09/12/2021

* 2021 - ALFAVACA OU BASILICÃO

 

Alfavaca ou Basilicão: Família das labiadas, gênero ocimum, erva cujas folhas são usadas como tempero em diversos pratos da cozinha italiana, saladas, tomates, ovos, queijos, peixes, carnes, milho, massas, molhos e como aromatizador de vinagres. A alfavaca tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas. Origem brasileira. Seu chá substitui o café. 
Também é bom no arroz feito com tablete de caldo de carne. Esta folhinha é o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. Duas folhinhas bastam. É meio parente do manjericão, porém mais saborosa. Fácil de se ter em casa plantada. Pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.   

Pode ser utilizada em diversas receitas à base de carnes vermelhas e aves. Combina também com molhos a base de tomates e manteiga de ervas. Usar em molhos para macarronada e em carnes em geral, principalmente vermelha.

O manjericão-de-folha-larga (mais conhecido apenas como manjericão ou basílico e também chamado de alfavacaalfavaca-cheirosa ou basilicão) (Ocimum basilicum) é uma planta perene, que mede aproximadamente 60 cm de altura, sendo originária da Ásia e África.

Alfavaca ou manjericão doce

É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico.

 https://meuchttps://personalchefduarte.wordpress.com/tag/temperos-de-a-a-z/

https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/guia-de-temperos/

http://mariasealices.blogspot.com/2013/09/ervas-especiarias-e-condimentos.html

http://www.geocities.ws/gil_de_almeida/temperos/temperos15jul07.pdfardapio.net.br/dicas/ervas-e-especiarias-classificadas-de-a-a-z,1285

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails