04/04/2016

* 2016 - QUAL A COR DE SUA COZINHA DOS SONHOS?



Cada cor transmite um tipo de sensação: cores mais claras remetem à tranquilidade, enquanto tons mais quentes trazem mais alegria ao ambiente. E como saber qual sensação é a melhor para cada cômodo da casa? Para te ajudar a escolher a cor ideal para seu lar, conforme nos orienta a designer de interiores Laura Santos. Se desejarmos  um local mais relaxante e sossegado, a dica é optar por tons claros e neutros. “Estas cores normalmente são menos cansativas e poluem menos o espaço, proporcionando uma sensação de relaxamento e calma”.
A dupla frequente na moda, o preto e o branco também podem ser inseridos à decoração. “Preto e branco garantem equilíbrio. Mas, sempre que usar os tons em casa, procure iluminar bem os cômodos”, alerta a designer.

Para quem prefere locais mais alegres e cheios de vida, pode optar por tons mais fortes e ousar com tons mais escuros. “Eles exprimem personalidade e aconchego aos espaços. Alguns exemplos são o prata, cinza escuro, preto, vermelho, verde musgo, turquesa, amarelo e laranja“, conta a especialista.
Tem que passar a ideia de limpeza. O branco é a cor mais usual. No entanto, cada pessoa reage de forma diferente em contato com determinada tonalidade. Por isso, a dica é: escolha cores que lhe agradam. Na cozinha, o branco predomina
Nas áreas gourmet, o branco ou off-white demonstram higiene. Portanto, aposte nos detalhes coloridos. O vermelho, por exemplo, tornará sua cozinha mais vibrante e cheia de energia. Tons de verde deixam o ambiente acolhedor e os amarelos estimulam o apetite”, diz a designer de interiores. Saiba como ter uma cozinha gourmet chique e seus amigos terão prazer em participar de sua casa.
A cor laranja além de transmitir calor e energia, é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade. Assim, também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite. Como também ativa a vontade de viver, é ótimo para a cozinha. Segundo define Franco, é a cor do intelecto, que, em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. “É bom para usar nas áreas da casa nas quais se quer estimular o diálogo, como as salas de estar, jantar e na cozinha”. Por outro lado, o tom em excesso pode provocar brincadeiras fora de hora e aumento do apetite. A dica do especialista é aplicar a cor em uma única parede, em tons suaves. Laranja A cor da criatividade, além de estimulante, é também visualmente agradável. Representando o elemento fogo, o laranja transmite energia favorável à coragem, ao intelecto e a atividades de criação. O tom é ideal para ambientes sociais da casa, como a  cozinha.

O branco e o verde ajuda na cura, no ambiente caseiro, pode ser usado na  cozinha, pois neutraliza as energias do ambiente.

O branco associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas. O branco, e demais tons claros, pode ser usado em qualquer ambiente da casa. É uma cor neutra que raramente influenciam negativamente uma pessoa. Na cozinha opte por branco na maior parte do ambiente e utilize as cores para dar personalidade e vida ao local. “O branco é importante pois passa a ideia de higiene ao local. Muito importante para uma cozinha”, afirma a designer. As cores mais utilizadas na cozinha são o branco e demais tons claros, isso porque passa mais sensação de limpeza. Além disso, as cores mais claras, aumentam a sensação de amplitude do ambiente. A cor branca simboliza exatamente o estado de tranquilidade, por ser uma cor neutra ela combina com qualquer tipo de decoração. Mas quando a cor é usada em excesso ela pode causar desconforto nos moradores, o ideal é ser usada com outras cores e em ambiente como a cozinhas. No Feng Shui,é muito usada e tem padrão neutro.
“A cor está ligada ao elemento metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois ele representa o infinito e, se uma pessoa passar muito tempo no local, pode ficar uma sensação de frieza, vazio e hostilidade”, afirma o especialista. “Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos e cores quentes”, ensina. Lembre-se que a cor é usada para dar amplitude a ambientes pequenos e apertados e passa a sensação de limpeza. O branco misturado a um tom vivo pode e deve ser usado na cozinha.
As cores neutras estão ligadas à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações. Deixam a cozinha com ar chique e aconchegante.

O Vermelho, no Feng Shui, é uma cor que pode estimular o relacionamento afetivo, o sucesso, a autoestima, a fama e a prosperidade. Está ligada ao elemento fogo e deve ser usada com cuidado, por ser estimulante”, diz o professor. Na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo. Porém, se for usada em demasia, pode provocar brigas, confusões e explosões de humor. Por isso, utilize a tonalidade apenas em detalhes, para trazer glamour e exotismo ao ambiente. O vermelho é a cor da força, da energia e da paixão. Ela transmite vitalidade e calor para os ambientes, além de aumentar a autoestima das pessoas que os frequentam. Por estar ligado ao elemento fogo, acaba por ser uma cor muito estimulante, por isso deve ser usada com cuidado. Para não causar irritação ou nervosismo . As cores berrantes e agressivas podem "chocar" a energia dos ambientes e das pessoas. Cuidado com laranja, vermelho e roxo;, aplique o vermelho em pequenas doses na cozinha.

O Amarelo por lembrar o ouro, a cor representa riqueza. Ela estimula o intelecto, a concentração e a comunicação. Seu uso acelera a energia do ambiente, por isso gera alegria aos que o frequentam. Sua aplicação de forma adequada também aumenta o apetite. É uma cor viva que só atrai boas energias. Para uso correto, coloque-a  na cozinhas e ambientes Gourmet. Por ser a “cor da luz”, deve ser usada em ambientes escuros.

FONTE:
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/saiba-qual-a-cor-ideal-para-cada-comodo-da-casa
http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/esoterico/descubra-a-cor-mais-indicada-para-cada-ambiente-de-sua-casa,320801237df6d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-pintar-a-sua-casa-segundo-a-psicologia-das-cores-480.html
http://caras.uol.com.br/decoracao/decoracao-casa-cor-indicada-cada-ambiente-decorar#.VvnMLuIrLVR
http://revistacasalinda.uol.com.br/dica-do-decorador/a-cor-mais-indicada-para-cada-ambiente/
http://colorchats.benjaminmoore.com
http://www.assimquefaz.com/ver-tutorial/como-escolher-a-cor-para-paredes-da-sala
http://meninadeatitude.com.br/decoracao/qual-a-cor-mais-indicada-para-a-sala-cozinha-quarto-banheiro/
http://www.dicasdemulher.com.br/escolha-a-tinta-certa-para-cada-ambiente-da-casa/
http://www.bolsademulher.com/familia/decore-sua-casa-atraves-das-cores-do-feng-shui
http://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/energia-cores-decorar-casa
http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/esoterico/descubra-a-cor-mais-indicada-para-cada-ambiente-de-sua-casa,320801237df6d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://www.decorfacil.com/modelos-de-lavanderias-e-areas-de-servico-decoradas 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails