13/12/2016

* 2016 - Dia Nacional do Ótico

O Dia do Ótico ou Dia do Óptico é comemorado anualmente em 13 de dezembro no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados para o cuidado e prevenção da visão humana.
No entanto, é importante não confundir a responsabilidades dos óticos com à dos oftalmologistas - médicos que cuidam do globo ócular e demais partes que compõe o sentido visual.
Os óticos tratam dos instrumentos que beneficiam a visão, como óculos, lentes de contato e etc. O dia 13 de dezembro é comemorado o Dia do Ótico por causa de Santa Lúcia de Siracusa, mais conhecida por Santa Luzia, que também celebra o seu dia nesta data.  Santa Luzia é a padroeira católica da visão e foi morte em 13 de dezembro de 304 d.C.
De acordo com a lenda cristã, Santa Luzia teve os seus olhos arrancados por um soldado romano, sob ordens do imperador Diocleciano. Porém, milagrosamente, nasceram dois olhos novos, sádios e ainda mais bonitos em Santa Luzia.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-otico/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails