10/12/2021

* 2021 - Alho - Alho Poró - Allium sativum

 

Alho: empregado como condimento para todos os tipos de pratos. Membro aromático e forte da família da cebola. A quantidade utilizada depende do gosto individual.

Alho Base do tempero da cozinha moderna.

É apropriado para carnes em geral, molhos e massas. Excelente em molho de tomate, carne, peixe, aves, pão de alho. É comum ser utilizado em combinação com a cebola. EQUIVALÊNCIA: 1/8 de colher de chá de alho em pó ou granulado corresponde a aproximadamente 1 dente de alho. Tem gente que diz que não gosta, mas o alho é essencial em praticamente tudo o que se faz salgado. O segredo é usá-lo com exatidão. Na dose certa, o paladar mais implicante não vai reclamar, só vai sentir que está bom. Elemento fundamental na vinha d’alhos, é claro.


O  alho é um dos ingredientes mais importantes  na culinária. utilizado em quase todas as culturas gastronômicas, acrescenta sabor e aroma marcantes a muitos pratos tradicionais. Salvo se indica em grandes quantidades na receita, deve ser utilizado com cuidado, pois pode sobrepor-se ao sabor dos ingredientes principais da receita, dominando o sabor final da preparação. Quando refogar o alho, evite dourar em excesso, pois isso fará com que a receita fique indigesta e com um sabor levemente amargo. Usar muito pouco. O seu aroma típico é fornecido por uma substância que o compõe, de noma alicina, a qual contém enxofre. Tem vitaminas B1, B2 e C. Para retirar o cheiro do alho das mãos, experimente esfregá-las debaixo da água corrente com uma colher de inox, como se fosse sabonete. ·    Para eliminar o desagradável hálito provocado pelo alho, masque salsa fresca ou grãos de café. Embora seja um membro da família das cebolas, o alho é um ingrediente tão aromatizante como qualquer erva fresca.

·    O aroma do alho nos cozidos é mais apetitoso do que qualquer outro. Liga bem com quase todos os ingredientes, exceto os mais delicados, se for utilizado da maneira devida. Quando cru ou ligeiramente cozido, o seu gosto é forte e intenso, mas, quando cozido durante longo tempo com calor brando, o alho torna-se suave e doce. Por isso alguns pratos ou molhos necessitam apenas de uma pequena porção de alho, enquanto os pratos de cozedura prolongada beneficiam da adição de diversos dentes. Até mesmo as pessoas que afirmam não gostar de alho ficam surpreendidas com a melhoria de sabor. Francês = ail, Inglês = garlic, Espanhol = ajo, Italiano = aglio. Alho poró (Allium porrum L.): (Poireau-Leek) é uma hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches. As folhas também são usadas secas como tempero. Parece com a cebolinha, porém maior.

·     Alho Presente na cozinha de 10 entre 10 brasileiros, alho é um dos nossos temperos favoritos. Geralmente utilizado nos refogados, pode ser consumido cru, picadinho, espremido, em rodelas, assado… Além de nutritivo, é um alimento utilizado há muitos séculos na cura de enfermidades, por conta de suas propriedades medicinais. Ajuda no tratamento de espinhas até mesmo redução da perda óssea.


Alho-poró: é uma hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches. É o alho verde, com bulbos e folhas grandes. Meio parecido com a cebolinha, só que bem maior. Bom para o preparo de sopas, ensopados e saladas. O Alho Poró é da mesma família da cebola, com bulbo branco e folhas verdes e longas. A parte branca é utilizada em refogadas, como recheios de tortas e quiches, com massas e em diversos molhos. A parte verde é indicada para aromatizar caldos, sopas e ensopados. 

https://meuchttps://personalchefduarte.wordpress.com/tag/temperos-de-a-a-z/

https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/guia-de-temperos/

http://mariasealices.blogspot.com/2013/09/ervas-especiarias-e-condimentos.html

http://www.geocities.ws/gil_de_almeida/temperos/temperos15jul07.pdfardapio.net.br/dicas/ervas-e-especiarias-classificadas-de-a-a-z,1285

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails