08/12/2021

* 2021 - Alecrim (Rosmarinho Rosmarinus officinalis)


ALECRIM
(Rosmarinho Rosmarinus officinalis): Erva aromática com odor agradável e forte. Muito utilizado na região do mediterrâneo, é ingrediente indispensável em assados á base de carne, peixes, pães e massas. Faz um casamento perfeito com  azeite de oliva e alho.

Uma das ervas mais aromáticas da face da Terra. É bastante utilizado na culinária mediterrânea e  costumam dizer que precisam usá-lo com certa moderação na hora de cozinhar, por ser bastante forte e marcante. Seja fresco ou seco, o alecrim vai muito bem com aves e carne suína – além de dar aquele toque especial em pães e legumes.

O alecrim é um dos temperos naturais mais utilizado na culinária, além do seu cheiro marcante, ele funciona muito bem com carnes e frangos assados e em marinadas com carne de caça.

Tem um aroma forte e gosto adocicado e acentuado, o alecrim enriquece o sabor de sopas, carnes, aves, peixes, patês de fígado, saladas, molhos, ovos, mexidos, omeletes, ensopados e grelhados. Pode ser encontrado seco (folhas ou pó) ou fresco. Nas carnes deve ser esfregado na superfície e, em aves, também por dentro. Usar com discrição. Obrigatório no assado de cordeiro. É utilizado mais no Mediterrâneo : Itália, Espanha e Grécia.

Erva de sabor acentuado que deve ser usada com discrição em legumes, como batatas, aves, carnes de caça e em especial no assado de cordeiro.

Alecrim: Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos e sopas (principalmente a de ervilhas), omeletes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.

* Como suas folhas pontiagudas são ruim de mastigar (e ficam ainda mais duras quando secas), esta erva é usada durante o cozimento e depois retirada da comida.

* As folhinhas secas bem masseradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial.

* Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.

 * Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que o alecrim e forte.

* Use o galhinho para decorar o prato que for feito com essa erva.

ALECRIM: Fica muito bom na carne de, cabrito, carneiro, vitela, frango assado, carne vermelha.

Você sabia que têm dois tipos de alecrim: do campo e do jardim. Apesar de ambos serem arbustos, não são da mesma família. O alecrim do campo é cientificamente denominado Baccharis dracunculifolia e o alecrim do jardim é Rosmarinus officinalis. 

Tipos de Alecrim e Variedades 

* Variedade “Tuscan Blue” : Apresenta um arbusto vertical e aromático, de cerca de 1,80 cm. de altura com folhas cor de azeitona e flores tubulares azuis escuras.

* Variedade “Majorca Pink” : Apresenta flores rosa alfazema. Este tipo de alecrim porta folhas esverdeada, e a planta cresce para fora criando um vazio no centro da planta.

 *Variedade  “Blue Spire”:  Outra das variedades  de alecrim, também tem uma flor mais azul, e cresce verticalmente até cerca de 1,80 mt. de altura.

* Variedade “Albus”: Apresenta um arbusto de apenas 90 centímetros, este tipo de alecrim tem um formato redondo e flores brancas.

* Variedade “Ken Taylor”:  Esta variedade apresenta  flores azul alfazema claro e as folhas são verdes escuras. Esta arbusto tem um crescimento semi-vertical de até 90 cm. e é usada para cobrir o chão.

* Variedade “Collindwood Ingram” : Esta variedade semi vertical exibe exuberantes flores azuis escuras . O arbusto cresce até 1,5 mts. e espalha-se por uma extensão de 1,80 mts. Os ramos principais começam a crescer na vertical conforme se expandem. 

* Variedade  “Prostratus” : Apresenta-se como uma erva rastejante, tem folhas esverdeadas e flores azuis mais claras. Cresce até 60 cm. de altura.

* Variedade “Huntington Carpet”: É uma variedade rasteira com ramos grandes e arqueados, flores azuis claras e crescem até 90 cm. de altura.

* Variedade  “Corsican Prostrate”: Variedade rasteira de alecrim, também cresce com ramos arqueados, tem flores de cor escura e folhas únicas de um azul prateado.

 FONTES: 

https://meuchttps://personalchefduarte.wordpress.com/tag/temperos-de-a-a-z/

https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/guia-de-temperos/

http://mariasealices.blogspot.com/2013/09/ervas-especiarias-e-condimentos.html

http://www.geocities.ws/gil_de_almeida/temperos/temperos15jul07.pdfardapio.net.br/dicas/ervas-e-especiarias-classificadas-de-a-a-z,1285

https://www.mundoecologia.com.br/plantas/tipos-de-alecrim-e-variedades-com-nome-caracteristicas-e-fotos/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails