19/09/2015

* 2015 - HISTORICO DO ROCK RIO DE 1985

1985 NASCE O PRIMEIRO GRANDE FESTIVAL DO BRASIL
O ano era 1985 e o país passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo. Roberto Medina foi o idealizador do 1º ROCK RIO , realizou um dos maiores festivais do mundo. A primeira edição do festival aconteceu na cidade que o batiza, o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá entre 11 e 20 de janeiro de 1985.  Em uma área de 250 mil metros quadrados foi construída a Cidade do Rock, e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento o espaço que recebeu, durante 10 dias, 1.380.000 pessoas.  A estrutura contou com um sistema de som e luz extremamente modernos para época. Aliás, foi no Rock in Rio que uma plateia de um grande show plateia foi iluminada pela primeira vez. O público já era parte do show. No palco passou um verdadeiro “Hall of Fame” da música mundial.
O line-up contou com nomes como Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden.

Isso sem falar em algumas das principais estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho. Todos juntos dão o tom: esse é um festival de todos os estilos.
Aquela edição colecionou momentos históricos. Em uma deles Freddie Mercury (Queen) ficou tão impressionado com o coro espontâneo do público durante o hit “Love Of My Life”, que decidiu reger aquela bonita massa sonora. Não é de admirar que a própria banda tenha citado aquela experiência com um dos mais belos de sua história.
A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais.
 Logo depois do fim do Rock in Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.
 FONTE: 

4 comentários:

Barbara Nimmo disse...

Your blog post on the history of Rock in Rio from 1985 is truly fascinating! It's incredible to see how this iconic event has evolved over the years and left a lasting impact on music history.
can i use my walmart gift card for gas

Ashlee Rolfson disse...

Speaking of evolution, for those who enjoy discovering new music or even attending music festivals, a great way to enhance the experience is by checking out (fashion for women over 50).

Kit Charles disse...

"Kudos to the author for creating such an informative and engaging blog. The content is well-researched and presented in a way that captivates the reader's attention."
https://www.aintpayingfull.com/

Edvin Berg disse...

"I've shared your blog with my colleagues, and the unanimous feedback is that it's a refreshing change from the usual content available online. Your commitment to quality is evident, and it's appreciated by those who seek reliable information."
https://tryvoucher.com/

Related Posts with Thumbnails