23/11/2016

* 2016 - Dia Pelo Fim da Impunidade

O Dia Pelo Fim da Impunidade observa-se no calendário a 23 novembro. O objetivo do Dia Pelo Fim da Impunidade é chamar a atenção para as situações de injustiça verificadas no mundo relativamente a jornalistas, escritores, ativistas, artistas e músicos, que são proibidos de se expressar livremente ou mortos por se exprimirem. Liberdade de expressão é o lema deste dia.
A data de 23 novembro recorda o massacre de Ampatuan (massacre Maguindanao) nas Filipinas, onde entre 57 pessoas se mataram 32 jornalistas (é o maior massacre conhecido contra esta classe profissional). Desde 2006 que se assassinaram mais de 800 jornalistas e profissionais da comunicação social. Nove em dez casos não sofrem o devido castigo, saindo os criminosos impunes.
A efeméride foi criada em 2011, ano em que se escreveram 1,643 cartas de protesto a 11 governos e se obteve cobertura mediática em 31 países do mundo. Desde o dia 1 de novembro que se incentiva a divulgação de situações de injustiça online, a publicação de cartas de protesto e a assinatura de petições no site oficial Day to End Impunity.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-pelo-fim-da-impunidade/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails