12/04/2008

* 2008 - Entrega de onibus adaptados a comunidade

O prefeito de Blumenau João Paulo K. Kleinubing, o presidente da SETERB Rudolfo e diversas autoridades estiveram na Vila Germânica, para entregar a comunidade 10 ônibus adaptados.
Associados, profissionais junto com a presidenta Maria Helena Mabba da ong ABLUDEF estiveram presentes no ato de entrega dos 10 primeiros ônibus adaptados, que estarão a partir de 2ª feira transitando pelas ruas de Blumenau. São os primeiros ônibus de um montante de 49 unidades.
O senhor André (instrutor) da empresa de ônibus da Nossa Senhora da Glória, explicou o funcionamento dos elevadores que estarão dando a comunidade de pessoas com deficiência a acessibilidade no transporte.
Renata Bieging foi a primeira cadeirante a utilizar um dos 10 ônibus adaptados que estarão transitando em Blumenau a partir do dia 14 de abril de 2008.Renata emocionada falou que desde que foi amputada não saía mais de casa de ônibus, devido as dificuldades. “Pago R$ 50,00 reais de táxi cada vez que tenho que fazer uma consulta, ou ir as aulas de TEAR que faço toda 6ª feira na entidade (ABLUDEF). A partir da semana que vem já começo a ter mais independência, pois não posso depender de terceiros para continuar minha vida”.
Alairton associado da ABLUDEF, desde aos 19 anos amputado, por acidente de moto, acredita que esses ônibus não serão apenas para facilitar a vida do deficiente físico, mas sim de toda Blumenau. Têm poucos deficientes que tem carro adaptados, e como Blumenau não tem estrutura para receber mais carros particulares, devemos ter acessibilidade para que todos possam estar transitando na cidade. Também ressalta que como participa do esporte “Basquete na cadeira de rodas” e é um dos representante de Blumenau no Parajasc, necessita dessa autonomia do IR e Vir, não sendo um eterno dependente.

Maria Helena é presidenta da ABLUDEF, onde estão cadastrados 1830 pessoas com deficiência. Comentou que essa conquista não é só para a ABLUDEF onde é presidenta mas também de toda a comunidade, pois também é presidente da CODEPA, onde abrange 14 ongs. Além de dar oportunidade as pessoas de poder voltar a sua vida independente , tanto na área de lazer, mercado de trabalho, educação. Faz com que as pessoas não fiquem isoladas do seu meio, por falta de acessibilidade, também devemos pensar nas calçadas, para que o transporte contemple todos os bairros da cidade.

Eliane agradeceu emocionada, pois seu maior sonho é poder trabalhar, poder freqüentar uma faculdade. Desde os 19 anos é amputada, construiu uma família, teve filhos gêmeos, atualmente com 15 anos. Acalentava a vontade de trabalhar, para ajudar seu marido na manutenção do seu lar. Essa semana completou 20 anos de casamento e disse que o transporte foi seu maior presente de casamento, além dos filhos e esposo.

Maria Helena recebeu das mãos do prefeito João Paulo K.Kleinubing a planilha dos horários da linha de ônibus adaptados.

Maria Helena deu diversas entrevistas a rádios e tvs do município onde colocou sua satisfação de mais uma conquista da ABLUDEF junto ao poder público. Disse que essa luta é constante, agradeceu sua equipe de profissionais, seus associados e as autoridades, pois sem essa parceria não há conquistas.

Foi feito um trajeto desde a Vila Germânica até a Empresa de ônibus Nossa Senhora da Glória, com os 10 onibus, que foram entregue a comunidade de Blumenau.
Maria Helena finalizou a visita dando uma explicação aos futuros motoristas e cobradores dos ônibus especiais, disse que para eles que "olhassem com carinho para eles, pois são pessoas que tem dificuldade de entrar nos ônibus e precisam de um tempo para chegar até aos assentos, para que não tocassem os ônibus enquanto as PPDs estivessem ainda de pé dentro dos mesmos”. Também convidou os profissionais para conhecer a entidade e ver seu público alvo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails