17/12/2021

* 2021 - AZEITONA

 

AZEITONA :  este é um dos ingredientes importantes a culinária do mediterrâneo. utilizado como antepasto, no preparo de molhos e como decoração. Indispensável em algumas pizzas, nas empadinhas e em recheios para pastel. 

Ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos, sopas (principalmente as ervilhas e de tartaruga). 

As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Bolo de fubá, mas com calma que alecrim é forte. Frutos do mar. Beringela, patês, coquetel de marisco, Minestrone e sopa de tomate,  Batatas, couve-flor ou tomates, Omeletes, ovos recheados, Cozido de carne, assado de porco, frango, Peixes grelhados e cozidos, marinadas, Molho Branco para legumes, molho a bolonhesa, vinha-d'alhos, suco ou salada de frutas e biscoitos. Muitas vezes usado com carneiro, o alecrim também é excelente com carne de porco, coelho, frango e salsichas. Tem um sabor forte, pelo que convém usá-lo cuidadosamente e finamente picado. Os pés inteiros  fazem uma boa base para grelhar carne. Experimente-o em infusão em pratos doces, como cremes, molhos doces, xaropes e gelado de baunilha. Francês = romarin, Inglês = rosemary, Espanhol = romero, Italiano = rosmarinho Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos e sopas (principalmente a de ervilhas), omeletes. Como suas folhas pontiagudas são ruim de mastigar (e ficam ainda mais duras quando secas), esta erva é usada durante o cozimento e depois retirada da comida. As folhinhas secas bem masseradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que o alecrim e forte. Use o galhinho para decorar o prato que for feito com essa erva. Se pulverizar, faze-lo logo antes de temperar, para não perder o perfume.

Azeitona: fruto da oliveira, origem do azeite. Pode ser usado como tempero. Para a maioria dos consumidores casuais, parece que existem dois tipos predominantes de azeitonas: preta e verde. No entanto, todas as azeitonas começam como azeitonas verdes e lentamente se transformam em marrom claro e roxo-avermelhado, antes de amadurecer completamente e se tornar preto escuro. 

O COI estima que 139 variedades de azeitona ou cultivares - os termos podem ser usados ​​alternadamente) cultivados em 23 países diferentes, representam cerca de 85% da produção mundial de azeitona.

Conheça a raríssima azeitona branca ‘ressuscitada’ na Itália

A oliveira, o símbolo da Calábria, nunca deixa de nos surpreender. Agricultores italianos descobriram na região, precisamente nas províncias de Cosenza e Reggio Calabria, uma das espécies mais raras: a leucocarpa. Também chamada de leucolea (que significa “óleo branco”), é uma variedade de azeitona caracterizada por pequenos frutos que, durante o amadurecimento, assumem uma cor branco-marfim. Há alguns anos atrás foi encontrada nas proximidades de fazendas que antes pertenciam aos mosteiros, particularmente difundidos na Calábria entre os séculos VII e X.

Os quatro espécimes encontradas, graças aos olivicultores e agrônomos iluminados, foram salvas e reproduzidas com novos enxertos, dando vida a essas belas e antigas espécies. A pesquisa ainda está em andamento, mas mudas de leucolea são encontradas em alguns viveiros da região. Espécie rara foi encontrada nas proximidades de fazendas que antes pertenciam aos mosteiros.  Conforme relatam fontes históricas, os monges foram os responsáveis pelo plantio e provavelmente cuidaram dessas oliveiras para usá-las em suas atividades. O óleo de leucoléia, muito claro, também era chamado de “óleo de crisma” e era usado em atos litúrgicos para ungir sacerdotes e altos cargos imperiais bizantinos, em cerimônias de coroação de imperadores e, sobretudo, como óleo sagrado em atos religiosos, como batismo, confirmação e unção dos enfermos.

Além disso, o precioso óleo de leucolea também era usado para alimentar as lâmpadas em lugares sagrados. Exatamente por produzir pouca fumaça ao ser queimado.

FONTE: https://italianismo.com.br/conheca-a-rarissima-azeitona-branca-ressuscitada-na-italia/

https://meuchttps://personalchefduarte.wordpress.com/tag/temperos-de-a-a-z/

https://www.consul.com.br/facilita-consul/geral/guia-de-temperos/

http://mariasealices.blogspot.com/2013/09/ervas-especiarias-e-condimentos.html



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails