17/11/2016

* 2016 - Dia Mundial da Prematuridade

O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro. Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal.
Hoje em dia esta data celebra-se em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade. Em Portugal os hospitais realizam ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde neste dia da prematuridade. As associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre as pessoas.

Dados da prematuridade

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas, têm uma taxa de sobrevivência de 80%. As crianças sobreviventes têm tendência a sofrer de paralisia cerebral, problemas visuais ou problemas auditivos.
A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas. Considera-se "prematuridade" sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação. Toda a gente pode participar no Dia Mundial da Prematuridade partilhando fotos, vídeos e histórias de bebés prematuros no Facebook, onde se pode também aprender com o exemplo das famílias que vivem com a prematuridade espalhadas pelo mundo.
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-prematuridade/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails