01/12/2021

* 2021 - Açafrão, Açafrão da terra Cúrmuma, Açafrão Nacional, Crocus sativus

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como: 

Melhorar a digestão;

Ajudar na perda de peso;

Combater resfriados e gripes;

Evitar crises de asma;

Desintoxicar e tratar problemas de fígado;

Regular a flora intestinal;

Regular colesterol;

Estimular o sistema imune;

Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;

Melhorar a resposta anti-inflatória natural.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.


Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências. 

Benefícios do açafrão

Reduz a inflamação no organismo. Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. ...

Protege o coração.

Diminui o risco de câncer. 

Evita envelhecimento precoce e diversas doenças mentais. 

Evita o diabetes. 

Pode tomar açafrão todos os dias?

Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.

 Açafrão : É o estigma ou pistilo retirado da flor chamada ‘croco’. Estes estigmas secos de um caroço especial são a especiaria mais cara do mundo, visto que são colhidos manualmente.

São necessárias 250 mil flores para se extrair 500 gramas de estigma, o que justifica seu alto preço. Produzido na Espanha, na Itália e no Irã. O autêntico açafrão  é muito caro – é preciso colher cem mil flores para conseguir 5 quilos da especiaria. O europeu é o estigma ou pólen da flor do croco ou lírio. (500.000 flores dão 1 kg de estigma).


O mais utilizado no Brasil é o espanhol. Essa especiaria é encontrada em pó ou o próprio estigma. Entra em pratos com peixes como a paella, a zarzuela e o bouillabaisse. Também em pães, bolos e risotos. 

Açafrão: de origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos, farofas, dobradinhas, carne de carneiro, sopas e risotos. Ele é o tempero base da paella, do risoto milanês.  Usar em ensopados, cozidos, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maionese, massas, frango, batatas, couve-flor, pães, arroz. Além de ser utilizado também na galinhada, em alguns chás pelo seu poder anti-inflamatório e até mesmo como tempero para frangos e peixes. Seu sabor e aroma delicado dá uma coloração amarela à receita e pode ser usado para dar cor a massas em geral. É utilizado em algumas receitas com frutos do mar, aves, risotos e na tradicional paella. Muito usado como condimento ou como corante.  Açafrão é um dos temperos em pó mais conhecido e utilizado na hora de cozinhar. 

Açafrão (Crocus sativus): de origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos, farofas, dobradinhas, carne de carneiro, sopas e risotos. Usar em arroz e pratos de peixe (paella, zarzuela e boulabaisse). Também em bolos, pães e biscoitos. O açafrão transmite uma forte cor amarela e tem um gosto único e penetrante - basta uma pitada para condimentar e colorir qualquer prato. Para captar melhor o sabor, colocar alguns filamentos no líquido fervente, para fazer uma infusão de, pelo menos, 15 minutos, e depois juntar o líquido dourado pelo açafrão aos ingredientes principais.

A sua melhor utilização é com arroz e peixe - por exemplo, na paella espanhola, risottos italianos e pilaffs indianos. É bom com pratos de peixe que têm molhos cremosos, e as natas com sabor a açafrão são excelentes no purê de batata. Também é tradicionalmente usado em bolos e biscoitos. Francês = safran, Inglês = saffron, Espanhol = azafrán, Italiano = zafferano

Açafrão da terra ou cúrmuma Raiz de uma planta da família do gengibre de cor amarelo alaranjado. Cultivado em países de clima tropical. Essa especiaria é usada na coloração de alimentos como arroz, ensopados, caldos e pães em geral. Tem sabor, aroma e custo muito diferente do açafrão.

Açãfrao da Terra // Cúrcuma A cúrcuma, conhecida também como açafrão da terra (que a gente chama erroneamente apenas de “açafrão”) é uma planta da mesma família do gengibre. Geralmente comercializado em pó, é um ingrediente utilizado para “colorir” alimentos: sopas, caldos, carnes… Experimente usar um toque de açafrão no arroz. 

O tumerique (curcuna longa): (em pó). é uma zingiberácea de raiz aromática com sabor ligeiramente amargo, ideal para dar uma tonalidade amarela em diversos pratos, como arroz e caldos. Muito utilizada em pratos da cozinha baiana indiana e asiática. Planta da família do gengibre.

Quais as vitaminas que fornecem o Açafrão? 

O açafrão é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes. O tempero é pouco calórico, pois uma colher de sopa fornece apenas 6 kcal (1). 

Por outro lado, ele é rico em cálcio, magnésio, potássio e fósforo. A especiaria também é fonte de vitaminas, especialmente a vitamina A — uma colher de sopa tem 11 mg. 

Todas essas substâncias são importantes para o funcionamento do corpo e responsáveis pelos benefícios do açafrãoAssim como outros temperos, o consumo de açafrão é seguro e proporciona excelentes benefícios para a saúde. Porém, em excesso, ele pode causar alguns problemas, como vômito, diarreia e sangramento pelo nariz. Além disso, existem relatos de que altas quantidades da especiaria seria prejudicial para mulheres grávidas. Caso você tenha alergia a comidas condimentadas ou apimentadas, uma recomendação é evitar o consumo de açafrão. Em situações mais graves de intoxicação, procure um médico imediatamente. Para quem está grávida ou amamentando, uma boa dica é conversar com o médico que faz o acompanhamento pré-natal, pois somente ele poderá indicar para cada pessoa quais são os alimentos recomendados ou não durante o período.

FONTES: 

https://meuchttps://personalchefduarte.wordpress.com/tag/temperos-de-a-a-z/https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/guia-de-temperos/

http://mariasealices.blogspot.com/2013/09/ervas-especiarias-e-condimentos.html

http://www.geocities.ws/gil_de_almeida/temperos/temperos15jul07.pdfardapio.net.br/dicas/ervas-e-especiarias-classificadas-de-a-a-z,1285

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails