25/11/2016

* 2016 - Dia Nacional da Baiana de Acarajé

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente em 25 de novembro, no Brasil. A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. A baiana é uma das figuras típicas mais populares do Brasil. As baianas de acarajé são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN).
Além desse título, em 2012 as baianas ainda foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador. A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam) é a entidade que regula a profissão das quituteiras. A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto de lei municipal de Salvador nº 12.175/1998.
Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador, onde há a maior concentração das profissionais. Um grandes desfile e feito pelas ruas e, no final, uma missa ou culto religioso dedicado às baianas.

Acarajé
O acarajé é uma iguaria típica da culinária afro-brasileira. Assemelha-se com um bolinho frito, feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal e frito em azeite de dendê.

O acarajé pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão seco e pimenta.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-baiana-de-acaraje/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails