30/12/2020

* 2020 - Esse arroz é sucesso aqui em casa!

ANO NOVO chegando! Tudo pronto para a ceia? Que tal inovar e fugir das tradicionais uvas passas no arroz?  Tenho uma sugestão saudável e que é o maior sucesso aqui em casa, não apenas no ANO NOVO, mas no dia a dia também. Fácil, nutritivo, saboroso e fica uma lindeza! Vamos anotar os ingredientes? 

Arroz festivo 

* Arroz branco (eu uso parboilizado Tio João Tipo 1)

* Água para cozinhar o arroz

* Azeite (eu uso extravirgem)

* Cenoura crua

* Ervilha (eu uso a congelada) 

* Sal a gosto 

* Manteiga (1 colher de sopa bem generosa, eu uso a que tem sal)

* Pimenta do reino moída na hora, a gosto


Modo de preparo: coloque a quantidade desejada de arroz em uma panela (ou no microondas), acrescente sal, pimenta moída na hora, azeite e água para cozinhar. Enquanto cozinha o seu arroz, rale a cenoura e coloque em uma travessa. Acrescente na travessa a ervilha (não tem problema se ainda estiver congelada) e a manteiga (não precisa estar em temperatura ambiente). Assim que o arroz estiver pronto e quente, despeje na travessa e vá misturando tudo. Prove. Se precisar de mais sal ou pimenta, corrija a seu gosto. Sirva e aguarde os elogios! 

Sugestões: você também pode acrescentar milho, peito de peru ou paleta defumada cortada em tiras fininhas. 

Gostou da dica? Tem mais sugestões para deixar o arroz ainda mais sucesso? Comente aqui no blog. 

Muito obrigada! 

Dalva Day

29/12/2020

* 2020 - Que tal servir rabanada assada na ceia de Natal?

Natal sem rabanada, não é Natal, para quem preza a tradição de servir deliciosos pratos natalinos na noite mais especial do ano. A rabanada é servida em diversos países, e tem variações de acompanhamento muito interessantes, que revelam características dos povos dessas nações. Há quem sirva com sorvete, com frutas, caldas de chocolate, doce de leite, mel...enfim, são muitas variações que podemos adaptar a nossa realidade. Eu vou ensinar para você a rabanada tradicional. Simples e barata, e um pouco mais saudável: assada. Dica: Você pode deixar a rabanada ainda mais saudável, substituindo o açúcar refinado, por outro açúcar de sua escolha. O leite você pode optar pelo desnatado. Se precisar de mais leite, é só acrescentar o necessário. Da mesma forma em relação aos outros ingredientes. 

Ingredientes: 

* 200 ml de leite integral 

* Açúcar refinado 

* 2 pães francês 

* 2 ovos 

* Manteiga 

* Canela em pó a gosto 

Passo a passo: 

a) Corte os dois pães franceses em fatias de dois dedos. Reserve em uma travessa. 

b) Em uma travessa, misture os 200 ml de leite com 4 colheres das de sopa com açúcar. Reserve. 

c) Em uma travessa, misture bem os dois ovos, com as gemas e as claras. Reserve. 

d) Misture em uma travessa, uns 50 Gr de açúcar com canela em pó, a gosto. Reserve. 

e) Unte com manteiga (não use óleo) uma forma. Reserve. 

f) Aqueça o forno em 200 graus. 

g) Pegue uma fatia de pão e passe no leite que já está com açúcar. Deixe bem úmido. Em seguida, passe a fatia de pão no ovo que já está misturado, cobrindo inteiro. E coloque na forma. Faça o mesmo procedimento com todas as fatias de pães. Leve ao forno por dez minutos. Retire e vire cada fatia. Se estiver um pouco colado na forma, não se preocupe, é só descolar e virar. Deixe por mais dez, ou 15 minutos. Até dourar. Retire do forno e passe cada fatia na mistura de açúcar com canela. Sirva quentinho ou gelado (você pode fazer de dia e servir gelado na ceia). Seja criativo, decore com geleias, doces de leite, sorvetes...o que sua imaginação mandar. 

Gostou? Deixe um recadinho aqui no blog. 

Feliz Natal e boas festas. 

Dalva Day

* 2020 - Sensacional strogonoff com bombons ouro branco para o réveillon

Essa receitinha de família, vai arrancar elogios na sua ceia de ano novo. Não fica enjoativa, e fica "docinho" na medida certa.  Ah, se você não curte ouro branco, pode trocar por outro bombom: sonho de valsa, serenata do amor e afins. 


Vamos anotar os ingredientes? 


Você vai precisar para a receita: 


* 400 ml de leite integral

* 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)

* 1 cx (ou lata) de leite condensado

* 3 gemas peneiradas

* 1 cx (ou lata)  de creme de leite

* 10 a 15 ouro brancos picados 

* 1 colher de chá de manteiga com sal (opcional)

Preparo: Dissolva duas colheres das de sopa de amido de milho em 400 ml de leite em temperatura ambiente em uma panela. Acrescente 1 caixa de leite condensado, 3 gemas de ovos peneiradas. Junte a receita, a manteiga (opcional). Ligue o fogo em temperatura baixa e mexa todos os ingredientes, até começar a levantar fervura, ficando quase homogêneo, ou seja mais grossinho. Cuide para não queimar. Desligue o fogo e acrescente 1 lata de creme de leite e mexa até misturar bem. Espere esfriar e passe o creme para um refratário. Pique com uma faca 10 a 15 ouro brancos. Misture os pedaços no creme até esconde-los. Leve para o refrigerador por no mínimo 1 hora, para ficar firme e geladinho. Você pode decorar com alguns pedacinhos de ouro branco.

Dicas: Eu não usei, mas você pode misturar  algumas gotinhas de baunilha, lá no início da receita. 

Gostou da receita? Comente aqui no blog 

Boas festas e Feliz 2021. 

Muito obrigada, 

Dalva Day

21/12/2020

* 2020 - Dia das Palavras Cruzadas

 

O Dia das Palavras Cruzadas encontra-se no calendário a 21 de dezembro. Foi a 21 de dezembro de 1913 que as palavras cruzadas surgiram no jornal “New York World”, um jogo onde dicas e número de letras são usados para formar palavras. Aproveitando-se então o dia 21 de dezembro ocorre a celebração anual deste estimulante exercício. O inglês Arthur Wynne, nascido em Liverpool, migrou para os Estados Unidos e criou o primeiro exercício moderno deste jogo para secção de entretenimento publicada aos domingos pelo jornal que trabalhava. A sua criação baseou-se em um semelhante jogo rústico fabricado na antiga Pompeia. 

Segundo o “Guinness Book of World Records”, o primeiro caderno com uma coleção de palavras cruzadas, retiradas do “New York World”, foi publicado nos Estados Unidos em 1924 por Dick Simon e Lincoln Schuster. Passado mais de um século do seu surgimento, pode-se dizer que este se tornou num desafio mental adorado por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, com benefícios para o cérebro. As palavras cruzadas permitem estimular a mente e afastar causas de senilidade, assim como alargar o vocabulário, a interpretação e a comunicação.

 

Neste dia é indispensável fazer um passatempo de palavras cruzadas, seja no jornal, numa revista, num caderno de passatempos, ou online, num site de palavras cruzadas. Também se pode construir palavras cruzadas para outras pessoas resolverem e entrar em competições de palavras cruzadas.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-das-palavras-cruzadas/

20/12/2020

* 2020 - Dia Internacional da Solidariedade Humana

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado anualmente a 20 de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006). A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos.
Neste dia, os governos são recordados dos seus compromissos com os acordos internacionais, sobre a necessidade da solidariedade humana como uma forma de combater a pobreza. As pessoas são incentivadas a debater sobre os meios de promover a solidariedade e a encontrar métodos inovadores para ajudar a erradicar a pobreza e a fome. Entre muitas outras iniciativas que decorrem pelo globo, destacam-se as organizadas pelas Nações Unidas.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, conta com 17 objetivos divididos em metas para melhorar parâmetros a nível mundial, reforçar a solidariedade global dos participantes, engajamento para mobilização de recursos, estratégias para promover a paz e melhorar a vida das pessoas em situação vulnerável. É tradição deste dia o Secretário-Geral das Nações Unidas enviar uma mensagem ao mundo. https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-solidariedade-humana/

15/12/2020

* 2020 - Dia de Zamenhof

 

O Dia de Zamenhof decorre a 15 de dezembro.Também conhecido como Dia do Esperanto (apesar do Dia do Esperanto se celebrar oficialmente em julho), o Dia de Zamenhof celebra-se anualmente a 15 de dezembro em honra do criador da língua Esperanto, o polaco Ludwik Lejzer Zamenhof, nascido a 15 de dezembro de 1859. O Esperanto é a língua auxiliar mais falada no mundo, com cerca de 10 milhões de falantes não fluentes e de 100.000 a 2 milhões de falantes fluentes. Surgiu em 1887 a “bíblia” do Esperanto, o Unua Libro, de Zamenhof, que desejava quebrar as barreiras linguísticas no globo e unir os diferentes povos.

O Esperanto é usado em viagens, literatura, cartas, intercâmbios culturais, convenções, transmissões de rádio e de televisão e em diferentes tipos eventos onde se fale mais do que um idioma. No Dia de Zamenhof realizam-se várias celebrações especiais, com o encontro de esperantistas, e a promoção da literatura Esperanto, entre outros.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-zamenhof/

* 2020 - Dia Internacional do Chá

 

O Dia Internacional do Chá encontra-se no calendário a 15 de dezembro. Ao contrário do que se possa pensar, o Dia Internacional do Chá não foi criado para se degustar uma chávena de chá. Pode fazer isso neste dia, sim, mas o verdadeiro objetivo da data é chamar a atenção dos governos, das organizações e da população mundial para os problemas da produção do chá que os trabalhadores das plantações de chá atravessam, assim como os pequenos produtores e consumidores. Garantir os direitos destes trabalhadores e alcançar preços justos são alguns dos objetivos deste dia. 


A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 2005 em Deli, na Índia e desde então foi ganhando relevo a nível mundial. A data começou como uma resposta à crise da indústria do chá em 1998 e tornou-se numa data muito popular nos países produtores de chá, tais como o Bangladesh, Índia, Nepal, Vietname, Indonésia, Quénia, Sri Lanka, Malavi, Uganda, Malásia e Tanzânia. Para além dos países produtores, os países consumidores de chá, como a Holanda, a Inglaterra, a França e a Alemanha também aderiram à efeméride.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-cha/

14/12/2020

* 2020 - Dia do Médico Alergista

 

Dia 14 de dezembro é o dia do Médico Alergista, período que coincide com a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em 1946. As doenças alérgicas podem aparecer em qualquer idade e fatores hereditários exercem um papel chave no seu desenvolvimento. O filho de um paciente com qualquer tipo de doença alérgica tem risco de 48% de apresentar alguma doença alérgica, subindo para 70% caso os dois pais sejam alérgicos.

O médico Alergista prepara-se para a prevenção, o diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças autoimunes, entre outras. Ao contrário do resfriado comum, uma doença alérgica não é uma condição passageira, pela qual o paciente passará incólume. A ajuda médica contribui para reduzir a frequência com a qual os pacientes precisam ficar em casa, sem ir à escola ou ao trabalho, devido aos sintomas alérgicos.

Estudos revelam que pacientes em acompanhamento com um médico Alergista apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto socorro, além de aprenderem a conviver com a doença alérgica.

Os tipos mais comuns de reações alérgicas são rinite alérgica, asma, sinusite e otite média, dermatite atópica, anafilaxia, dentre outras.

– Rinite Alérgica: estima-se que nos Estados Unidos, 35 milhões de pessoas sofram desse tipo de doença alérgica. Ela se caracteriza por sintomas como espirros, congestão nasal, coceira e coriza, além de lacrimejamento, vermelhidão e coceira nos olhos.

– Asma: doença pulmonar crônica, caracterizada por tosse, opressão torácica, dificuldade para respirar e chiadeira torácica. Afeta mais de 17 milhões de norte-americanos, com tendência a aumento a cada ano. Os sintomas de asma podem ser desencadeados por alérgicos ou outros estímulos não-alérgicos, como infecções do sistema respiratório, ar frio e fumaça do tabaco.

– Sinusite e otite média: são infecções comuns, frequentemente desencadeadas por rinite alérgica. A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, os quais são cavidades vazias preenchidas por ar, nos ossos da face, encontradas ao lado do nariz, na testa e entre os olhos. A sinusite afeta boa parte da população. A otite média – ou infecção comum dos ouvidos – é uma das infecções infantis que mais comumente leva à necessidade de atendimento médico.

– Dermatite atópica: também chamada de eczema, caracteriza-se por sintomas relacionados à pele, como coceira, vermelhidão, descamação da pele. Essas lesões são comumente encontradas em crianças pequenas, mas podem ocorrer mais tardiamente, em indivíduos com história pessoal ou familiar de atopia, ou seja, asma ou rinite alérgica.

– Urticária: são lesões de pele caracterizadas por coceira, protuberâncias avermelhadas que surgem na superfície da pele. Podem ocorrer em grupos, apresentando tamanho variável. Além disso, pode ser crônica (aparecendo e desaparecendo sem motivo) ou aguda. Os desencadeantes da urticária costumam ser infecção e ingestão de alimentos ou medicamentos.

– Anafilaxia: é uma reação alérgica sistêmica grave, geralmente causada por substâncias injetadas ou ingeridas, incluindo alimentos e medicações, picadas de insetos e látex. Os sintomas podem incluir sensação de calor, rubor, formigamento na boca, lesões cutâneas avermelhadas e com coceira importante, sensação de fraqueza e desmaio, “falta de ar”, cheira torácica, nervosismo, cólicas abdominais, vômitos e diarréia. Nos casos mais graves, pode levar à queda da pressão arterial, com perda da consciência (desmaio). Pode ser fatal, caso não seja tratada a tempo. Trata-se de uma emergência médica.

Fonte: Bibliomed e Asbai

http://portalfmb.org.br/2018/12/14/14-de-dezembro-dia-do-medico-alergista-3/

13/12/2020

* 2020 - Dia Mundial do Macaco


O Dia Mundial do Macaco é comemorado no dia 14 de Dezembro.  Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia. A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.  Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos. Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-macaco/

* 2020 - Dia Nacional de Combate à Pobreza

 

O Dia Nacional de Combate à Pobreza é comemorado em 14 de dezembro. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.  A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade. No Brasil, de acordo com estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

“Para a erradicação da pobreza, melhora na saúde, cultura e educação.”  

Uma mensagem da Secretaria de Promoção e Assistência Social.

PREFEITURA DE QUIRINÓPOLIS

“Construindo um novo Futuro!”

Autor: Felipe Araújo

http://www.quirinopolis.go.gov.br/noticia.php?id=1174

* 2020 - Dia internacional do Violino

 

Próximo Dia do Violino 13 de Dezembro de 2020 (Domingo)  Comemorada 12 dias antes do Natal, a data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante.  O violino é um instrumento de grande alcance muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo. Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.

História do violino

Acredita-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo. Os violinos com as características atuais surgiram na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.  Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada um com as suas características, a discussão entre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual. Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores astronómicos. No museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se “O Messias”, o violino mais valioso e famoso do mundo, feito por Stradivari em 1716, mas com aspeto de ter acabado de ser feito. Arnold Rosé é considerado por muitos como o melhor violinista do mundo.

Comemoração do dia

Para comemorar este dia pode:

ouvir música com violinos em casa ou no trabalho;

ver um concerto com violinos, ao vivo ou em casa;

tocar um pouco de violino;

ter aulas de violino;

oferecer um violino;

aprender mais sobre este instrumento;

partilhar a data nas redes sociais.

Dia Internacional do Violino

A 17 de junho também se celebra o Dia Internacional do Violino, para comemorar o aniversário de Igor Stravinsky, um dos músicos e compositores mais importantes do século XX. https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-violino/

11/12/2020

* 2020 - Dia Internacional do Shareware

 

Próximo Dia Internacional do Shareware 12 de Dezembro de 2020 (Sábado) O Dia Internacional do Shareware celebra-se anualmente no segundo sábado de dezembro. A data foi criada por David Lawrence, um antigo ator e apresentador de programas de tecnologia norte-americano. O objetivo do dia passa por valorizar os programadores que trabalham arduamente para criar códigos e programas que facilitam a vida das pessoas. Assim, o dia funciona como um lembrete para os utilizadores de programas shareware, no sentido de apreciarem o trabalho dos criadores dos programas que eles utilizam, considerando um pagamento por essa utilização.

O que é shareware?

Shareware é o termo utilizado para caracterizar um programa de computador que é disponibilizado gratuitamente de início, mas com algum tipo de limitação. Em geral, este tipo de programa apresenta funcionalidades limitadas, publicidades, ou um curto tempo de utilização gratuita. No final deste tempo é necessário pagar para continuar a utilizar o programa, parcialmente ou na totalidade. Os programas de testes possuem uma taxa alta de abandono pelos desenvolvedores e pelos utilizadores. Um estudo concluiu que 76% dos programas shareware não são atualizados e que somente 0.5% dos downloads são convertidos em compras.

Como celebrar o dia?

Instalou algum programa shareware que lhe dá imenso jeito? Neste Dia Internacional do Shareware pode fazer um pagamento, mesmo que simbólico, aos criadores desse programa, tal como quando vai a um restaurante e deixa uma gorjeta pelo bom serviço que recebeu. Também pode divulgar o dia e os seus programas shareware preferidos nas redes sociais com a hashtag #InternationalSharewareDay.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-shareware/

* 2020 - Dia da Poinsétia

 

O Dia da Poinsétia celebra-se a 12 de dezembro. Esta data surgiu nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva assim do nome do embaixador. A poinsétia é uma flor mexicana que floresce no solstício de inverno, coincidindo com o Natal. Ela serve de decoração natalícia já desde o século XVI, graças a uma lenda popular mexicana, onde uma menina pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, chora e testemunha a transformação destes ramos em lindas poinsétias vermelhas no seio da igreja, que declara o acontecimento um milagre.

As largas folhas da poinsétia, flor de Natal ou estrela de Natal, podem assumir diversas cores. É uma planta de interior que também pode ser plantada no exterior. Ela apresenta um baixo grau de toxicidade que pode causar irritações ou inflamações. Contudo, não apresenta riscos mortais ao homem, a não ser que sejam ingeridas centenas de suas folhas.

Neste dia pode plantar ou comprar ponsétias e decorar a sua casa com a flor. 

     https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-poinsetia/

* 2020 - Dia do Plano Nacional de Educação

 
Dia do Plano Nacional de Educação

No 12 de dezembro, é celebrado o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE), uma data comemorativa oficial do Brasil. Em 2014, o Congresso Nacional sancionou o PNE com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela produção de estudos para subsidiar o monitoramento do PNE, realizado por meio da publicação de Relatórios de Monitoramento, a cada dois anos; estudos e pesquisas da Série PNE em Movimento e dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais; e pelo Painel de Indicadores.

Esse monitoramento é realizado pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep. “Sabemos da importância do PNE para a construção de uma nova educação no país. São várias frentes de trabalho que envolvem a evolução dos indicadores de alfabetização, a inclusão de pessoas com deficiência, a formação dos professores, a expansão da educação profissional e tecnológica, entre outros contextos. O desafio é grande, mas a produção de informações que auxiliem o acompanhamento das metas norteiam o trabalho que vem sendo feito”, ressaltou o diretor da Dired, Alexandre Brandão.

Instituído pela Lei nº 13.005/2014, o PNE estabelece 20 metas a serem atingidas nos próximos dez anos. As metas do PNE são direcionadas à garantia do direito à educação com qualidade, assegurando o acesso, a universalização do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais; a redução das desigualdades; a promoção da diversidade; a valorização dos profissionais da educação e a ampliação do investimento em educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos, considerando a situação, as demandas e as necessidades locais.

O plano é voltado à ampliação do acesso às creches para as crianças de 0 a 3 anos; promove a universalização da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio para a faixa etária de 4 a 17 anos, com a inclusão dos jovens com deficiência, isto é, a universalização da educação básica; enfatiza a importância da promoção da educação de jovens e adultos; e amplia o acesso ao ensino superior, além da formação específica dos professores. O objetivo é consolidar todas essas ações em um ambiente em que os professores são valorizados, com salários equitativos ao de outras profissões, planos de carreira justos, em escolas construídas para oferecer qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.

Relatórios de monitoramento – Em 2018, foi lançado o Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. O documento atualiza as séries históricas de indicadores apresentadas no Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE.

Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – As publicações desta coleção se dedicam a aprofundar o debate sobre os resultados já alcançados, identificando desafios e recomendações para o aprimoramento das políticas públicas. Em 2019, foram lançadas as edições 2 e 3 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A coleção tem como objetivo divulgar e disseminar a produção de estudos e pesquisas relacionados ao monitoramento dos planos de educação.

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dia-do-plano-nacional-de-educacao-e-comemorado-em-12-de-dezembro/21206#:~:text

09/12/2020

* 2020 - Dia da Inclusão Social

 

Dia da Inclusão Social.

LEI Nº 12.072, DE 29 DE OUTUBRO DE 2009.

Institui o dia 10 de dezembro como o Dia da Inclusão Social. O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o dia 10 de dezembro de cada ano como o Dia da Inclusão Social, com o objetivo de promover e conscientizar toda a sociedade sobre a importância dos direitos humanos e sua efetividade.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de outubro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

Erenice Guerra

https://domtotal.com/direito/pagina/detalhe/25258/lei-institui-o-dia-10-de-dezembro-como-o-dia-da-inclusao-social.

* 2020 - Suco de maracujá com banana? Será que dá certo?

Tenho uma dica de suco super saboroso e saudável. É refrescante e aqui em casa, todo mundo gosta e pede mais. 

Vamos para receita? 

* 2 maracujás inteiros (polpa e sementes, qualquer tipo)

* 1 ou 2 colheres de sopa de mel silvestre (uso orgânico) 

* 1 banana (qualquer tipo)

* Cubos de gelo (uns dez, quinze...)

* 100 ml de água gelada 

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador por uns 5 min. Se precisar, acrescente mais água gelada. Por causa do gelo, ele não ficará totalmente líquido, ficará mais parecido com um smoothie. Sirva gelado! 

Não precisa peneirar. As sementes do maracujá fazem muito bem para a saúde do intestino. 

Dica ouro: Acrescente também umas 3 ou 4 folhas de espinafre. Eu congelo as folhas do espinafre, e pego o que preciso e coloco direto no liquidificador, para bater junto com os demais ingredientes dos sucos e vitaminas que faço. 

Crianças, que já estão com a introdução alimentar definida podem tomar o suco exatamente como está aqui, com as sementes do maracujá e as folhas de espinafre. Lembrando que para bebês o ideal é sempre oferecer a fruta inteira, sucos só ocasionalmente. 

Gostou da dica? Qual suco faz sucesso aí na sua casa? Comente aqui no blog. 

Muito obrigada 

Dalva Day

* 2020 - Dia Nacional da Criança Com Deficiência

 

Estimativas sugerem que há pelo menos 93 milhões de crianças com deficiência no mundo, mas os números podem ser muito maiores. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic (IBGE) de 2010, o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência. Destas, 3.905.235 são crianças de 0 a 14 anos e, com deficiência intelectual, também nessa faixa etária, são 391.266 crianças. Muitas vezes, crianças com deficiência estão entre os membros mais pobres da população. São menos propensos a frequentar a escola, a acessar serviços médicos ou a ter suas vozes ouvidas na sociedade. Suas deficiências também as colocam em maior risco de abuso físico e, muitas vezes, as excluem de receber nutrição adequada ou assistência humanitária em emergências. A abordagem baseada na equidade é um dos alicerces da agenda do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para políticas e programas – tanto no desenvolvimento quanto na ação humanitária – e desenvolver lideranças sobre os direitos das crianças com deficiência, capacitação entre funcionários e parceiros.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, dispõe:

Livro I - Parte Geral

Título II - Dos Direitos Fundamentais

Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde

Art. 11. É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

§ 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. (...)

Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: (...)

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; (...)

Capítulo V - Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho

Art. 66. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.

No âmbito da saúde, por meio do Programa de Triagem Neonatal, que inclui o teste do pezinho, o teste da orelhinha e o teste do olhinho, as ações de prevenção das deficiências por causas evitáveis e a identificação e a intervenção precoces estão integradas à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e à Rede Cegonha.

Tipos de deficiência:

Conduta típica: grupo de crianças com diagnóstico médico de hiperatividade, doenças psiquiátricas e transtornos de comportamento e alterações das aquisições cognitivas incluindo deficiência mental de todos os níveis;

Deficiência global do desenvolvimento (DGD): grupo de crianças com autismo de todos os tipos (leve, moderado, grave) e Asperger;

Deficiência física: deficiências por falta de membros, assimetria de membros, assim como deformidades ósseas e deficiências motoras;

Síndromes genéticas;

Múltiplas deficiências: crianças com dois ou mais comprometimentos. São incluídas as crianças que apresentam deficiências associadas a qualquer outra alteração/doença, por exemplo: deficiência motora e epilepsia; deficiência auditiva e visual, entre outras.

Outras deficiências: correspondem a doenças como síndrome da amplificação dolorosa, deficiência visual, dislexia, distúrbios de fala e outros.

Fontes:

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Ministério da Saúde

Ministério Público do Paraná

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h07 Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 20h07

TELES, F. M.; RESEGUE, R.; PUCCINI, R. F. Necessidades de assistência à criança com deficiência. Revista Pulista de Pediatria, v. 34, n. 4, p. 447-453, dez. 2016

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3375-09-12-dia-nacional-da-crianca-com-deficiencia

* 2020 - Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio

 

Próximo Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio  9 de Dezembro de 2020 (Quarta-feira) O Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção da Criminalidade é celebrado a 9 de dezembro. A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948. Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio.

O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena. Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz. https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-das-vitimas-do-crime-de-genocidio/

08/12/2020

* 2020 - Dia dos Produtores de Rádio e Televisão

Hoje dia 08 de dezembro, é dia do Produtor de Rádio e TV.. O exercício da profissão de Radialista passou a ser regulamentado no Brasil apenas na segunda metade da década de 70, após a implantação da Lei Federal nº 6.615, de 16 de dezembro de 1978.



O Produtor de Televisão tem como sua função principal controlar todos os aspectos da produção de um programa de televisão, desde o desenvolvimento de sua ideia original e da contratação do elenco até a supervisão das filmagens e a checagem dos fatos. Frequentemente é o produtor é responsável direto pela qualidade do programa e pela sua duração no ar, com maior ou menor intensidade dependendo do programa ou de sua emissora.

Alguns produtores assumem um papel mais executivo, simplesmente concebendo novos programas e "lançando-as" (pitching) para as redes, e uma vez que o projeto esteja em andamento passam a dedicar-se exclusivamente a assuntos relativos aos negócios, como orçamentos e contratos; outros, no entanto, envolvem-se mais diretamente com o cotidiano dos trabalhos, especialmente em atividades como os roteiros, o design dos sets, o elenco e até mesmo a direção.

De acordo com o diretor e produtor Angolano Fililpe Dos Santos, o produtor seria o profissional que alia a capacidade de analisar e relacionar determinado produto ao seu público-alvo com a de prever os custos necessários para esta produção e suas estimativas de retorno financeiro; seria o primeiro profissional a entrar em determinado projeto e o principal responsável por levá-la adiante, captando profissionais e recursos para realizá-la.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Produtor_de_televis%C3%A3o
Related Posts with Thumbnails