01/08/2010

* 2010 – FESTA CAIPIRA DO GRUPO DA MELHOR IDADE ABLUDEF


No dia 30 de julho, a partir das 10:00horas até as 16:30hs estivemos reunidos na sede da ABLUDEF para a grande festa caipira do grupo da Melhor Idade. No mês de junho não realizamos o encontro devido ao jogo do Brasil ser na última sexta feira (25/06), o grupo da Melhor Idade optou em não realizar o encontro por causa do movimento das ruas após o jogo.
A coordenadora do Grupo da Melhor Idade, assistente social Dalva, reuniu-se com a sua equipe : Tânia ; Angela, Dyrce e Mirian todas vestidas de caipira para recepcionar os idosos conforme chegavam a entidade. Após fazer uma foto oficial do grupo, que no momento estavam apenas 20 idosos e o grupo é composto por 41 idosos. Todos assinaram o livro de presença e durante a manhã ficaram colocando ás suas conversas em dia, pois muitos dependem de transporte adaptados sendo que não tem como se encontrarem a não ser no dia do Grupo da Melhor Idade. As 11:30 a equipe serviu o almoço com macarrão, carne moida e saladas,a coordenadora pediu a senhora Julia Mabba, mãe da presidenta da ABLUDEF que fizesse uma oração de agradecimento em nome dos idosos pelo almoço que estamos servindo, pelo dia lindo que estamos vivendo, e que cada um agradeça a Deus de sua maneira, pois devemos sempre agradecer, pelas grandes e também pelas pequenas coisas que vivemos no nosso dia a dia.Todos fizeram suas orações e almoçaram com tranquilidade, receberam cada um seu pote com sobremesa de sagu ao leite. As 13 horas começamos ás atividades, pois havia necessidade de encerrar a "2ª gincana da Melhor Idade". Os idosos estão divididos em dois grupos. A equipe A (Andorinha) liderada pela rainha Carmem e a equipe B (Beija-flor) liderada pelo Rei Lourival.Começaram o dia com a contabilidade dos grupos assim determinada: EQUIPE A com 22.900 pontos e a EQUIPE B com 23.600 pontos. Uma das tarefas ainda não contabilizada era a aquisição de moedas, cada caixa ficou em poder de seus representantes . A contabilidade foi assim determinada, maior quantidade de moedas para cada item (0,05 – 0,10 – 0,25 – 0,50 e 1,00) e o total de moedas em valor final. A equipe A conseguiu R$ 81,67 a equipe B contabilizou R$ 49,12 , vencendo a equipe A neste quesito. A equipe A ganhou na maioria dos itens somente no item 0,25 fez menos que a equipe B. Na quantidade total a equipe A ganhou 5.000 pontos e a cada item acertado ganhou mais 1.000 pontos totalizando 9.000 pontos a equipe B ganhou apenas 1000 pontos. Nesta etapa a equipe A venceu e ficou em primeiro lugar com 31.900  X  24.600 pontos.
Na segunda etapa da gincana a assistente social Tânia ficou desfilando com sua “Bolsa Secreta”, os idosos já conhece essa brincadeira, pois sempre que possivel,fazemos para a alegria das idosas que costumam levar de tudo na bolsa, desde tesoura, lenço, agulha, linhas e até fósforo, são eternas caixinhas de surpresa. Todos adoram e ficam na expectativa do que vai sair de dentro da bolsa da “Tânia”,  cada item achado valeu para ás equipes 100 pontos e depois foi sorteado a bolsa com tudo que estava dentro para a brincadeira. A Equipe A fez 900 pontos e a Equipe B fez 1000 pontos. Equipe A = 32.800 X Equipe B 25.600 pontos.
Na terceira etapa das tarefas os lideres das equipes escolheram  05 idosos de cada equipe para lançar o arco nos bonecos (boliche)  e tentarem acertar.Aqueles que acertarem nos bonecos com pontuação maior estariam ajudando a equipe para melhorar a contagem final. Os bonecos azuis valem 100 pontos ( a equipe A ganhou 100), os bonecos amarelos valem 200 pontos (ouve empate nestes pontos, 100 para cada equipe), os bonecos verdes valem 300 (ninguém fez), a garrafinha com tampa amarela vale 400 (somente a equipe B acertou), a garrafinha com tampa azul vale 500 ( empate , cada equipe ganhou 500) as outras tentativas todos erraram. Contagem desta etapa Equipe A fez 800 pontos e a Equipe B fez 1.100 pontos. Equipe A = 33.600 X Equipe B 26.700 pontos.

Toda a equipe ABLUDEF estavam ansiosos para encenar o teatro referente ao tema da festa que foi o ponto alto “O casamento da sinházinha e do sinhozinho” para em seguida iniciarmos o bailão ou mais conhecido o “arrasta-pé”. Como todo casamento sempre alguém se atrasa, neste casório foi o padre que não chegava a tempo e a noiva já estava com câimbra de tanto ficar sentada preocupada que quanto mais demorava o casório mais chance do noivo fugir. O padre (psicologo Marcelo) chegou todo assustado pela multidão a sua espera, começou logo o casório. O pai da noivo entregou sem demora a sua “fiá” para o noivo. O padre teve que perguntar aos presentes se tinham alguma coisa contra o casório, que falasse agora ou calassem para sempre. Arrumou um fundum ...la veio a “outra”, com filho nos braços pedindo pensão, vale alimentação, e outras tantas...a noiva desmaia..a mãe da noiva abre um berreiro e o pai da noiva quer esganar o genro. Ele na sua safadeza, diz que onde come um, come dois...a noiva coitada já encalhada a muito tempo, resolve aceitar a situação e casam ...o padre já aproveita e  batiza logo o filho já feito.
Após o casório o padre declara o bailão aberto e convida o casal de noivo para dançar a valsa. A coordenadora do grupo pede aos pais da noiva que em nome da ABLUDEF , que entregue ao noivo o dote da noiva. Receberam um nabo tamanho família e uma abóbora, pois o casal precisam plantar e construir sua futura família em terras fertéis.
Todos os convidados do casório , receberam brindes que a equipe ABLUDEF entrega a cada um dos idosos em seus encontros. A sacolinha verde (contendo um lanche de café da manhã) e o cartão de agradecimento por terem vindo. Foram entregues os brindes pelas estagiárias de psicologia Juliana e Cleusa que disseram que adoraram estar junto ao grupo. A coordenadora do grupo, Dalva entregou junto com a Tânia e a Miriam uma lembrança do carinho pelo encontro, um copo com balas. A  Madrinha do Grupo Maria Helena Mabba, não pode estar durante o evento , mas pediu que entregassem o cartão do dia dos avós com os bombons,todos entenderam sua  responsabilidade como presidenta da entidade, mas sabem que ela esta sempre atenta as necessidades de todos os associados.

No final do encontro a presidenta Maria Helena Mabba veio agradecer os idosos por participarem deste encontro, e convidou a todos para que fossem tomar um lanche que foi carinhosamente preparado para eles. Um dos idosos o senhor Ivo dos Santos, pediu a palavra para agradecer todos os funcionários, voluntários pela acolhida que todos os idosos têm na entidade. Sentem-se respeitados .

Para a finalização da 2ª gincana será contabilizado todos os aniversários do Grupo e para cada um dos idosos aniversáriantes será contabilizado para sua equipe 100 pontos. Equipe A teve 2.300 pontos e a Equipe B teve 2.000 pontos, totalizando 41 idosos participantes do grupo da Melhor Idade da ABLUDEF. O item que dará a vitória será computado somente no próximo encontro quando será realizado a ELEIÇÃO DA RAINHA E DO REI DA MELHOR IDADE. que a partir deste encontro já começa a esquentar a galera dos idosos. Será mantida em secredo até o dia 20 de agosto.
Finalizamos mais uma etapa da gincana os vencedores foram todos os idosos, mas como temos que colocar uma equipe no pódio o resultado final ou melhor a semi-final foi o seguinte:
EQUIPE A (ANDORINHA) liderado pela rainha do Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF a senhora Maria Carmem da Silva fizeram um total de 35.900 pontos, consagrando os campeões do encontro de julho. A equipe B ( BEIJA-FLOR) LIDERADO PELO Rei do grupo da Melhor Idade da ABLUDEF o senhor Lourival Gonçalves, contabilizaram um total de 28.700 pontos. A diferença até o presente momento é de 7.200 para a equipe A.Todos estão de parabéns pelo espirito de competitividade, de amizade e companheirismo.

Um comentário:

Lui disse...

Oi mãe!!
Sempre radiante e linda até mesmo vestidinha de caipirinha!
É emocionante acompanhar a sua dedicação e carinho pelos seus. Sempre entusiasmada, dedicada e amorosa apesar de todas as adversidades da vida.
Mas, a luta continua! Vamos construir um mundo melhor e mais ensolarado para todos nós, pois todos temos direito e dever de sermos felizes.
Bjss com carinho Lui

Related Posts with Thumbnails