09/12/2016

* 2016 - Dia da Criança Especial

No dia 09 de Dezembro comemora-se o Dia da Criança com Necessidades Especiais. A data foi instituída para chamar a atenção para as crianças especiais e ententer o que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida delas e ajudar no desenvolvimento, mesmo com as limitações.
Quando se refere a crianças especiais, fala-se das crianças que nasceram com alguma má formação genética ou que sofreram alguma alteração durante o parto como:
- Microcefalia;
- Paralisia cerebral;
- Cegueira;
- Sindrome de Down.

As crianças especiais têm que ser aceitas na família e na sociedade. A família tem o dever de dar todo o apoio e afeto a elas mesmo que em um primeiro momento não esteja preparada, e ajudar no desenvolvimento social. As escolas devem estar preparadas e habilitadas tanto no espaço, como por exemplo, rampas de acesso, quanto com profissionais aptos para realizar funções específicas com essas crianças.
A Fisioterapia Motora atua no tratamento desses casos com estimulações, colaborando para que a criança alcance a sua independência e conquiste uma melhor qualidade de vida, auto-estima e independência.
O profissional fisioterapeuta vai conquistando aos poucos a confiança da criança, interagindo com ela, que começará a colaborar com o tratamento. Através de movimentos adequados e corretos, o paciente irá atingir o seu desenvolvimento motor normal, conforme o caso.
O trabalho da fisioterapia tem como objetivo desenvolver habilidades, para que melhore a independência funcional nos contextos educacional e social.
http://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/dia-da-crianca-com-necessidades-especiais

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails