nos leva a crer que seja poroso. Por fim, vale citar que a idade estimada deste núcleo é de aproximadamente 4,6 bilhões de anos, a idade do Sistema Solar. A velocidade do Halley não é constante, variando entre 70,6 km/s a 63,3 km/s, devido à atração exercida pelas forças gravitacionais de Júpiter e de Saturno, as quais podem desacelerar o cometa. Não obstante, sua órbita é elíptica e retrógrada (gira no sentido contrário ao dos planetas) e está inclinada 18 graus em relação a sua elipse. Por sua vez, esta órbita se dá em torno do Sol e leva de 74 e 79 anos para se completar, o que é considerado uma periodicidade relativamente curta.

Assim, quando o cometa se aproxima do Sol, sua temperatura pode chegar a 77°C, momento em que está mais brilhante e sua cauda é maior. Este período é conhecido como "periélio" e significa que o astro esta mais próximo do Sol (o ponto mais distante do Sol é chamado "afélio"). O cometa Halley possui uma idade avançada, pois foi apanhado pelo campo gravitacional de Júpiter, cerca de 200 mil anos atrás, quando possuía aproximadamente 19 km de diâmetro. Com isso, cada vez que este cometa completa o ciclo orbital, ele perde até 0,1% da sua massa total, ou seja, 100 mil milhões de kg de sua composição. Portanto, estima-se que em até 300 mil anos ele tenha desaparecido. Apesar de ser muito brilhante, apenas 4% da luminosidade recebida pelo Halley é refletida. Isso porque ele é um dos objetos mais sombrios no espaço (sua cor é preta e mais escura que o carvão). Ora, o seu brilho intenso e de cor branca se devem a cauda do cometa, a qual pode atingir alguns milhões de quilômetros de comprimento e se divide em duas: uma compostas por gases ionizados, como o cianogénio (mortalmente venenoso), e outra formada por poeira. 

Esta última, pode provocar duas chuvas de meteoros durante a passagem do cometa pela Terra: EtaAquárida (Abril a Maio) e Oriónidas (Outubro). https://www.todamateria.com.br/cometa-halley/

* 2020 - Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas

  


Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas

Próximo Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas 27 de Novembro de 2020  (Sexta-feira) ou seja celebra-se na última sexta-feira de novembro.

A data foi criada pela comunidade International Systems Engineer Day, na internet.

Neste dia destaca-se o papel dos engenheiros de sistemas, dos engenheiros de infraestruturas, dos analistas e arquitetos de sistemas, entre outros. É uma data de agradecimento pelo trabalho de projeção e de construção destes profissionais, atendendo às necessidades dos negócios e das pessoas.

O que Faz o Engenheiro de Sistemas?

O Engenheiro de Sistemas é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, tais como os que integram a fabricação de meios de transporte e infraestrutura de telecomunicações.

Além de trabalhar em projetos, o engenheiro de sistemas também pode trabalhar em consultadoria.

Para tanto, o licenciado em engenharia de sistemas precisa ter conhecimentos sólidos nomeadamente em informática e em matemática.

Como Homenagear o Engenheiro de Sistemas?

Neste dia pode conceder um mimo especial ao engenheiro de sistemas da sua empresa, algum familiar ou alguém do seu círculo de amigos que seja engenheiro de sistemas.

Ofereça uma pequena prenda e tire fotos para partilhar no Facebook da empresa, dando o reconhecimento devido ao trabalho desses profissionais. Assim, mais pessoas conhecerão o quão importante o engenheiro de sistemas é.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-engenheiro-de-sistemas/

19/11/2020

* 2020 - Dia da Industrialização de África

 

O Dia da Industrialização de África é comemorado a 20 de novembro. A data foi instituída pela ONU em 1989 com a resolução 44/237. O seu objetivo é mobilizar a comunidade internacional para a industrialização do continente africano, um continente rico em recursos naturais, mas com constrangimentos económicos, políticos e sociais, com a maior parte da população a trabalhar no sector agrícola. A África é o continente menos industrializado do mundo, representando somente 1% do total da produção industrial global.

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 reconhece a importante contribuição da industrialização inclusiva e sustentável para ajudar a África a superar os seus desafios críticos de desenvolvimento, nomeadamente no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 que apela à construção de uma infraestrutura resiliente e à promoção da industrialização sustentável e da inovação. A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) realiza um simpósio para celebrar o Dia da Industrialização da África e para mostrar as ações relevantes e as histórias de sucesso na promoção do desenvolvimento industrial da África.

Workshops, palestras e feiras são alguns dos eventos realizados neste dia envolvendo empresas e associações industriais, entre outras entidades.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-industrializacao-de-africa/

* 2020 - Dia Mundial da Casa de Banho


O Dia Mundial da Casa de Banho celebra-se a 19 de novembro. A data é comemorada desde 2001 em vários países mundo.

Origem do dia

O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013 e visa alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança. Longe de ser um dia divertido, este dia constitui-se como uma data séria, que tenta destacar a importância do saneamento básico para a saúde global.

Sabia que?

Mais de 700 mil crianças morrem todos os anos devido a diarreia causada por águas poluídas e más condições sanitárias - são perto de 2000 mortes por dia.

Uma criança morre de dois de dois em minutos por falta de água e de condições de higiene sanitária.

Em todo o mundo, existem mais pessoas com telemóvel do que com sanita.

Mais de 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento.

7.500 pessoas morrem diariamente por falta de saneamento, entre as quais 5.000 são crianças com menos de 5 anos.

272 milhões de dias de escola são perdidos por ano devido a doenças relacionadas com o saneamento.

Apenas 47% das escolas nos países sub desenvolvidos oferecem adequadas condições sanitárias.

Alguns países perdem 7% do PIB com problemas de saúde relacionados com a falta de condições sanitárias.

2 milhões de toneladas de dejetos humanos vão todos os dias para fontes de água, contaminando as águas.

Mil milhões de pessoas ainda defecam ao ar livre.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-sanita/

* 2020 - Dia do Empreendedorismo Feminino

 
Mesmo na pandemia, programa Sebrae Delas – Mulher de Negócios conectou e fortaleceu redes de empreendedoras em MS .A autonomia financeira e o protagonismo geram impactos positivos para as mulheres. Pensando nisso, em 19 de novembro, comemora-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi instituída em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a abertura de negócios por mulheres, impulsionando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

A ONU entende que ao valorizar o empreendedorismo feminino, a sociedade contribui para a equidade de gêneros, reduzindo desigualdades históricas. Concomitantemente à agenda proposta pela entidade, o Sebrae em Mato Grosso do Sul atua, desde 2013, com ações focadas nas empreendedoras. O trabalho pioneiro resultou na criação do programa Sebrae Delas – Mulher de Negócios, hoje presente em 12 estados brasileiros.

Em MS, o primeiro ciclo do projeto formatado encerra neste mês, tendo acompanhado diretamente nos últimos dois anos 240 empreendedoras e impactado outras duas mil com soluções específicas em empreendedorismo feminino. O programa voltará em uma nova sequência em 2021, auxiliando empresárias no sucesso dos negócios e transformando realidades. Na visão da idealizadora do projeto, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, já é possível observar ganhos para o empreendedorismo feminino. “Percebemos hoje, através do projeto, empreendedoras mais preparadas na gestão para o mercado e para a relação com os clientes. É uma empreendedora que pesquisa, busca informações, trabalha em rede, conversa com outras empresárias até ter mais confiança de começar o seu negócio”, destaca. Apesar dos passos dados, ainda há desafios quando se trata de empreendedorismo feminino. Conforme o estudo Mulher Empreendedora MS, divulgado em março deste ano pelo Sebrae/MS e o Instituto de Pesquisa da Fecomércio/MS (IPF/MS), os principais citados pelas empresárias são as diversas atribuições das mulheres; a discriminação de sexo; a baixa confiança e crença em seu potencial; e a falta de apoio dos familiares. 

Segundo a diretora-técnica Maristela França, também é importante mudar a mentalidade, aceitando que pode ter lucro. “Desafio posto é vender mais, negociar mais, atender mais cientes. A empreendedora está mais preparada, mas mercado é sempre um desafio. São resultados que podem melhorar mais, então estamos trabalhando essa linha de que nós podemos, precisamos e queremos ganhar mais dinheiro”. 

Empreendedoras inovam na pandemia

Se antes já existiam desafios a população feminina na hora de empreender, a pandemia trouxe inúmeros – para homens e mulheres. Contudo, foram percebidas diferenças na forma de lidar. A 4ª edição da pesquisa Impactos da Covid-19 no Comércio de MS, realizada pelo Sebrae e IPF/MS, em parceria com Sindivarejo Campo Grande, CDL Campo Grande e FCDL/MS, mostrou que no caso delas, houve mais inovação em comparação a eles. Enquanto 39% das mulheres intensificaram o uso de plataformas on-line para comercializar produtos ou serviços, 22% dos homens implementaram esta mudança durante a pandemia. Além disso, para 90% das empreendedoras, a alteração será mantida no pós-pandemia. O estudo também mostra que as mulheres tenderam a negociar mais valores, seja ofertando novas condições de pagamento, fornecendo descontos maiores ou renegociando dívidas anteriores. Em Mato Grosso do Sul, segundo a pesquisa, as donas de negócios são 42%. O projeto também apoiou as mulheres neste período. É o caso da empreendedora e fisioterapeuta Mayara Caceres Gonçalves, que possui um estúdio de pilates. No início do ano, o negócio estava crescendo: ela alugou e reformou um novo espaço, contratou mais uma funcionária e mudou para um prédio maior. Porém, com a pandemia, foi preciso fechar as portas em março. Ela reabriu o negócio em maio, mas durante o período sem aulas presenciais, foi preciso inovar. “Foi graças ao projeto do Sebrae que consegui ver uma luz no fim do túnel. Virei três dias sem dormir aprendendo a gravar e editar vídeos, carregar no YouTube para poder oferecer as aulas de maneira remota através das ferramentas sugeridas”, afirma a empreendedora.  A empresária Carla Trentin, que possui um espaço voltado para qualidade de vida e coaching, viveu uma situação similar. “Estava num momento de transição, onde ampliei os serviços. Dentro desse cenário, chegou a pandemia e consegui adaptar a empresa de maneira eficiente.

Foi até um período de crescimento e mudança na atuação, muitas coisas passando para o online e muitos conhecimentos vieram desse projeto. Agora, estou mais estabelecida”. Nestes últimos dois anos, o programa Sebrae Delas – Mulher de Negócios atuou ainda conectando e fortalecendo redes de empreendedoras. “Foram dois anos de muito aprendizado, networking, amizades adquiridas e trocas de experiências. Quando me senti sem rumo, lá estava o Sebrae e sua equipe para me apoiar”, finaliza a empresária Renata Matos Rocha Zamperlini, que possui uma loja de vestuário infanto-juvenil. https://www.diariodigital.com.br/economia/dia-do-empreendedorismo-feminino-valoriza-negocios-comandados-por-mulheres/#:~:text=Primeiro%20ciclo%20de%20projeto%20pioneiro,vida%20de%20duas%20mil%20empres%C3%A1rias&text=A%20autonomia%20financeira%20e%20o,o%20Dia%20do%20Empreendedorismo%20Feminino.

18/11/2020

* 2020 - Dia dos Sistemas de Informação Geográfica

 
Dia dos Sistemas de Informação Geográfica

O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica comemora-se anualmente na terceira quarta-feira de novembro, na semana da consciencialização para a Geografia. Conhecido mundialmente como GIS Day (Geographic Information System Day), este dia tem como objetivo destacar a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o quotidiano do homem, divulgando as suas potencialidades e os seus contributos à comunidade.


Esta data mundial é uma oportunidade para descobrir e para demonstrar as aplicações dos SIG no mundo real, ou para construir e fortalecer uma comunidade à volta de um SIG. Um SIG é um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais que organiza informações territoriais por níveis de informação temáticos, representado o mundo em escala reduzida e facilitando a análise e a gestão do espaço. A primeira celebração formal da data teve lugar em 1999 por intermédio da empresa ESRI. Em Portugal a primeira celebração decorreu em 2003. Desde então várias instituições de ensino e do governo local têm organizado iniciativas em torno dos Sistemas de Informação Geográfica. Os eventos podem ser conhecidos no site GISday. https://www.calendarr.com/portugal/dia-dos-sistemas-de-informacao-geografica/

* 2020 - Dia Europeu do Antibiótico

 

O Dia Europeu do Antibiótico marca-se no calendário a 18 de novembro. Apelar para o uso racional dos antibióticos é o objetivo deste Dia Europeu do Antibiótico.  A utilização incorreta dos antibióticos torna o seu efeito menos eficaz. Pior do que isso, a auto medicação com antibióticos carrega consigo vários riscos para a saúde do paciente, sendo esta data aproveitada para se fazer uma chamada de atenção por parte dos profissionais de saúde para esses malefícios. Os profissionais são responsáveis por incentivar os cidadãos a usar antibióticos de forma responsável e eficaz.

Este dia é uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), à qual Portugal adere todos os anos, disponibilizando materiais informativos alusivos a esta temática aos profissionais e aos cidadãos e realizando jornadas, colóquios e sessões de esclarecimento, entre outros.

Curiosidades sobre antibióticos

·       Metade dos europeus julga erradamente que os antibióticos combatem gripes e constipações.

·       Um terço dos europeus não sabe que os antibióticos podem ter efeitos secundários.

·       O uso racional de antibióticos pode ajudar a travar o aumento da resistência bacteriana, assim como a manter a eficácia do uso de antibióticos em futuras gerações.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-do-antibiotico/

* 2020 - Dia do Ocultismo

 Dia do Ocultismo

O Dia do Ocultismo celebra-se a 18 de novembro. Esta comemoração é mundial, dedicando-se este dia do calendário à celebração do que é misterioso, mágico e fora do normal e do compreensível neste mundo natural.

Secretismo, desconhecido, paranormal, escondido e encoberto, são alguns dos sinónimos ligados ao oculto, que como oculto, não se consegue explicar devidamente. A própria origem da celebração do dia do oculto está tapada por um véu de incerteza. Curiosamente, 18 de novembro é o dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest, na Noruega.

Sugestões para o Dia do Ocultismo

Pode celebrar este Dia do Ocultismo da(s) seguinte(s) forma(s):

Visitar uma cartomante

Ter a sina lida

Começar uma sociedade secreta

Usar um tabuleiro ouija

Lançar um feitiço

Rezar uma oração ao deus em que se acredita

Ler um conto misterioso ou macabro

Investigar sobre o ocultismo na internet

Ver um filme ou série sobre o paranormal

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-ocultismo/

15/11/2020

* 2020 - Dia Nacional do Mar

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Dia Nacional do Mar é comemorado no dia 16 de Novembro de 2020 (Segunda-feira) Neste dia decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.

Importância do mar

O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB). De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros.

Origem da data

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997. Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos. Neste dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, por exemplo, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-do-mar/

* 2020 - Dia Nacional da Amazônia Azul

 

Dia Nacional da Amazônia Azul é celebrado em 16 de novembro A Marinha do Brasil colabora para a proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras com os navios da nossa Esquadra, como o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico Publicado 2 dias atrás em 13 de novembro de 2020 O “Dia Nacional da... Textos, fotos, artes e vídeos do Folha do Litoral News estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 


Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folha do Litoral News (jornalismo@folhadolitoral.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha do Litoral News faz na qualidade de seu jornalismo.

https://folhadolitoral.com.br/editorias/marinha-do-brasil/dia-nacional-da-amazonia-azul-e-celebrado-em-16-de-novembro/

* 2020 - Dia do Escritor Preso

O Dia do Escritor Preso é celebrado anualmente a 15 de novembro. É um dia de reconhecimento, de luta e de apoio aos escritores que sofrem perseguição por simplesmente utilizarem o seu direito de liberdade de expressão. A data foi criada em 1981 pela PEN International (Poets, Essayists and Novelists) e divulga todos os anos o aprisionamento injusto, a morte, o desaparecimento, a violência e outras formas de ataque a escritores de todo o mundo. Para além de procurar a libertação dos escritores e de promover a cultura literária, a data homenageia ainda os escritores mortos desde o último Dia do Escritor Preso.
A cada ano são escolhidos cinco países e cinco escritores em específico para demonstrar a realidade geral dos 900 escritores maltratados e silenciados pelo mundo. A PEN faz pressão junto dos governos e doutras entidades para obter a libertação destes escritores, assim como incentiva as pessoas a escreverem cartas às mesmas entidades ou aos escritores presos, para lhes mostrar que mesmo presos, eles não foram esquecidos.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-escritor-preso/

* 2020 - Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

 

Próximo Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 15 de Novembro de 2020 (Domingo) O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada comemora-se todos os anos ao terceiro domingo de novembro. O objetivo deste dia é lembrar aqueles perderam a vida ou a sua saúde nas estradas e ruas do país, assim como tentar prevenir o acontecimento de mais acidentes e o registo de mais vítimas na estrada. Além de homenagear as pessoas perdidas na estrada e as suas famílias, também se prestam louvores aos profissionais que diariamente lidam com esta trágica realidade, tais como os polícias, as equipas de emergência e os restantes profissionais médicos.

Origem e História do Dia Mundial das Vítimas da Estrada

A celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada começou em 1993, pela mão da Federação Europeia de Vítimas da Estrada (FEVR).

Em 2002, o Papa João Paulo II, promoveu este dia Dia Europeu a Dia Mundial, dado o número alarmante de mortes. Já em 2005, a Assembleia Geral da ONU aprovou a adoção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, tal como é celebrado hoje em dia.

Dados de Desastres Rodoviários

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que morrem todos os anos 1,2 milhões de pessoas na estrada e que 50 milhões de pessoas ficam feridas no mesmo período. Caso não haja alterações na forma de encarar esta realidade, em 20 anos este número trágico aumentará em 65%. https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-em-memoria-das-vitimas-da-estrada/

12/11/2020

* 2020 - Dia Mundial da Bondade


O Dia Mundial da Bondade assinala-se todos os anos a 13 de novembro. O que o Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) quer reavivar no mundo é o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença. Neste dia apela-se à paz nas pessoas, colocando-se de lado por 24 horas as diferenças religiosas, fronteiriças e de raça. Com o celebrar da bondade durante um dia, espera-se que se plantem as raízes para se verificar a bondade durante o resto do ano. 

Origem do dia

Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Atualmente, o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo, tais como o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. Em certos países oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.

Sugestões do Dia Mundial da Bondade

Neste dia você pode:

* Dar um abraço a um desconhecido

* Oferecer uma flor a um conhecido

* Ajudar um necessitado

* Doar roupa, livros ou comida

* Segurar a porta para um desconhecido

* Deixar a cara metade controlar o telecomando

* Dar um elogio ao vizinho

* Fazer uma boa ação

* Dizer obrigado a todos que merecem

* Sorrir a todas as pessoas com quem se cruza

* Enviar um SMS aos amigos

* Ligar aos pais

* Cumprimentar ou apertar a mão a um "inimigo"

* Levar um bolo para o trabalho

* Escrever e partilhar um poema

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-bondade/

11/11/2020

* 2020 - Dia Nacional do Inventor

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) celebra hoje, 12 de novembro, O Dia Nacional do Inventor que foi estabelecido pela Lei nº 12.070 de 29 de outubro de 2009. Essa data comemorativa, inicialmente, do Estado do Rio de Janeiro, e depois de todo o Brasil tem por fim, marcar a data em que o aviador e inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, ao voar 220 metros com o seu 14-bis na cidade francesa de Paris, depois de 4 tentativas, bateu o recorde de então e conquistou o Prêmio do Aeroclube da França, instituído em 1904 e prometido então àquele que se convertesse no 1º a percorrer a distância de 100 metros voando em avião.

Para conhecimento, o 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, para testes realizados por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome “14-bis”, isto é, o “14 de novo”. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade.

O 1º teste do 14-bis foi feito em 19 de julho de 1906, conectado ao balão nº 14. Em 23 de agosto, o 14-bis foi finalmente testado sem estar acoplado ao balão. Após uma 1ª corrida sem decolar, na 2ª tentativa o aeroplano elevou-se do chão e voou. Entretanto a sua estabilidade não agradou a Santos-Dumont, que, mesmo assim, declarou-se satisfeito. No dia 3 de setembro de 1906, foi instalado o motor náutico Antoinette de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24, até então utilizado. Essa alteração transformou o 14-bis no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 11 metros em 13 de setembro de 1906; infelizmente o pouso brusco danificou a estrutura e o motor do avião, e quebrou as duas rodas, interrompendo então os testes.

Finalmente, em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião, agora o Oiseau de Proie III, provido de ailerons rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época. O feito foi registrado pelo Aeroclube da França em um monumento, preservado no campo de Bagatelle.

https://www.creape.org.br/hoje-e-o-dia-nacional-do-inventor/

Related Posts with Thumbnails