24/12/2016

* 2016 - Dia da Missa do Galo

Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.
A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o nome "Missa do Galo" teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.
Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina. O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno. Além da missa do galo, a missa de páscoa também é realizada à meia-noite, uma vez que ambas trazem o sentido de procurar a luz nas trevas, em meio à escuridão. No livro De onde vem as palavras, de Dionísio da Silva, editora A Girafa, a expressão apareceu porque a Missa de Natal termina muito tarde, e “quando as pessoas voltam para casa, os galos já estão cantando”.
Normalmente a missa do Galo é rezada pela própria Santidade, o Papa, no Vaticano, em razão de sua importância para a vida dos católicos e pela quantidade de pessoas que visitam o local nessa época. Podemos assistir a esse evento todos os anos e ao vivo, pois algumas emissoras de televisão fazem a transmissão diretamente da Itália. Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia
http://brasilescola.uol.com.br/natal/missa-galo.htm

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails