16/12/2021

* 2021 - Azeite-de-dendê

 

Azeite  - Azeite-de-dendê – Azeite de cheiro - palma-de-guiné, dendem (Angola), palmeira dendem e coqueiro-de-dendê  - óleo de oliva - azeitona 

Originário da África, a planta e seu óleo avermelhado são velhos conhecidos dos seres humanos: existem registros de seu uso nas cortes dos faraós do Egito há mais de 5 mil anos. No Brasil, o dendezeiro chegou junto com os povos escravizados. Desde então, o vegetal teve boa adaptação ao clima do País e integrou-se completamente à paisagem. 

Conhecido também como palma-de-guiné, dendem (Angola), palmeira dendem e coqueiro-de-dendê, o dendezeiro é uma palmeira que pode chegar a 15 metros de altura. Possui frutos arredondados, de cor alaranjada e que crescem em cachos. Esses frutos podem ser divididos em três partes: a polpa, que é a parte alaranjada; a casca da amêndoa, bem dura como a de todo coquinho e a própria amêndoa. O azeite de dendê, usado na cozinha, é feito apenas com a polpa. O esmagamento da semente rende um óleo mais claro, chamado de palmiste. 


O dendezeiro possui três variedades classificadas de acordo com espessura do fruto. As variedades são “Dura” – apresenta casca de mais de 2 mm de espessura e fibras na polpa; “Psifera” – os frutos dessa variedade não possuem casca separando a polpa da amêndoa; e “Tenera” – apresenta espessura inferior a 2 mm na casca e um anel fibroso ao seu redor. 

Azeite-de-dendê: é o óleo extraído dos frutos da palmeira dendê. É ingrediente indispensável na culinária baiana. O mais correto seria chamá-lo de óleo. 


Do que é feito o azeite de dendê? 

Ele é extraído da polpa do dendê, um pequeno fruto de cor alaranjada ou amarronzada, produzido por uma espécie de palmeira, chamada dendezeiro ou palmeira-de-dendê (Elaeis guineenses).20 de nov. de 2020 

Principais benefícios do Azeite-de-dendê 

Promove a saúde da pele e dos olhos; Fortalece o sistema imune; Melhora o funcionamento dos órgãos reprodutores; É rica em antioxidantes, atuando diretamente nos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças. 

Quais os malefícios do azeite de dendê?

Para ser benéfico ao organismo, o dendê também não pode ser consumido em excesso. “Se ele for usado com muita frequência, ele pode levar à obesidade. A pessoa consumindo uma quantidade maior de gordura pode engordar", explica Amélia Duarte, nutricionista.1 de dez. de 2010 


Pode comer azeite todos os dias?

"O azeite é um óleo e possui muitas calorias como qualquer outro óleo", explica a nutricionista Alice Carvalhais. O exagero nunca é bem-vindo, mesmo os alimentos mais saudáveis. Duas colheres de sopa de azeite por dia é a quantidade máxima recomendada, o equivalente a aproximadamente 178 calorias.

 É rico em vitamina A,

Ajuda na saúde do cérebro

Aumenta os níveis de energia 

FONTE: https://saberhortifruti.com.br/dende/

Tua Saúdehttps://www.tuasaude.com › azeite-de-dende

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails