23/07/2009

* 2009 - Palestra de MOTIVAÇÃO no SESI ESCOLA

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e a assistente social Tânia Regina Moraes foram convidas a palestrar na sala de aula do sesi-escola, para alunos especiais e familiares, no dia 17 de julho .
Maria Helena citou vários provérbios de auto estima, enquanto a interprete de libras transmitia aos alunos com deficiência auditivas. Mostrou a eles que por experiência própria deve ir a luta, não podem deixar que outros impeçam deles tentar alcançar seus objetivos. Todos, independentes de serem ou não deficientes tem várias barreiras para transpor durante sua vida , só dependem da força de vontade. Como citou num dos provérbios :
Se a oportunidade não bate, construa uma porta. “ (Milton Berle)
“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” ( Pablo Picasso )

Maria Helena Mabba mostrou a eles sua própria luta, e acrescentou que todos podem e devem construir seu futuro. Deu seu testemunho , fez concurso público, muito antes de ter as “cotas” onde existe vagas para pessoas com deficiências. Atualmente é servidora pública e voluntária como presidente de uma ONG - ABLUDEF, com mais de 1800 associados e presidenta da CODEPA que abrange 14 entidades e patologias no município de Blumenau. Exemplos existem de sucessos, basta a família ajudá-los a transpor ás barreiras e a sociedade acreditar neles.
A assistente social Tânia apresentou dados referente ao Mercado de Trabalho, falou o quanto é importante estar estudando, se profissionalizando, pois vagas existem mas poucos tem condições de estar acessando esse direito de trabalhar dignamente.

Dados: IBGE

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails