22/11/2016

* 2016 - Dia do reciclador e da reciclagem de resíduos

Dia 22 de Novembro: dia do reciclador e da reciclagem de resíduos
Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil produz cerca de 7 milhões de toneladas de lixo urbano. Quando misturados, apenas 1% destes resíduos pode ser reaproveitado, mas se há separação correta, o aproveitamento passa para 70% ou mais. A população precisa estar cada vez mais ciente da importância da reciclagem.

Reciclar é uma forma de reduzir o lixo no ambiente e você também pode colaborar para a conscientização da população acerca de seus benefícios. Hoje, 22 de Novembro é considerado o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo, que tal aproveitar a data para compartilhar informações com quem você conhece?
Papel – Reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la. Depois de reciclado, o papel pode se transformar em caixas de papelão, sacos de embalagens, embalagens para ovos, papel higiênico, material de escritório, cadernos e livros;
Metal (alumínio/ferro) – Quando reciclado, o alumínio transforma-se em panelas, fios e outras latinhas. O ferro reciclado pode ser usado para fabricar diversos tipos de peças metálicas;

Vidros – São moídos e depois transformados em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas, porque sua composição química não permite. A reciclagem do vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação à produção de vidro novo;
Plástico – São cortados em pequenos pedaços e derretidos junto com resina de petróleo. Reciclar 1 tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo. Depois de reciclado o plástico pode se transformar em mangueiras, embalagens para produtos, bandejas, autopeças, caixas (engradados), brinquedos, sacos de lixo, etc.

Reciclar é uma forma de reduzir o lixo no ambiente e você também pode colaborar para a conscientização da população acerca de seus benefícios.
Veja a baixo as dicas que podem te ajudar a organizar o lixo em casa e facilitar a gestão dos resíduos sólidos:

1. Separe lixo orgânico de lixo inorgânico
Na hora de separar o lixo pegue o guardanapo usado e limpe o prato. Assim você junta toda a comida que vai virar lixo orgânico em um único lugar, além de economizar água na hora de lavar.
2. Higienize as embalagens
Passe rapidamente uma água nas latinhas de cerveja, refrigerante, iogurte, garrafa PET e outras embalagens de alimentos. Dessa forma você evita o acúmulo de ratos, baratas e insetos que são atraídos por objetos sujos e permite que sejam reutilizadas, pois encontram-se em bom estado.

3. Diminua o tamanho do lixo
Separe papéis e caixas de papelão, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas, pois o papel amassado ocupa menos espaço, além de facilitar o trabalho do catador de lixo.
Alumínio para reciclagem

Foto: oblogdolixo
4. Amasse as latinhas
Quando possível amasse as latas de alumínio, de preferência com um amassador próprio. Assim você economiza espaço em casa e contribui para a gestão da coleta seletiva.
5. Seque as embalagens
Crie o hábito de secar embalagens tetrapak após o uso e dobre sempre que possível a fim de ocupar menos volume.
6. Separe o óleo de cozinha
Depois de usar o óleo em frituras, armazene em garrafas PET e procure postos de coleta de recolhimento de óleo. Além de evitar o entupimento do encanamento da residência, a prática contribui para a produção de sabão de limpeza realizado por cooperativas especializadas.

7. Embale os resíduos
Certifique-se de que o plástico seja firme para que o lixo não rasgue quando o lixeiro ou catador for transportá-los.
8. Jogue lixo no local correto
Deposite seus resíduos nas lixeiras, se deixá-los pelas ruas, animais e pessoas podem rasgá-los, espalhá-los e poluir as vias públicas.
Desperdício de alimento
9. Recicle restos de comida
Cascas de frutas e restos das refeições podem servir de adubo de hortas orgânicas até mesmo dentro de casa.
10. Escolha sacolas biodegradáveis
Esses tipos de sacola tem fácil absorção no meio ambiente e duram bem menos do que as sacolas de plástico convencionais.
http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/reciclagem/dia-22-de-novembro:-dia-do-reciclador-e-da-reciclagem-de-residuos

http://www.greenfarmco2free.com.br/ecoblog/sustentabilidade-empresarial/22-de-novembro-e-o-dia-do-reciclador-e-da-reciclagem-do-lixo/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails