19/11/2016

* 2016 - Dia do milésimo gol de Pelé no Maracanã1969

No dia 19 de novembro de 1969, 23h23m. No Maracanã, 65.157 pagantes assistem a um jogo morno numa quarta-feira: Vasco X Santos.
A partida vale pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão da época. O relógio marca 33 minutos do segundo tempo.
O placar crava um empate magro em 1 a 1. Mas o zagueiro Renê, do Vasco, comete um penâlti. Pelé pega a bola e se prepara para bater. Um batalhão de centenas de fotógrafos e cinegrafistas se aglomera atrás do gol de Andrada, goleiro cruz-maltino.
O resto é história. O craque do Santos cobra com o pé direito no canto esquerdo. Andrada rezou para defender — temia perder a fama de ótimo goleiro se levasse o milésimo gol de Pelé. Passaria a ser conhecido como o "Arqueiro Mil".
A bola, caprichosamente, entrou e lá foi o jogador correr para pegar a bola e guardá-la. Rodeado pelos repórteres, que invadiram o campo, o santista disse “Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas”.
No fim da partida, Pelé vestiu uma camisa com o número 1.000 e deu a volta olímpica num Maracanã que o aplaudia de pé, apesar da derrota dos vascaínos por 2 a 1. No vestiário, voltou a lembrar das crianças carentes.
“Ajudemos às crianças desafortunadas, que precisam do pouco de quem tem muito”, declarou.


Leia mais sobre esse assunto em http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/pele-marcou-seu-milesimo-gol-no-maracana-num-penalti-contra-vasco-10811259#ixzz4Q6yp3yYh 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails