06/08/2010

* 2010 – 3ª REUNIÃO DO COMTRANBLU

No dia 04 de agosto na reunião mensal da COMTRANBLU – Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau, a Drª Daniela Zilli – auditora , palestrou para os conselheiros e suplentes sobre “ Auditoria do valor da tarifa de transporte Urbano de Blumenau” , elaborado pelo instituto Professor R.Uessler – IPRU. Essa palestra foi em resposta do oficio 01/2010 , de 09 de julho, enviado ao prefeito João Paulo Kleinubing, pelo COMTRANBLU, decisão tomada pelos conselheiros após receberem informações atualizadas de todas as ações atinentes a tarifa do transporte coletivo, que tem causado grande polêmica em nossa cidade. A Drª Daniela Zilli falou sobre os estudos apresentado em relação ao orçamento realizado pelo consórcio SIGA; a planilha GEIPOT realizada pelo SETERB e a pericia extrajudicial que foi contratada. Chegou-se a conclusão que todos os estudos não estão 100% certos. A concessão diz que tem que ser feito, mas não diz quando ou como fazer. Chegou-se a conclusão que os conselheiros irão guardar o resultado final da auditoria e depois serão analisado pelos 26 conselheiros em reunião a ser agendada.

O segundo palestrante foi o senhor Sergio Voltolini  falou sobre o caderno Técnico que está na 4 edição. O 1º foi em 1997 , o 2º em 2002; o 3º em 2006 e o 4º em 2010.
Principais requisitos do manual para todos os tipos de veículos:
* conforto;
* segurança;
* acessibilidade,
* habilidade,
* agilidade,
* custos e
* adequação.

Principais alterações para 2010:

1. Homologação da caixa de transmissão automatizadas.
2. 3ª porta nos veículos MIDI ( micrão)
3. Todos os veículos acessíveis
4. Homologação do veiculo BLUFÁCIL (decreto 5296/04)
5. Retorno dos bancos com assento e encosto acolchoados
6. Bancos preferenciais na cor amarela ( lei 15.559)
7. Aumento das estradas asfaltadas (mod.convencional)
8. Banco do Obeso (interiço e acolchoado)
9. Cor padrão única: amarelo trânsito
10. Serviço Seletivo nova cor : verde Hall
11. Fixação limite de passageiro para tipos de veículo (Maximo de 6 passageiro em pé por metro quadrado útil.
Maria Helena Mabba presidente da ABLUDEF e da CODEPA pediu a palavra para dar seu depoimento sobre o transporte BLUFÁCIL. Com orgulho falou da alegria de hoje está sendo comemorado o 2º ano do sistema BLUFÁCIL, onde atende 40 pessoas cadeirantes para fisioterapia e temos ainda mais de 60 pessoas a espera de novos ônibus adaptados. Atualmente estamos com 3 ônibus BLUFÁCIL e já está em negociação com o governo municipal para a aquisição de mais um. Todos os ônibus até 2014 deverão ser acessíveis. Optou-se por mais elevadores, Blumenau não tem condições de ter acesso nos pontos de ônibus, motivo alegado a geografia do município. O assunto seguinte da ordem do dia para o conselho foi sobre os “corredores de Ônibus”, que está sendo implantado no município. O representante do SETERB senhor Rudolf Clebsch falou da economia de diesil que contabilizará uma economia de 1 milhão. Outro item foi sobre a questão que veio ao conselho sobre o “Descarregar mercadoria na rua XV e transversais á noite”. A pedido da própria Câmara de Lojistas - CDL uma lei que autorize através de decreto de fixar os locais para descarga entre a "Fonte luminosa até a Rua Paraíba” para caminhões acima de 4 toneladas, nos horários entre 7hs as 20hs. Estarão atento ao tramite desta lei, Blumenau não comporta caminhões de elevado peso,pois danificará a cidade. Tem que se pensar como em outras cidades, onde tem locais proprio para receber esses caminhões e depois poderão ter carros menores para encaminhar a mercadorias para o comercio. Foi encerrada a reunião as 16 horas .

Um comentário:

Lui disse...

Mãe!!!
Feliz Aniversário!!
Mil beijos
Lui

Related Posts with Thumbnails