Dia
do Supermercado é comemorado em 12 de novembro. O supermercado é algo tão
popular atualmente que a maior parte das pessoas não imagina que se trata de um
tipo de venda no varejo que tem pouco mais de 80 anos. Antes disso, havia as
vendas e os armazéns, onde o cliente pedia no balcão e era atendido por um
atendente.
O processo era, muitas vezes, demorado, pois o cliente precisava
esperar no balcão para continuar sua lista de compras, além do que o lucro dos
alimentos do dono do armazém também precisava cobrir a mão de obra dos
atendentes e isso fazia com que o preço dos alimentos fosse um pouco mais alto.
O titular da venda no varejo da forma como se trabalha atualmente em
supermercados foi King Cullen, um norte-americano que, em 1930, inaugurou o
primeiro supermercado na história: comprou um galpão industrial, adaptou o
local para vender alimentos e simplesmente deixou que as pessoas se servissem
sozinhas.
Com essa visão do negócio, Cullen precisava de menos da metade da mão
de obra utilizada nos armazéns, mantendo o pessoal de reposição, de limpeza e
do caixa, podendo trabalhar com uma margem de lucro saudável, ao mesmo tempo
que oferecia produtos mais baratos. Sua grande estratégia era o preço: os
valores cobrados eram bem mais baixos que nos armazéns de então, o que começou
a atrair cada vez mais clientes. A estratégia do autoatendimento rendeu frutos.
Em menos de seis anos, Cullen já tinha 16 lojas em todo o Estado de Nova York. A
modalidade se espalhou pelo mundo e, na década de 1950, os supermercados
aportaram no Brasil.
O primeiro supermercado brasileiro foi o Sirva, inaugurado
em 1953 em São Paulo. A partir daí surgiram os hipermercados, uma evolução da
modalidade dos supermercados, que começaram a surgir na década de 1980. Enquanto
o supermercado pode oferecer entre 8 a 10 mil itens, o hipermercado pode chegar
a 50 mil, o que mobilizou também as estratégias de vendas, principalmente com a
evolução tecnológica, que hoje oferece até softwares especiais para organizar
as mercadorias.
A instituição do Dia Nacional do Supermercado . O dia 12 de
novembro marca a instituição da Lei n° 7.208, de 1968, que definiu e
regulamentou a atividade dos supermercados no Brasil. No mesmo ano foi fundada
a Associação Brasileira de Supermercados, a Abras e, de lá para cá, a data
passou a ser motivo de confraternização, sendo marcada como o Dia Nacional do
Supermercado.
O Dia Nacional do Supermercado, além da confraternização entre os
supermercadistas, também marca, anualmente, o jantar, realizado na primeira
semana de novembro, onde a Abras busca estreitar o relacionamento entre os
supermercadistas e onde os empresários trocam ideias sobre suas atividades.
A
comemoração chega a reunir mais de 700 pessoas anualmente, entre
supermercadistas de todos os níveis e executivos das indústrias, seja de
alimentação ou de outros produtos vendidos em super e hipermercados.
http://www.calendariobr.com.br/dia-do-supermercado#.WBaeay0rKG4
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