24/07/2009

* 2009 - TV GALEGA NA ABLUDEF

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF, sempre atenta as necessidades dos associados, recebeu a TV GALEGA, para uma reportagem sobre mercado de trabalho para o deficiênte físico, na tarde do dia 21 de julho. As empresas de Blumenau, tem nos enviados via email, listagem de empregos onde podemos colocar nosso associados. Como assistentes sociais representando a entidade Tânia Regina Moraes e Dalva Day, analizam os curriculum dos asssociados para que os mesmos não sejam apenas colocados para preencher “cotas”, mas que possam estar produzindo juntos com os demais funcionários. Também fizemos visitas as empresas para ver a situação de “acessibilidades” e de “convivio” entre funcionários, colegas e gerencia em relação aos deficientes. Maria Helena Mabba indicou uma associada para ser entrevistada, essa moça tem capacidade intelectual, mas pouca mobilidade para o trabalho. Seu perfil seria mais para atendimentos de telefone, onde não requer muita movimentação.
Temos muitos parceiros na cidade de Blumenau, para que os nossos associados que por muitas vezes não tiveram condições de acesso na educação escolar, ou na área digital tenham seu espaço agora, possibilitando recuperar e poder competir de igual para igual. Um dos parceiros que a instituição tem é a empresa BLUSOFT com o projeto ENTRA 21, onde teremos a primeira turma de dormados a partir de setembro de 2009. Na ABLUDEF temos o projeto de Fraldas Geriatrica, para pessoas acamadas ou que utilizam fraldas. Esse projeto é financiado pelo poder público através de projetos e executado pela entidade com auxilio de voluntários e associados. A demanda atual é de 200 associados que necessitam de fraldas na faixa de idade de criança a idosos.

Temos na entidade o curso de informática básica, administrado pelo instrutor profº Jorge. São administrados cursos para os associados terem uma noção básica do uso do computador. São aulas dadas semanalmente as 2ª,4ª e 6ª feiras no período vespertino e matutino. Outra parceria são os cursos administrados pelo Instituto Casa Brasil, totalmente gratuito para a comunidade do Garcia. Localiza-se no prédio ao lado do Distrito Garcia.

Para os associados que estão a espera de 01 vaga nas empresas, ou que já estão aposentados, a ABLUDEF disponibiliza vários grupos de artesanato, onde o associado faz trabalhos diversos de artesanato e com isso possam estar contribuindo na renda familiar. No Grupo Arco Iris, as 3ª feiras são administrados vários cursos, em parcertia com a COOPER que cede professora de artesanato, material e lanches para os associados. Dia 11 de agosto teremos o curso de flores com meia de seda. Já foi administrado no ano de 2009, curso de capitonê (almofadas), material de limpeza e higiene, flôres de E.V.A. onde muitas associadas se identificaram e hoje fazem lindas flores. A coordenadora do Grupo Dalva Day assistente social, coloca aos associados que não trabalhamos por produção, todos poderão fazer respeitando suas limitações. A artesã Beralice Lazarins voluntariamente ensina nas 6ª feiras no espaço da ABLUDEF curso de tear, temos atualmente 7 associados fazendo cachecois,tapetes, todos os trabalhos são vendidos nas feiras de Blumenau.

Nas 5ª feiras temos o grupo de artesanatos em jornais, ou seja trabalhos realizados com jornais e revistas. O associado Ilson Carlos Borges ensina ao grupo técnicas de fabricação de vasos, enfeites para casa, com materiais de folha de jornais ou revistas.

Nossos associados tem potencial, devemos colocar nos locais onde cada um se identifique. Devido ao grande números de pessoas que se acidentam no trânsito (carros e motos), temos jovens que poderiam estar trabalhando, estudando estão hoje a procura de colocação onde possam estar se reabilitando. São pessoas que a sociedade terá que estar incluindos neste mercado diferenciado, mas teremos que se agilizar e ter a sensibilidade de estar a frente e não esperando que o poder público ou empresário façam sua parte. Venham conhecer nosso trabalho, e seja um voluntário, sua esperiência ajudará alguém a mudar sua vida.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails