20/11/2016

* 2016 - Como decorar uma garrafa com decupagem e pintura

Uma das coisas mais especiais do Mural da Vila é o encontro com pessoas generosas, e que compartilham com alegria sua experiência, sem medo de sair perdendo. Hoje esta pessoa é a Lis Maria Gonçalves de Adamantina/SP que enviou seu tutorial com uma dica de reciclagem que ensina a decorar uma garrafa com decupagem e pintura. Ela teve seu trabalho exposto em nosso Mural sobre garrafas, clique pra recordar, e que fez muito sucesso. Recebeu vários pedidos de dicas e de coração aberto enviou seu passo-a-passo para mostrar como criou suas peças. Essas coisas me enchem de alegria, ver essa troca acontecendo aqui na Vila e vocês interagindo, aprendendo e fazendo amizades. Neste momento só posso fazer uma coisa: convidar você pra ir até a página da Lis Maria e conhecer todos os trabalhos dela, até porque ela produz para vender e seu compartilhamento será um baita incentivo para que ela cresça. Clique aqui em Ateliê Pinta e Cola e divulgue para seus amigos. Agora vamos ao que nos trouxe a Lis Maria até a Vila, ao passo-a-passo da garrafa decorada que ela chama Garrafa Doce Lar. 
Garrafa com decupagem e pintura
Você vai precisar de:
•          Garrafa de azeite com tampa
•          Primer para metais/vidros/pet
•          Lápis preto
•          Pincel macio Nº 18, 14 e 12
•          Pincel chanfrado Nº 10
•          Pincel fino Nº 0
•          Tinta PVA ou acrílica nas cores: areia, cerâmica e preta
•          Cola para decupagem
•         Verniz acrílico fosco
•    Gravuras para decupagem ou recortes de revistas, ou impressos do computador, neste caso com motivo de casinha
•      Secador ou soprador (no caso de querer acelerar a secagem, não obrigatório)
Com o pincel Nº 18 passe duas demãos de primer deixando secar entre as demãos, isto pode ser acelerado com o secador. Procure passar o pincel sempre no mesmo sentido e rapidamente pois o primer seca rápido, principalmente se estiver em ambiente aberto.
Com o lápis preto demarque as linhas que representam o telhado e faça os riscos das telhas. 
Observe o desenho já esboçado.

Lave bem o pincel Nº 18 e use-o para passar a tinta na cor areia até o limite do telhado. Dê duas demãos com secagem entre elas.
Depois pinte o telhado com a tinta cerâmica e o pincel Nº 12 deixando uma borda entre as duas partes.
Veja a borda e observe que as linhas do desenho continuam aparentes. 
Com o pincel chanfrado e a tinta cor cerâmica acerte a borda do telhado. Dê duas demãos com secagem entre elas.Se necessário refaça o desenho do telhado sobre a pintura cor de cerâmica.
Com o pincel Nº 0 e com a tinta preta, pinte os riscos do telhado. Enquanto seca prepare suas gravuras. 
Com o pincel Nº 14, passe a cola para decupagem numa camada fina e uniforme para colar cada figura. 
Alise as figuras de dentro para fora para não formar bolhas. 
Cole bem todas as figuras. 
Com o pincel Nº 0 e a tinta preta, faça os detalhes como a corrente da placa, da casa do passarinho, movimentos de borboletas e notas musicais do canto do passarinho.
Lave o pincel Nº 18 e dê duas demãos de verniz acrílico fosco com secagem entre elas. Passe sempre o pincel no mesmo sentido e rapidamente para não amolecer muito o papel. Pode acontecer de enrugar um pouco, então, enquanto está molhado de verniz, passe o dedo nas rugas alisando o papel. Se tiver bem colado, as figuras vão aderir novamente.

  Veja como decorei todas as laterais da garrafa. 

A grande dica para este projeto é encontrar as gravuras certas para o tema que deseja explorar. O tema da Lis Maria era Doce Lar e foi o que ela criou sobre sua garrafa. E você? Qual é o seu tema? Divirta-se imaginando um mundinho maravilhoso e brinque com seus pincéis e suas gravuras. Está chegando o Natal e logo vem a páscoa e assim você comece a imaginar os temas para o próximo ano. Confira os contatos dela: Loja: Ateliê Pinta e Cola  
Email: lismariag@hotmail.com
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-decorar-uma-garrafa-com-decupagem-e-pintura/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails