02/10/2011

* 2011 - GRUPO DE ADOLESCENTE DA ABLUDEF

No dia 19 de setembro foi realizado o primeiro encontro do GRUPO DE ADOLESCENTE da ABLUDEF. Aline estagiária do serviço social da FURB estará fazendo o grupo enquanto prepara o seu TCC. Quando esteve o grafiteiro Charles entregando a presidenta seu quadro como doação para a entidade, a supervisora do estagio de SSO, Dalva Day conversou com sua estagiaria e deu os caminhos para que ela conversasse com o Charles e assim juntos fizessem algo que motivasse os adolescente a vir até a entidade e sentisse prazer de participar do grupo.

Aline fez a apresentação da sua equipe e pediu a cada um dos adolescentes que se apresentasse. Diana, Giovani, Izaque, Jean, Miguel, Paloma, Suzane,Vanessa e Thais todos felizes por iniciar um grupo de jovens que tem como meta, trocarem idéias e falar de seus ideais e principalmente construírem junto sua história. No dia do encontro Charles trouxe 01 kit de tintas ( Cap - Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray), e deu uma aula para o grupo do porque ser grafiteiro e qual o seu significado. Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A cada jato de tinta Charles mostrava sua agilidade com os spray, também falou da importância dos que utilizarem esses produtos usem máscara para proteção.
Após o termino da pintura, foram unanimes na  aprovação do logo do GRUPO DE ADOLESCENTE da ABLUDEF ser uma flor de LOTUS, tanto pela beleza quanto pelo seu significado.
No final do encontro foi montado um jornalzinho, com o objetivo do grupo de adolescente. O logo do grupo foi feito pelo grafiteiro Charles, ele desenhou a Flor de Lótus, que foi idealizada e aceita pelo grupo, pois e geralmente, símbolo de que a pessoa conseguiu superar dificuldades e seguiu com sua vida. Simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.
FONTE:http://maistatuagem.com.br/significados/flor-de-lotus

RESUMO FEITO PELA ESTAGIÁRIA DO SSO E COORDENADORA DO GRUPO DE ADOLESCENTE :  No dia 19 de setembro, às 14hrs foi realizado o primeiro encontro de 2011 do grupo de adolescentes. O grupo tem como coordenadora a estagiária do SSO Aline Donata Dickmann e como supervisoras as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina de Moraes. Os participantes foram recepcionados no hall de entrada da associação, iniciando a reunião a estagiária realizou uma dinâmica de apresentação, onde cada integrante apresentava um colega e vice-versa, após as apresentações a presidente da ABLUDEF deu boas vindas aos adolescentes. Dando continuidade ao encontro foi passado um vídeo de aproximadamente 15 minutos que tratava a questão da inclusão social das pessoas com deficiência física. A estagiária falou da mensagem passada através do vídeo e sobre o objetivo do grupo, explicou sobre o que podemos falar e discutir nos encontros e propôs uma de forma democrática a escolha dos assuntos, para cada participante foi entregue um papel e uma caneta, neste cada um deveria colocar o assunto de seu interesse (MERCADO DE TRABALHO, NAMORO, AMIZADE, FAMÍLIA, ESTUDOS, ETC) após todos os papéis foram colocados em uma caixa e sorteado o assunto do próximo encontro, o tema sorteado foi SOLIDARIEDADE. Como atividade principal foi passada a palavra para o CHARLES, que é um artista blumenauense e trabalha com grafitagem, todos foram para o lado externo da associação e prestigiaram a apresentação do artista, que grafitou em um biombo uma flor chamada flor de Lótus que possui um significado muito especial. Para finalizar o primeiro encontro foi servidos à todos um delicioso café.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails