30/04/2008

* 2008 - Reunião sobre o BAZAR DA CASA DA AMIZADE

No dia 30 de abril, reuniram-se às 09 entidades que serão beneficiadas pelo BAZAR DA CASA DA AMIZADE e as integrantes da Casa da Amizade . Foi tratado na oportunidade todos os tópicos de organização do Bazar. Tanto o grupo das senhoras rotarianas quanto as entidades que serão beneficiadas tem seu papel importante na organização do bazar.
A presidenta da Casa da Amizade a senhora Rosangela Balestrin Agnoletto, convocou suas companheiras para auxiliar na organização, cada uma delas estará vigilante para que seja um sucesso o Bazar da Casa da Amizade, além de ser para uma causa nobre, também tem responsabilidade perante a receita federal.
Serão beneficiadas as seguintes instituições:
· Abapa - Associação Blumenauense de Apoio e Prevenção à Aids
· Abludef - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos
· Acevali - Associação dos Cegos do Vale do Itajaí
· APPM - Associação dos Pais de Portadores de Mielomeningocele
· Casa da Esperança
· CEI Rudolph Barth
· Cei Paulo Zimmermann
· Lar Bethel
· Pró Família
A Assistente Social da ABLUDEF, a senhora Dalva Day representou a entidade. A presidenta Maria Helena Mabba não pode estar presente na oportunidade. Todas as entidades que serão beneficiadas tiveram que entregar um projeto com os devidos orçamentos. Tudo deverá estar comprovados no momento da entrega do montante adquirido no BAZAR, pelas senhoras rotarianas. O projeto foi feito pela assistente social Dalva Day, intitulado “ABLUDEF 20 anos de conquistas pelos PPDS”, alusivo aos 20 anos que a entidade estará completando no dia 28 de maio.

28/04/2008

* 2008 - PASSEIO A ILHA DO MEL – PARANAGUÁ – CURITIBA

SÁBADO: 26.04.2008

05:00 – saída de Blumenau

Saímos de Blumenau no horário previsto, apesar da rua Ângelo Dias estar fechada por causa do encontro do stammisch que estaria acontecendo em Blumenau no sábado. Fomos até Garuva, onde encontramos o guia da viagem o senhor José, este foi nos relatando a história do litoral paranaense. O Litoral do Paraná é considerado o segundo menor do Brasil com 98 km², só superando o litoral do Piauí que tem 67 km². Fizemos a travessia do mar até a ilha do MEL.

09:30 – chegada Pontal do Sul e travessia Ilha do Mel

Chegamos ao PORTAL DO PARANÁ, colocaram uma pulseira em cada membro do grupo,todo visitante deve usar, e somente 5.000 mil turistas podem visitar a ILHA DO MEL por ano. 95% é área de prevenção SANTUÁRIO ECOLOGICO, seu fundador foi o alemão MEHL, esse por sua vez cobrava pedágio ou taxa para às embarcações que iam ao porto Antônina. A ILHA DO MEL era um ponto de quarentena para os escravos vindo para o Brasil,eram tratados com MEL e LIMÂO para curar das gripes e ir para o continente. Hoje a ilha é administrada pelo INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ - IAP . A ILHA DO MEL não é um BALNEÁRIO é uma área de conservação da natureza, ela é tombada como patrimônio histórico e natural.É uma formação geológica localizada no litoral do Paraná e possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público.

10:00 – chegada e visita ao Farol das Conchas

12:00 – almoço no restaurante do David

13:30 – saída para Fortaleza de N.Sra. dos Prazeres

15:00 – visita à Fortaleza de N.Sra. dos Prazeres

16:00 – saída para Paranaguá e chegada prevista 18:00

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná ,significa grande mar aberto. Foi fundada em 1648, tem hoje aproximadamente 150 mil habitantes. Os nativos de Paranaguá são conhecidos como "PARNANGUARA" . Está a 6 metros do nível do mar. A 1ª igreja em solo paranaense conta de 1578, IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. A RUA DA PRAIA é a rua mais antiga de Paranaguá.

18:00 – deslocamento ao hotel

20:30 – jantar no restaurante do hotel

21:30 – breve caminhada Rua do Cais

DOMINGO: 27.04.2008

7:30 – café da manhã e liberação dos apartamentos

8:30 – saída para passeios em Paranaguá

Assistimos um vídeo no porto de Paranaguá, considerado o 2º PORTO NACIONAL e o 6º PORTO DO MUNDO, e maior PORTO NEGREIRO.
O porto de Paranaguá chama-se PORTO D.PEDRO II, tem de 8m a 14 metros de profundidade. Dá para 15 navios.Tem calpões com capacidade de 30 toneladas, 4 armazem de madeira mais 4 de farelos. CILOS com capacidade de 100 mil toneladas. 4 armazem com soja. O PORTO DE PARANAGUÁ é o único porto administrado pelo setor público.Os portos de Paranaguá e Antônina só a administração é conjunta os portos são separados.

HISTÓRIA DO PORTO DE PARANAGUÁ: O Porto de Paranaguá é um grande terminal de cereais, considerado o maior porto exportador de grãos do Brasil. Situado no interior da baía de Paranaguá, sua influência estende-se a uma vasta região do Brasil, e é um porto escoador dos Países do Mercosul, Empresas internacionais, etc.Foi inaugurado em 1935. Sua existência até os dias de hoje está ligado aos cinco ciclos: ciclo do ouro, da erva-mate, da madeira, do café, e da diversificação, quando seu movimento passou a ser de exportação de milho, soja, farelo, algodão, óleos vegetais, etc. A visitação se faz mediante autorização da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA. O Porto D. Pedro II, principal escoador de grãos e carga em geral do sul do Brasil e do Mercosul, absorve grande parte da mão-de-obra disponível, mas é intenção do prefeito diversificar as atividades desenvolvidas no município, sem esquecer os projetos de responsabilidade exclusiva do poder público, como educação, saúde e ação social.

12:00 – almoço no restaurante Danúbio Azul

13:30 – saída para estação ferroviária

14:00 – passeio de trem de Paranaguá a Curitiba

PASSEIO DE TREM:

Começamos pela estação Ferroviária de Paranaguá - depois passamos no município de ALEXANDRA e levamos 1h30 min até MORRETES (40km), depois fomos rumo a CURITIBA (70km) perfazendo um total de 4hs e 30 minutos de viagem. Em MORRETES estávamos a 10 metros em relação ao mar, até CURITIBA chegamos a 905 metros em relação ao mar.

A estrada de ferro foi construída em 1880, levaram 5 anos a sua construção (1885), andamos de trem dentro da mata Atlântica, passamos por vários túneis e pontes centenárias.

HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO - Possui 14 túneis escavados na rocha, 41 pontes e viadutos em dimensões colossais, utilizando estrutura metálica. O maior VÃO vencido esta localizada na ponte São João, cujo comprimento é de 113m sobre o rio do mesmo nome. A ponte conta com 4 vãos, sendo que o vão médio tem altura de 58m. O Viaduto Carvalho, construído com grande tenacidade, esta a mais de 900m de altura, usando como suporte muros de ate 100m de altura fazendo uma curva de 45 graus no trecho conhecido como CURVA DO DIABO. O maior túnel da Serra do Mar é o de ROÇA NOVA, com 457m de extensão, na altitude de 905m. O magnífico panorama do contrafortes da Serra do Mar com paisagens como a cachoeira “Véu da Noiva” e o Santuário de “Nossa Senhora do Cadeado”, aliado à técnica do arrojado traçado da estrada, continuam sendo uma atração emocionante mesmo depois de um século .

19:00 – chegada em Curitiba e retorno a Blumenau

23:00 – chegada prevista em Blumenau.

25/04/2008

* 2008 - IIº JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE EM BLUMENAU

Na abertura dos IIº JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE, o idoso Srº Alvino Willi Schlinting do GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF levou a placa com o nome "dominó", como representante dos idosos do grupo.
No dia 23 de abril realizou-se o IIº JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE, nos seguintes locais: Fundação Pró-família, Parque Ramiro Rüediger, Sociedade Recreativa e Desportiva Vasto Verde e setor 2 do Parque Vila Germânica. Estiveram representando a ABLUDEF, junto com os idosos, Mariana (Terapeuta Ocupacional), Tânia Regina Moraes e Dalva Day (assistentes sociais), conferiram o prazer da ginástica no parque Ramiro Rüediger. Houve disputas em 7 modalidades: bocha e bolão (Vasto Verde), canastra e dominó (Parque Vila Germânica setor 2), atletismo (Parque Ramiro Rüediger), dança de salão (Fundação Pró-família) e peteca (Parque Ramiro Rüediger).
Participaram 10 idosos da ABLUDEF, representando o GRUPO DA MELHOR IDADE , na disputa de dominó.
Cerca de mil idosos dos diversos grupos, pólos e autônomos de Blumenau, participaram esse ano dos jogos, tornando um grande sucesso.
O evento foi promovido pela Fundação Pró-Família, através do Centro de Referência em Atenção ao Idoso – Programa Pró-Idoso, com apoio da Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Educação, e Sociedade Recreativa e Desportiva Vasto Verde.
Confira abaixo a colocação nas sete modalidades:
Fotos e texto: Dalva Day

21/04/2008

* 2008 - MUSEU DE ECOLOGIA FRITZ MÜLLER

Cientista Johann Friedrich Theodor Muller ou simplesmente Fritz Muller nasceu em Windischholzhausen, uma pequena aldeia de Turíngia, próxima a Erfurt, na Alemanha, em 31/03/1822 e veio a falecer em 21/05/1897, com 75 anos em Blumenau.
Naturalista reconhecido nacional e internacionalmente por sua obra cientifica.Tornou-se Doutor em Filosofia, cursou Medicina , porém não chegou a receber o título por não concordar com o juramento religioso.
O museu Fritz Müller foi fundado pelo então prefeito Alberto Stein, através da Lei Municipal nº 9 em 17 de junho de 1936. Verifiquei junto ao museu que existe rampa de acesso para PPDs, e um banheiro adaptado, dando acessibilidade para as pessoas com deficiência física ao museu Fritz Müller.
O museu está dividido em seis salas expositivas:
SALA FRITZ MÜLLER: Abriga o acervo histórico, destacando-se o relógio, retratos, moveis e microscópio, pertencentes ao sábio e adquiridos de parentes entre o ano de 1938 e 1941.
SALA CHARLES DARWIN: peças zoológicas divididas em vitrines de acordo com suas características: fósseis, animais conservados em meio líquido, insetário, peles e ossos de animais típicos da Mata Atlântica, além de exemplares de rochas de todo Brasil.
SALA ERNST HAECKEL: observam-se quadros com resumos, em ordem cronológica, dos principais trabalhos desenvolvidos por Fritz Müller.

SALA HUGO GENSCHE: os utensílios indígenas da tribo Xokleng.

SALA AUGUSTO RUSCHI: ambiente que possui terrários e aquários compondo vitrines, com o objetivo de reproduzir alguns dos ecossistemas de Santa Catarina.
SALA EURICO SANTOS: animais expostos representam a fauna da Mata Atlântica no período da colonização.
BIBLIOTECA: é composta por 3000 livros, 66 títulos de periódicos , recortes de jornais de notícias ambientais locais e cartazes didáticos, 4000 fotografias. Possui um acervo audiovisual formado por 3200 slides, 60 fitas de vídeo e CDs.
JARDIM: Além de todo o espaço interno, o museu conta com uma área de 7200m² que abriga exemplares de diversas espécies, focos do estudo de Fritz Muller, como lantanas, embaúbas, bananeiras, bromélias e orquídeas.

20/04/2008

* 2008 - Associação METAJUHA

Associação de moradores das Ruas Emilio Tallmann, Júlio Heiden e arredores da Associação Artex (METAJUHA)
Sábado dia 19 de abril de 2008, foi reinaugurada a sede da Associação de Moradores das Ruas Emilio Tallmann, Júlio Heiden e Arredores da Associação Artex (METAJUHA). Local antiga JUAL na Rua Hermann Wendeburg,370 – Bairro Progresso – Blumenau.
Prestigiaram o evento: o Prefeito João Paulo Kleinubing, o Presidente da Câmara de vereadores José Luiz Gaspar Clerici, e o Vereador Vanderlei de Oliveira.
O prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing, o presidente da Câmara de vereadores José Luiz Gaspar Clerici e o presidente da METAJUHA Vandré Koepsel juntos cortaram a fita da reinauguração da cancha de bocha, e ampliação da sede a comunidade.
A subvenção de 5 mil reais, foi indicação do vereador José Luiz Gaspar Clerici, acatadas pelos demais vereadores, e prefeito.

* 2008 - ADEFI - Associação de Deficiêntes Físicos de Indaial

Estiveram visitando a ABLUDEF (Associação Blumenauense de Deficiêntes Físicos) no dia 12 de abril, na reunião socializadora a assistente social Débora e o tesoureiro da ADEFI (Associação de Deficiêntes Físicos de Indaial),para retribuir a gentileza da presidenta Maria Helena Mabba, pela visita sua na associação de Indaial, no dia 05 de abril .

17/04/2008

* 2008 - SONHO REALIZADO

Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (IBGE), 25 milhões de brasileiros, 14,5 % da população, têm algum tipo de deficiência. São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados seus direitos mais básicos: de ir e vir, de estudar, ao lazer.
Gilmar mostrou que devemos ter um objetivo na vida e lutar por ele. Nasceu com deficiência e hoje aos 36 anos realizou um grande sonho que é ter casa própria. Recebeu da prefeitura sua casa de 42 m², adaptada e por vários anos irá pagar uma mensalidade.
Outro sonho é ter sua idependência, ou melhor seu direito de IR e VIR, também neste mês de abril quase simultaneamente teve acesso ao transporte adaptado.Blumenau esta renovando sua frota de onibus adaptados, recebemos 10 onibus de um montante de 49 onibus que estão tornando a vida dos deficientes mais produtivas. Dando acesso ao mercado de trabalho, a educação e ao lazer, fazendo com que sejam pessoas com independência, não sendo prisioneiros em seus lares por falta de acessibilidade.Gilmar deu uma grande lição de vida e todos os amigos seus , tanto do grupo do CEJA (alfabetização) quanto dos colegas da oficina de fraldas da ABLUDEF, onde é voluntário parabenizam pela sua coragem, pois no dia seguinte que os onibus estavam trafegando nas ruas da cidade ele foi para o ponto de onibus e veio sozinho de sua residência até a entidade onde participou da reunião socializadora.

12/04/2008

* 2008 - SABADO SOLIDARIO NO BIG

A ABLUDEF participou no dia 5 de abril do sábado solidário, campanha realizada pelo Hipermercado BIG.
Estiveram representando a entidade os seguintes associados:
Eliane K. de Miranda,
Ana Elisa Sardagna,
Mirian Rocio do Aguiar,
Luiz Fernando Alves de Medeiros,
Alairton José Cristóvão.
Desta parceria a ABLUDEF recebeu um montante de mais de 500 kilos de alimentos. Será encaminhado para associados em vulnerabilidade social, após avaliação feita pela assistente social Dalva Day.
Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF, juntamente com a assistente social Dalva Day, estiveram no dia 7 de abril no hipermercado BIG para receber das mãos do gerente e da assistente social os 500 kilos de alimentos, doados pela comunidade no sábado enquanto faziam suas compras .
Foto nº 1 de Jean C. Oecksler do site: Blumenauonline.com.br /Fotos do arquivo: Dalva e Adalberto Day

* 2008 - Entrega de onibus adaptados a comunidade

O prefeito de Blumenau João Paulo K. Kleinubing, o presidente da SETERB Rudolfo e diversas autoridades estiveram na Vila Germânica, para entregar a comunidade 10 ônibus adaptados.
Associados, profissionais junto com a presidenta Maria Helena Mabba da ong ABLUDEF estiveram presentes no ato de entrega dos 10 primeiros ônibus adaptados, que estarão a partir de 2ª feira transitando pelas ruas de Blumenau. São os primeiros ônibus de um montante de 49 unidades.
O senhor André (instrutor) da empresa de ônibus da Nossa Senhora da Glória, explicou o funcionamento dos elevadores que estarão dando a comunidade de pessoas com deficiência a acessibilidade no transporte.
Renata Bieging foi a primeira cadeirante a utilizar um dos 10 ônibus adaptados que estarão transitando em Blumenau a partir do dia 14 de abril de 2008.Renata emocionada falou que desde que foi amputada não saía mais de casa de ônibus, devido as dificuldades. “Pago R$ 50,00 reais de táxi cada vez que tenho que fazer uma consulta, ou ir as aulas de TEAR que faço toda 6ª feira na entidade (ABLUDEF). A partir da semana que vem já começo a ter mais independência, pois não posso depender de terceiros para continuar minha vida”.
Alairton associado da ABLUDEF, desde aos 19 anos amputado, por acidente de moto, acredita que esses ônibus não serão apenas para facilitar a vida do deficiente físico, mas sim de toda Blumenau. Têm poucos deficientes que tem carro adaptados, e como Blumenau não tem estrutura para receber mais carros particulares, devemos ter acessibilidade para que todos possam estar transitando na cidade. Também ressalta que como participa do esporte “Basquete na cadeira de rodas” e é um dos representante de Blumenau no Parajasc, necessita dessa autonomia do IR e Vir, não sendo um eterno dependente.

Maria Helena é presidenta da ABLUDEF, onde estão cadastrados 1830 pessoas com deficiência. Comentou que essa conquista não é só para a ABLUDEF onde é presidenta mas também de toda a comunidade, pois também é presidente da CODEPA, onde abrange 14 ongs. Além de dar oportunidade as pessoas de poder voltar a sua vida independente , tanto na área de lazer, mercado de trabalho, educação. Faz com que as pessoas não fiquem isoladas do seu meio, por falta de acessibilidade, também devemos pensar nas calçadas, para que o transporte contemple todos os bairros da cidade.

Eliane agradeceu emocionada, pois seu maior sonho é poder trabalhar, poder freqüentar uma faculdade. Desde os 19 anos é amputada, construiu uma família, teve filhos gêmeos, atualmente com 15 anos. Acalentava a vontade de trabalhar, para ajudar seu marido na manutenção do seu lar. Essa semana completou 20 anos de casamento e disse que o transporte foi seu maior presente de casamento, além dos filhos e esposo.

Maria Helena recebeu das mãos do prefeito João Paulo K.Kleinubing a planilha dos horários da linha de ônibus adaptados.

Maria Helena deu diversas entrevistas a rádios e tvs do município onde colocou sua satisfação de mais uma conquista da ABLUDEF junto ao poder público. Disse que essa luta é constante, agradeceu sua equipe de profissionais, seus associados e as autoridades, pois sem essa parceria não há conquistas.

Foi feito um trajeto desde a Vila Germânica até a Empresa de ônibus Nossa Senhora da Glória, com os 10 onibus, que foram entregue a comunidade de Blumenau.
Maria Helena finalizou a visita dando uma explicação aos futuros motoristas e cobradores dos ônibus especiais, disse que para eles que "olhassem com carinho para eles, pois são pessoas que tem dificuldade de entrar nos ônibus e precisam de um tempo para chegar até aos assentos, para que não tocassem os ônibus enquanto as PPDs estivessem ainda de pé dentro dos mesmos”. Também convidou os profissionais para conhecer a entidade e ver seu público alvo.

07/04/2008

* 2008 - Espaço da Cultura Popular

A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day, prestigiaram a exposição realizada no mês de março na Fundação Cultural de Blumenau na rua XV de novembro, 161, “cultivando ovos decorativos” de Nani (Pomerode), Kika,Márcia e Fé (Blumenau) e Sissa (Timbó) e “ A Arte do Cristal” – Adriana Ferreira Fernandes Etur, Elias Anaor Etur, Luciano José Ferreira e Cristais Hering. A Exposição começou no dia 13 de março e terá termino em 08 de junho de 2008.

05/04/2008

* 2008 - INAUGURAÇÃO DA PISCINA DE HIDROGINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE

A piscina do Centro de Referência em Atenção ao Idoso Programa Pró-Idoso foi inaugurada nesta sexta, dia 04 de abril, as 10hs. Estiveram presente o prefeito João Paulo Karan Kleinübing, acompanhado do presidente da Fundação Pró-Família, Mário Hildebrandt.
A piscina para a prática de hidroginástica do Centro de Referência em Atenção ao Idoso- Programa Pró-Idoso, está localizada na rua Itapiranga, 368, bairro da Velha, no antigo prédio da Pro-família, hoje Centro de Referencia em Atenção ao Idoso.
A piscina, construída em vinil com cobertura translúcida para aproveitamento da iluminação natural foi projetada para aulas com turmas de 20 alunos. Possui rampas de acesso, revestimentos antiderrapantes como forma de evitar acidentes e é aquecida para o uso durante todo o ano, para a terceira idade. Nos próximos dias, profissionais do Centro estarão realizando levantamento dos idosos que terão prioridade na prática de hidroginástica e definindo os horários das aulas. A inauguração da piscina consolida uma política de governo voltada a terceira idade além de promover a integração do idoso na sociedade com atividades que lhe trazem qualidade de vida, reduzindo os risco de doenças e o consumo de medicamentos através de orientação e acompanhamento dos médicos, terapeuta ocupacional. O centro está de portas aberta para receber a geração de idosos que Blumenau atualmente contabiliza através do ultimo censo que é de 22.800 idosos. A assistente social da ABLUDEF Dalva Day esteve presente na inauguração, representando os mais de 300 idosos cadastrados na entidade, também contou com a rainha da Melhor Idade da ABLUDEF a senhora Braulina Borba, e as associadas representantes do Grupo Melhor Idade as senhoras Dolores Boehmer, Maria Joaquina Ribeiro e a senhora Norma Prudêncio .
Na oportunidade o prefeito fez o repasse de uma carro para a pró-família, para facilitar os profissionais no atendimentos aos diversos núcleos de grupos de mães,para entrega de materiais para confecções de artesanatos.

Sede do Centro de Referência em Atenção ao Idoso Programa Pró-Idoso na rua Itapiranga, 368, bairro da Velha, no antigo prédio da Pro-família.

03/04/2008

* 2008 - CRAS DO BAIRRO GARCIA

A Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, inaugurou às 16h:30min o segundo CRAS de Blumenau. O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social do Garcia, foi instalado no Centro Social Urbano do Garcia Hercilio Deeke - sito a Rua da Glória,459.
O Município investiu recursos da ordem de R$50 mil na reforma das instalações do novo CRAS que contará com recepção, salas de atendimento individual garantindo a privacidade das famílias.
O CRAS constitui uma unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
A previsão é de 800 familias a serem atendidas pelos diversos programas municipais. Atualmente os programas que serão executados no CRAS são: Pró-Renda – transferência de renda, Casa de Brincar, Grupos de Geração de Renda, Grupos de Convivência, atendimento sócio-assistencial individual e atendimento psico-social, todos esses serviços são oferecidos dentro do programa PAIF – Programa de Atenção Integral a Família, que realiza um diagnóstico da situação familiar e de seu contexto comunitário, organizando e coordenando a rede de serviços sócio assistenciais, e buscando ainda integração com outras políticas públicas.
A equipe profissional do CRAS, será inicialmente de assistentes sociais, psicólogos, coordenador, auxiliar administrativo e educador social.

* 2008 - SEMINÁRIO SOBRE O SUAS

Coordenadora: Lilian da Costa e Palestrante: Edvaldo Roberto de Oliveira.

A Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente em parceria com a Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo- APEB realizaram no dia 03 de abril a partir das 8:00 horas da manhã. O seminário foi realizado no auditório do Bloco J da FURB- Universidade Regional de Blumenau para os profissionais da área social.

Das 8:00 horas às 12:00 horas o seminário abordou o SUAS ( Sistema único de Assistência Social ) e conceitos básicos e SUAS: uma expressão atual da dimensão da ética do cuidado. Na parte da tarde , das 14h às 17h30min, foram realizadas palestras sobre o tema “O processo de cuidar de famílias em vulnerabilidade social” e “Os três componentes; a família, a relação e o cuidador”. O palestrante do seminário foi Edvaldo Roberto de Oliveira, assistente social e especialista em gestão social no Rio de Janeiro, consultor em Desenvolvimento Organizacional do SUAS .

As assistentes sociais da ABLUDEF, a senhora Dalva Day e a senhorita Tânia Regina Moraes estiveram presentes ao seminário pois atuam com famílias de pessoas com deficiência físicas, dos 1830 associados, 700 são diretamente atendidos nos diversos programas da instituição.Estiveram presente ao seminário 107 profissionais.

* 2008 - ASSINATURA DA DOCUMENTAÇÃO DA CASA PRÓPRIA DO ASSOCIADO GILMAR GONÇALVES

Foto Marcelo Martins
Chegou o grande dia, paras as 16 familias em situação de vulnerabilidade social, foram convidados a participar da reunião na secretaria de habitação,para assinar os documentos para se tornarem donos de sua casa própria.
Uma parceria entre a Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação e a Caixa Econômica Federal, possibilitou a realização desse sonho para essas familias, cinco casas foram destinadas a pessoas com deficiência fisicas, mentais e visuais. Somente duas das casas com 42m², receberam adaptações de acordo com as normas da ABNT, por serem cadeirantes e necessitarem de rampa de acesso. As residências possuem entradas com aberturas e barras que facilitam a locomoção.
As outras residências, com 36m², são padronizadas e possuem dois dormitórios, banheiro, área de serviço, sala e cozinha integradas.
Gilmar Gonçalves, associado da ABLUDEF, comentou que sofreu muito durante o ano de 2007 com ansiedade ao ver o seu sonho da casa própria, caminhar lentamente.A terapeuta ocupacional da ABLUDEF, senhora Mariana Nicoletti Cenci esteve presente na reunião.
As 16 casas estão situada no Loteamento Libertadores rua Radialista Rodolfo Sestren, bairro Itoupavazinha.
A comunidade recebeu convite para a inauguração e a entrega das chaves para as 16 familias, marcada para o próximo sabádo dia 05/04/2008 as 16 horas. As famílias poderão fazer a ocupação do imovél imediatamente pois ja estão em condições de moradia, com sistema de água tratada, energia elétrica e implantação de esgoto.
Para receber o benefício, todas as famílias passaram pela avaliação e o cadastramento socioeconômico junto a Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação. Os cadastros foram analisados pelas assistentes sociais da secretaria que selecionaram e aprovaram os de acordo com a vulnerabilidade social das famílias.
Ao todo, 76 pessoas, entre jovens, adultos e crianças estão sendo beneficiados com a casa própria. Os investimentos, que somam aproximadamente R$ 340 mil, são provenientes do Fundo Municipal de Habitação, da Prefeitura e do Programa Resolução 460- FGTS, da Caixa Econômica Federal. (Repórter: Julia Voigt )

* 2008 - SECRETARIA DA CULTURA

No dia 31 de março de 2008, foi realizado uma reunião para planejar a participação da ABLUDEF no CIRCO ACÚSTICO, a se realizar no dia 31 de maio na Fundação Cultural de Blumenau. Participaram: Maria Helena Mabba, presidente da ABLUDEF, assistente social Dalva Day a convite dos senhores Luciano, Nico e Anko.O Projeto é baseado nos passos do Circo Voador, sucesso revolucionário dos anos 80 no Rio de Janeiro. O Circo Acústico é realizado uma vez por mês, aos sábados conforme agenda pré - estabelecida para o ano de 2008. Esse evento é realizado no pátio da Fundação Cultural de Blumenau com os grupos musicais da cidade e grupos circenses. Na oportunidade foi agendada uma festa alusiva aos 20 anos da ABLUDEF, a realizar-se no dia 28 de maio a partir das 14 horas.
A Fundação Cultural de Blumenau está localizada no seguinte endereço: Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Blumenau / SC CEP 890100 001(47) 3326 6871 – Recepção no antigo prédio da prefeitura.
Related Posts with Thumbnails